Moment-Marketing-e-Marketing-de-Conteúdo

Moment Marketing ou Marketing de Momento se refere à ação de comunicar a mensagem certa, ao público certo, no momento certo e no contexto certo.

Basicamente, o Moment Marketing é o que mais se aproxima de todo o conceito de Marketing cross-channel, onde o público-alvo é atingido por todas as formas de comunicação e no momento exato que ele precisa de um produto ou solução.

A ideia em si é estar presente no momento em que o seu consumidor esteja mais propenso a se envolver com a sua marca ou mensagem.

Mas como saber qual o momento certo?

Em um mundo cada vez mais conectado e com a produção de conteúdo em massa não é difícil captar os melhores momentos para fazer inserções e intervenções de marcas em um determinado contexto.

Um exemplo do momento seria se a marca de cerveja Corona resolvesse fazer alguma campanha com os acontecimentos sobre o vírus 2019-nCoV mais conhecido como coronavírus.

A questão do Moment Marketing é tão forte que as buscas e menções da marca dispararam nas redes sociais nos últimos meses. Boa parte dessas buscas se refere a piadas e memes produzidos por vários usuários.

No entanto, para a marca fazer uma ação de momento seria preciso muita cautela e sensibilidade para explorar um assunto tão sério e de preocupação global. Deve ser por isso que seus executivos ainda não se atreveram a criar nada relacionado com a marca.

Casos delicados e sérios como este do coronavírus exigem muito planejamento e bom senso. E muito provavelmente os executivos percebem que este não é um bom momento para tal abordagem (se é que haverá algum momento certo).

Micro-momentos e Moment Marketing

Outro ponto importante sobre o Moment Marketing está relacionado aos momentos-chave, pois é preciso estar sempre atento a estes acontecimentos e principalmente aos micro-momentos os quais veremos mais a seguir.

A verdade é que um não vive sem o outro, pois os micro-momentos são aquelas ocasiões onde os consumidores estão procurando por alguma resposta, procurando soluções ou decidindo algo.

Geralmente esses momentos são acompanhados por um dispositivo que executa tal busca. Os smartphones são os aliados quando as pessoas querem saber, aprender, descobrir, assistir ou comprar algo.

Contudo, as marcas e empresas podem aproveitar os micro-momentos para assim complementarem as ações de Moment Marketing, tendo os seus 4 pilares que são:

  • Quero saber
  • Eu quero ir
  • Quero fazer
  • Eu quero comprar

São esses momentos que geram buscas do tipo:

  • “O que é tal coisa”
  • “Onde ir na minha cidade” (o famoso próximo a mim no celular)
  • “Como fazer x coisa”
  • “Comprar x coisa”

Moment Marketing e Marketing de Conteúdo | Como alinhar essas estratégias

Agora que você já entendeu o conceito de Moment Marketing, vamos ao ponto onde essa abordagem se encontra ou se integra ao Marketing de Conteúdo.

De forma geral, o Moment Marketing só é possível graças à produção de conteúdo consistente e ágil, pois é preciso ter feeling para saber relacionar assuntos e trazê-los para a realidade das marcas.


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Para isso, a empresa ou marca deve ter seus pilares de branding muito bem estruturados para não ocorrer “furos” ou desconexão com o público. Dessa forma, veja a seguir como alinhar o Moment Marketing e as ações de Marketing de Conteúdo.

Esteja por dentro dos trending topics

Trabalhar com Moment Marketing é sempre estar atento ao que está sendo falado e por isso é essencial ficar de olho nos trending topics do momento.

Essa ação não só é essencial como fundamental para entender o que as pessoas estão pesquisando e falando na sua região, país ou até mesmo no mundo.

Use o Google Trends para o Moment Marketing

Uma das ferramentas para explorar tendências e que é uma “mão na roda” para produzir conteúdo com base no Moment Marketing é o Google Trends.

A ferramenta é grátis e pode apresentar tendências de pesquisas por dias, meses, anos e determinadas regiões.

Monitore as redes sociais

As redes sociais são verdadeiros “botecos digitais”, pois nelas se falam de tudo e de todos.

Portanto, esteja sempre atento ao que outras marcas estão falando e principalmente a reação do público. O Twitter é uma ferramenta excelente para isso.

Tenha uma equipe ou conte com uma agência de conteúdo

Deu para notar que o Moment Marketing exige grande capacidade de produção de conteúdo e monitoramento de informações. Por conta disso, é necessário ter uma equipe focada ou até mesmo contar com a mão extra de uma agência de conteúdo.

Entretanto, a equipe ou agência de conteúdo também devem estar muito bem alinhadas com os acontecimentos cotidianos, pois é preciso ter um “radar” certeiro para atingir os assuntos que gerem o famoso buzz marketing.

Como criar abordagens de Moment Marketing mais positivas

Para ter ações certeiras é preciso estar antenado com os principais acontecimentos que podem ser do interesse e giram ao redor do core-business da sua marca ou negócio.

Logo abaixo você pode notar alguns pontos cruciais e abordagens interessantes para suas ações de Moment Marketing. Confira!

As redes sociais são grandes aliadas do Moment Marketing

Mídias sociais são indispensáveis para o Moment Marketing, pois são nelas que os principais assuntos são discutidos e abordados. No entanto, mais uma vez é preciso ter certa cautela ao entrar nos debates mais sensíveis à sociedade.

Muitos assuntos podem gerar debates negativos e tudo isso ser facilmente associado a sua marca. Por isso, sempre monitore o que o público está falando antes de “entrar na roda”.

Saiba tudo sobre o assunto do momento

Para não cometer nenhuma gafe ou “bola fora” é preciso apurar muito um assunto, pois em um ambiente público como a internet, lembre-se que os usuários também estão de olho nos acontecimentos e podem muito bem mostrar outras versões da mesma história.

Neste caso, o trabalho de apuração de informações é imprescindível para conferir sempre credibilidade ao conteúdo divulgado. Tenha em mente que os usuários também são criadores de conteúdo e também podem apresentar fatos ou contraponto às informações.

Pense nas pessoas

O Moment Marketing é praticamente baseado em fatos e acontecimentos que geralmente envolvem pessoas. Por isso, a boa e velha segmentação não pode faltar.

Sendo assim, defina bem quem será impactado por atributos como gênero, idade, localização e interesses. Um parceiro de mídia programática pode ser muito bem vindo para ajudar nessa etapa.

Marketing cross-channel

Os momentos certos tem tudo a ver com os canais onde as mensagens serão distribuídas. E nesse caso, todos os canais podem ser utilizados, oferecendo assim uma abordagem cross-channel ou multitelas.

Isso quer dizer que a sua marca pode apresentar um anúncio no Facebook bem quando um consumidor estiver a 50 km do seu negócio e depois de ver um outdoor.

Sincronia de conteúdo

Para que tudo isso aconteça é preciso haver integração e muita sintonia entre os canais. Somente dessa forma é possível oferecer uma verdadeira experiência multi-channel.


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Novamente, a ajuda de um parceiro de mídia programática e uma agência de conteúdo pode ser indispensável, pois as expertises somadas se tornam grandes diferenciais no momento de planejar e executar as estratégias de Moment Marketing.

Moment Marketing é sobre aproveitar momentos

Trabalhar as necessidades dos clientes já é um clichê no meio do Marketing e por isso cada vez mais surgem ações e estratégias que procuram impactar os consumidores em qualquer lugar e momento.

Com os avanços tecnológicos, essas abordagens se tornam ainda mais próximas, atingindo o potencial cliente onde ele está e no momento em que ele mais está disposto a interagir com a sua empresa. Isto é o Moment Marketing.

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