Plataforma-EaD-Uma-grande-aliada-para-criação-de-cursos

Hoje em dia podemos dizer que a internet possibilita uma série de atividades. Você quer comprar comida, um livro ou um par de tênis? As lojas online espalhadas pela web estão aí para isso.

E se você quer assistir a um filme, uma série de TV ou escutar as músicas da sua banda preferida, a internet já possui serviços de streaming.

Mas e no caso de quem quer estudar, como a web pode ser útil? Nesse caso o Ensino à Distância aparece como uma opção interessante.

A possibilidade do estudante determinar os seus próprios horários de estudo são alguns dos fatores determinantes para que os cursos EaD adquiram cada vez mais popularidade.

Plataforma EaD | Uma grande aliada para criação de cursos

Se o Ensino à Distância é vantajoso para os alunos, eles também trazem uma série de benefícios para quem produz o conteúdo.


Falando em produzir conteúdo, clique aqui e confira 5 dicas rápidas para criar conteúdo com mais rapidez e sem perder a qualidade


Sendo assim, professores, pedagogos, profissionais de recursos humanos e especialistas em determinados assuntos podem criar cursos nesse segmento.

O mercado do EaD é bastante promissor, pois a procura é grande e as plataformas adequadas para a criação desses cursos estão cada vez mais intuitivas e acessíveis.

Levando em consideração a diversidade de mídias que a internet atualmente comporta, tais como vídeos, podcasts e livros digitais, é importante que a plataforma escolhida possa publicar esses formatos.

Com isso, as aulas se tornam mais interativas e dinâmicas, permitindo que os alunos tenham à disposição recursos diferenciados para assimilar as disciplinas, bem como realizar exercícios e provas.

Por isso, se você quer investir no mercado dos cursos à distância, conheça a seguir algumas plataformas EaD que permitirão a realização de um bom trabalho.

1 – Plataforma EAD

Produzida pela empresa Estado Virtual, ela tem aqueles dois requisitos básicos que uma plataforma desse segmento precisa, ou seja, é intuitiva e 100% responsiva.

Essa plataforma também oferece várias facilidades para a inserção de vídeos, comentários e a possibilidade de emitir certificados. A segurança também é outro recurso importante dessa plataforma, impedindo cópias e alterações de resultados.

Além disso, a Plataforma EAD é completamente personalizável, isso confere total autonomia para você dar a cara que o seu curso online acha que deve ter.

Outra característica relevante que a Plataforma EAD permite é a organização. Ela possui recursos que permitem ordenar da melhor forma as disciplinas e os módulos, criando categorias e subcategorias, facilitando a sua usabilidade e também a dos alunos.

Nesse quesito, há também o “portal do aluno”, onde os estudantes estão aptos a verificar estatísticas, cronogramas e outras informações relevantes.

Além do mais, a interatividade é outro ponto forte dessa plataforma, pois ela apresenta um eficiente sistema para a criação de questionários, formulários e conversas, facilitando o contato entre professor e aluno.

É pertinente também salientar a capacidade de integração com alguns módulos de pagamento. Isso facilita, por exemplo, para que o gestor da plataforma tenha total controle acerca das cobranças e pagamentos.

2 – Elore

Apesar de não ser gratuita, é uma plataforma EaD bastante versátil de Ensino à Distância. Ela permite a criação não apenas de cursos, mas também de eventos que podem ser gratuitos ou pagos.

A Elore é uma excelente opção para instituições educacionais, professores e empresas que realizam consultoria. Ela também possui um ambiente altamente responsivo, algo bastante vantajoso em tempos de smartphones e outros dispositivos semelhantes.

Por meio dele você tem a possibilidade de marcar dias de aulas, criar cronogramas bem definidos e estruturar o conteúdo de forma modular.

A Elore também permite a aplicação de avaliações com correção automática. Além disso, o que a torna atraente para os alunos é o fato dela permitir a emissão de certificado no final do curso.

3 – NoChalks 

Ela apresenta um elevado grau de segurança, disponibilizando conteúdo protegido contra downloads e cópia. Ou seja, os conteúdos são disponíveis apenas para quem é cadastrado nela.

A NoChalks também apresenta fácil personalização e é uma boa alternativa para quem quer disponibilizar cursos dos mais variados, bem como treinamentos para funcionários de empresas.

4 – Hotmart 

Além de ser gratuita, é uma das plataformas EaD mais conhecidas no segmento de cursos online. Ela é altamente responsiva e já conta com vários usuários no Brasil inteiro, envolvendo aí alunos e produtores de conteúdo.

Um dos grandes benefícios apresentados por ela é poder contar com o próprio suporte de pagamento, que é o Hotpay. Os pagamentos podem ser efetuados via boleto, assinatura, cartão de crédito ou débito.

O layout é personalizável e tal característica a torna adequada para os mais variados tipos de projetos.

5 – Moodle 

É um das mais antigas plataformas EaD do mercado, sendo bastante utilizada em universidades, escolas e empresas.

O Moodle é gratuito e ainda conta com algumas vantagens, tais como a inserção de aulas em idiomas variados, é responsivo e é um sistema de código aberto, também conhecida como open source.


Já pensou em terceirizar o conteúdo do seu curso EaD? Clique aqui e confira as dicas sobre terceirização de conteúdo


Todos esses fatores e características faz com que a plataforma seja facilmente personalizável e permite que os próprios produtores desenvolvam os seus cursos de acordo com as suas necessidades.

6 – Eadbox 

Essa plataforma EaD permite a transmissão de aulas ao vivo (os famosos webinarios) e também a gamificação, que confere um maior engajamento entre os alunos.

Além disso, a Eadbox permite a emissão de certificados diretamente na plataforma. Atualmente a Eadbox é uma das mais usadas para a criação de cursos EaD.

7 – Samba Play

 É ideal para vender conteúdos online no formato vídeo. Podem ser materiais educativos e até conteúdo de entretenimento.

O Samba Play é uma plataforma EaD completamente responsiva e facilmente personalizável. A Samba Play também permite dividir o conteúdo em categorias, possui processo de cobrança automático e tem conteúdo protegido por criptografia.

Investir em uma plataforma de ensino à distância traz várias vantagens

Não é por acaso que no atual contexto várias instituições de ensino – reconhecidas pela qualidade e seriedade – também investem em cursos na modalidade à distância.

Portanto, se você pretende criar um curso online, além de caprichar no conteúdo a ser transmitido, é bom ter à disposição uma plataforma EaD dotada dos melhores recursos.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.