5-Dicas-rápidas-e-práticas-para-produzir-conteúdo

Para muitas pessoas, escrever e produzir conteúdo não é uma tarefa fácil. Se você acha que está incluído neste grupo, saiba que a capacidade de escrita pode ser desenvolvida com a prática constante.

Para ajudar a exemplificar, trouxemos algumas dicas rápidas para você entender melhor como é possível produzir conteúdo e melhorar a sua produção textual tanto na web como fora dela também. Bom, indo direto ao ponto confira as dicas abaixo!

Inicialmente, não se preocupe com a ordem das ideias  

Aprendemos que toda história tem um começo, meio e fim. De fato, esta ordem confere uma sequência lógica à ideia central da informação, porém o processo de produzir conteúdo textual não precisa necessariamente seguir estas regras, a princípio.

Você pode desenvolver um bom conteúdo, por exemplo, pensando no final da história desde que tenha em mente a ideia central e como irá desenrolar as outras partes da mesma.

Transcreva ideias soltas

Deixa a criatividade fluir e vá transcrevendo suas ideias da maneira que vão surgindo. Escreva tudo que vier na cabeça, mesmo que depois tenha que descartar alguma palavra ou parte do texto.


Já ouviu falar em Dig Deeper? Então clique aqui e entenda mais sobre esse conceito para produzir conteúdo de forma recorrente


Este mero exercício é extremamente importante para estimular a criatividade de maneira geral. Essas ideias soltas devem ir se encaixando como peças de quebra-cabeça, desde que você não fuja da ideia central do assunto a qual está explanando.

Ao produzir conteúdo, mantenha o foco na ideia central

Primeiramente e como já citamos, tenha em mente a ideia central do conteúdo e vá desdobrando-a em pequenos fragmentos como se fossem várias “ideias soltas”.

Em seguida, agrupe as orações e perceba a coerência entre as mesmas. Analise se tudo faz sentido e logo após, “amarre” essas mesmas ideias começando a organizar o texto em uma ordem lógica de fatos.

Com isso, quase que automaticamente o seu texto se converterá em uma história com começo, meio e fim.

Destaque as principais informações

 Ao destacar as informações principais, sugestivamente estamos dando ênfase às ideias centrais do conteúdo. É como uma lista de coisas mais importantes a serem lembradas.


Quer melhorar a sua redação? Clique aqui e veja 10 construções textuais que você deve evitar hoje mesmo


Se possível, sempre enumere-as, pois isto faz com que o leitor consiga memorizar o que foi visto de maneira mais fácil. Se possível, use ferramentas como índices nas postagens para melhorar a experiência do usuário, permitindo que o leitor vá direto ao tópico que mais lhe interessa. É o que estamos fazendo neste texto.

Organize e finalize as ideias

Depois de esgotar a ideia central e elaborar as ideias soltas, organize-as de maneira lógica e dê um sentido lógico às mesmas (por isto que enumerá-las se faz importante).

Vá colocando tudo em seu devido lugar e veja por si mesmo se tudo o que escreveu está coerente. Se tudo estiver OK, finalize a ideia e não deixe dúvidas sobre o conteúdo abordado. A não ser que você queira instigar o leitor para uma eventual continuação…

Produzir conteúdo também exige técnica

Num primeiro momento, parece difícil seguir estes princípios e “regras”, mas com o passar do tempo e prática, este fluxo produtivo acaba por acontecer naturalmente.

Escrever bem e produzir conteúdo são habilidades extremamente apreciadas no mundo profissional. Principalmente na área de comunicação!

Por isso, se você deseja iniciar na área de redação web, vale a pena ficar atento a essas e outras dicas aqui no blog da Verbum Conteúdo.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.