Quadrinhos-Corporativos---Como-sua-marca-pode-se-destacar-com-histórias-divertidas

Quando alguém ouve falar em histórias em quadrinhos, logo vem à mente as aventuras da Liga da Justiça, da Turma da Mônica, Asterix ou Pato Donald. Mas e os Quadrinhos Corporativos, você já ouviu falar?

Hoje em dia muito do que assistimos na TV veio das revistas em quadrinhos. Mas e se eu dissesse para você que além das aventuras espaciais, dos detetives durões e dos animais falantes, essa mídia pode ser de grande ajuda para o seu negócio? Pois então, é para isso que servem os quadrinhos corporativos.

Nesse texto você vai ficar por dentro de como uma das expressões artísticas mais antigas do mundo pode ser utilizada no ambiente do empreendedorismo, divulgando os produtos, serviços e a marca da sua empresa.

Tópicos

O que são Quadrinhos Corporativos?

Os Quadrinhos Corporativos podem também ser chamados de Quadrinhos para Empresas ou até mesmos de HQs para marcas.

Como o próprio nome sugere, eles são mídias (física ou online) utilizadas com propósitos empresariais, seja para divulgar um produto ou até mesmo a marca da organização.

Os quadrinhos, de uma forma geral, são uma arte versátil. Não é à toa que a expressão “entendeu ou quer que eu desenhe?” se tornou tão popular.

O motivo disso é o fato de que as histórias em quadrinhos também podem apresentar um perfil didático. Ou seja, elas utilizam o desenho para transmitir mensagens, inclusive aquelas mensagens voltadas para o segmento empresarial.

Quando surgiram os quadrinhos corporativos?

De acordo com esse artigo, as histórias em quadrinhos para empresas fazem parte das estratégias de algumas corporações há mais de duas décadas. No entanto, é difícil traçar um marco exato que indica quando essa mídia foi utilizada pela primeira vez no ambiente corporativo.

Apesar disso, é possível aferir que ainda na década de 80 um exemplo de quadrinho corporativo eram os anúncios do IUB (Instituto Universal Brasileiro). 

O Instituto divulgava os seus cursos à distância por meio de histórias em quadrinhos. Tais histórias eram espaços publicitários inseridos em revistas de super heróis e da Disney, que aqui no Brasil foram publicadas por um tempo pela editora Abril.

Quais tipos de desenhos podem ser usados nos quadrinhos corporativos?

Os quadrinhos consistem em um formato de mídia bastante versátil, pois eles não se limitam apenas a uma grande história com várias páginas. Em determinados casos, uma única ilustração pode conter sozinha vários elementos narrativos.

Por isso, é comum ouvirmos que “uma imagem vale por mil palavras”. No universo dos quadrinhos há um leque de possibilidades a ser trabalhado. Confira a seguir quais são essas opções.

Charge 

Consiste em um estilo de ilustração que tem o objetivo de satirizar algum acontecimento atual com uma pessoa. Para isso, a charge utiliza uma caricatura.

A palavra “charge” vem do francês e significa “carga”, ou seja, a ideia é permitir que o artista carregue exageradamente nos traços para tornar o desenho mais cômico.

No caso dos quadrinhos para empresas, a charge pode ser uma maneira lúdica e divertida de apresentar uma mascote e inseri-lo em situações cômicas.

Tirinhas 

As tiras em quadrinhos, popularmente conhecidas como “tirinhas”, geralmente são uma narrativa constituída por três quadros.

Ao serem inseridas no segmento da HQ corporativa, as tirinhas podem apresentar a mascote da empresa em situações diferenciadas, seja divulgando a marca ou um novo produto, por exemplo.

Mangás 

Se um dia já caiu nas suas mãos revistas como “Vagabond” e “Neon Genesis Evangelion”, então você se deparou com bons exemplos de mangá, as famosas histórias em quadrinhos japoneses.

Os mangás possuem um traço inconfundível, em que personagens possuem rosto triangular, boca pequena e olhos expressivos. Além disso, os mangás possuem uma outra peculiaridade: são lidos da direita para a esquerda.

A prova de que no Brasil há público para os mangás reside no fato dos eventos realizados sobre esse tema.

Uma empresa que atua na venda de artigos esportivos, por exemplo, pode criar personagens no formato mangá protagonizando histórias de ação.

Graphic Novel 

Em português “graphic novel” significa “romance gráfico”. O nome é apropriado, pois esse formato é exatamente isso: histórias em quadrinhos que possuem características semelhantes aos dos romances literários.

É comum o leitor encontrar em uma Graphic Novel a estrutura da história em capítulos. Além disso, há um maior foco na construção dos personagens. Exemplos não faltam: “From Hell” e “Watchmen”, do Alan Moore e “Preacher”, do Garth Ennis são alguns dos mais notórios.

No caso dos quadrinhos corporativos, uma graphic novel pode ser utilizada com cunho institucional, divulgando, por exemplo, a história da empresa, a missão, os valores e outros aspectos.

Webcomics 

Este é o formato online das histórias em quadrinhos. Hoje em dia existem ferramentas que permitem a publicação online e a visualização das HQs na internet.

O formato CBR ou CBZ é um formato que permite ler quadrinhos online, tanto em desktop quanto em dispositivos móveis como o Kindle.

O formato online é de grande ajuda para os quadrinhos corporativos, pois podem ser lidos em dispositivos bastante populares. E outra vantagem dos webcomics é o seu baixo custo de produção e alto poder de alcance.

Manhwua 

Se o Japão tem os mangás, a Coreia tem os manhwas, porém eles possuem mais semelhanças com as HQs do ocidente. A leitura dos manhwas é realizada da esquerda para a direita e os artistas que produzem tais publicações são chamados de manhwaga.

Normalmente, nos manhwas, os personagens apresentam traços faciais mais exagerados, enquanto o corpo deles adota medidas mais realistas, ainda que muitos dos personagens apresentam porte atlético.

Não existe uma regra determinando se o manhwa deve ser em preto e branco ou colorido. No entanto, a maioria apresenta arte colorida.

Por que usar quadrinhos corporativos nos seus negócios?

Muitos ainda se perguntam ou se mostram resistentes em relação a utilização das histórias em quadrinhos para empresas. De forma geral, as HQ corporativas podem ser grandes diferenciais para uma empresa, além de fortalecer a imagem da marca e aproximar os clientes e consumidores.

A seguir vamos elencar outros pontos que são extremamente relevantes e que valem o investimento nos quadrinhos corporativos. Confira!

Podemos explorar a fantasia 

Dependendo do segmento da empresa, as HQs corporativas podem assumir até mesmo uma narrativa que flerta com o gênero fantástico. Marcas voltadas para o público infantil, por exemplo, podem criar personagens vivendo aventuras.

Usamos o Humor 

As charges e as tirinhas são um terreno fértil para o humor. Nesse caso, uma alternativa é utilizar o Quadrinho Corporativo para a comunicação interna da empresa. Sendo assim, é possível usar essa mídia para trazer informações de um modo lúdico e bem humorado.

Por meio da linguagem bem humorada do gibi para empresas, há a possibilidade de falar sobre temas como sustentabilidade no trabalho, dicas de produtividade e mais uma série de assuntos.

Isso gera melhor engajamento dos funcionários com a empresa, tornando o ambiente mais harmônico e até estimulando a produtividade.

Quadrinhos corporativos geram proximidade 

As histórias em quadrinhos para empresas geram proximidade entre a marca e o público devido ao storytelling. As HQs são mídias que permitem narrar histórias e isso é uma vantagem para estratégias que visam engajar o público.

A narrativa de histórias normalmente tem um apelo emocional e pode ser utilizada para ativar gatilhos mentais. As HQs corporativas, nesse sentido, representam um ótimo recurso.

Quadrinhos corporativos são mais atrativos

A combinação de ilustração e história cria uma narrativa que apresenta um alto nível de atratividade e imersão no leitor.

Muito diferente dos textos isolados ou imagens de anúncios, uma revista em quadrinhos atrai a atenção pelo seu tom cômico e irreverente de transmitir uma ideia ou um conceito.

O que a sua empresa ganha oferecendo quadrinhos corporativos?

Agora falando em ROI (o que mais interessa para as empresas e marcas) vamos mostrar de forma sólida como uma empresa pode obter retorno com o uso dos quadrinhos para marcas.

Quadrinhos corporativos contribuem para o aumento do Share of mind

No segmento de marketing, o share of mind indica o quanto a marca é atuante na mente dos clientes. E os quadrinhos para empresas podem aumentar muito o share of mind da sua marca com a criação de um personagem marcante ou uma história que fique marcada no tempo.

Produzem boa imagem e reputação 

Por meio das histórias em quadrinhos para empresas é possível elaborar mensagens das mais variadas. Conteúdos sustentáveis, materiais institucionais e até divulgação de campanhas beneficentes.

Tudo isso resulta na consolidação de uma boa imagem da sua marca, proporcionando também uma reputação adequada para o seu negócio.

Maior satisfação dos clientes

Os quadrinhos corporativos representam mais uma alternativa de canal de comunicação para as empresas. Por meio deles há a possibilidade de divulgar os mais variados assuntos, de acordo com os propósitos do seu negócio.

Isso resulta em um melhor engajamento com a marca, comunicação mais eficiente e imersiva com os clientes e, consequentemente, mais satisfação deles.

Quadrinhos corporativos transmitem modernidade 

Ainda que a arte dos quadrinhos seja bastante antiga, ela foi se adaptando com o surgimento de novas plataformas. Atualmente existem as webcomics, que são HQs disponíveis para os dispositivos móveis.

A utilização dessas mídias reforça o quanto a sua empresa está antenada com as atuais tecnologias de interação e como a inovação está presente em suas ações.

Quem são os profissionais que produzem quadrinhos corporativos?

Se você está em busca por profissionais ou empresas que produzem Quadrinhos Corporativos, veja a seguir algumas alternativas mais comuns.

Desenhistas

Desenhistas em geral também podem criar histórias em quadrinhos corporativas. Na realidade, todo profissional que cria desenhos pode criar esse tipo de material, pois tudo depende do estilo e técnicas.

Quadrinistas

Esses são os profissionais mais requisitados quando o assunto são histórias em quadrinhos. Eles podem trabalhar de forma independente ou em estúdios especializados.

Ilustradores

São profissionais que atuam de forma independente, muitas vezes em Home Office. Tais profissionais compreendem a dinâmica das histórias em quadrinhos, dominam técnicas de colorização e ferramentas virtuais que auxiliam na produção das obras.

Quais empresas produzem quadrinhos corporativos?

Muitas empresas são dedicadas em criar quadrinhos para marcas. Normalmente são agências criativas no ramo da Publicidade.

Estúdios

Alguns quadrinistas possuem o seu próprio estúdio, que são empresas especializadas na criação desse tipo de produto.

Agências de publicidade 

Elas contam com profissionais aptos para a produção dos gibis para empresas, bem como com equipes que auxiliam na divulgação e na utilização das melhores estratégias para o uso dessa mídia.

Agências de conteúdo 

Elas possuem profissionais e recursos que elaboram um conteúdo adequado para os quadrinhos corporativos, levando em consideração os propósitos e o segmento do seu negócio.

A Verbum Conteúdo é um exemplo disso, pois desenvolvemos todo o projeto de criação das histórias em quadrinhos para marcas e empresas do começo ao fim.

Empresas podem usar os quadrinhos corporativos em sua comunicação

Na realidade qualquer empresa ou marca pode utilizar o poder dos quadrinhos corporativos para impulsionar a comunicação dos seus negócios.

Lojas de varejo

As HQs corporativas, nesse caso, podem abordar histórias protagonizadas por uma mascote da empresa. Por outro lado, podem também adotar abordagens mais sérias, com histórias explicando os benefícios da prática de esportes e de como usar determinados acessórios.

Empresas da área da saúde 

Clínicas de odontologia, fisioterapia e veterinárias podem se beneficiar muito desse tipo de abordagem. A facilidade de criar histórias e narrativas é muito evidente nesse segmento de negócio.

Quadrinhos corporativos podem ser usados na Moda 

A área de Moda, de forma geral, se aproxima muito do mundo dos quadrinhos devido à utilização de desenhos de roupas e modelos para vestuário.

Histórias em quadrinhos podem trazer dicas de moda, bem como divulgar promoções e novas tendências.

Situações e cenários em que os quadrinhos corporativos podem ser usados

Alternativas não faltam para o uso das HQ para marcas. É possível criar ou adaptar narrativas e histórias que explicam processos, narram fatos ou até mesmo simulam situações reais. Veja!

Treinamentos corporativos 

As ilustrações em uma HQ são excelentes maneiras de explicar atividades práticas. Por meio da narrativa dos gibis para a empresas, é possível explicar qual é a missão, os valores e a visão do negócio.

Há também a possibilidade de estabelecer dinâmicas de grupo e explicar para funcionários como funcionam os procedimentos de segurança do trabalho, bem como a função de determinados setores e equipamentos.

Lançamento de produtos

Produtos de todos os tipos podem ser divulgados por meio de HQs para empresas. No ramo dos brinquedos, por exemplo, podem ser utilizadas linguagens adequadas para o público infantil, diante de desenhos com traços característicos de mangás ou cartoons.

Outro exemplo seria uma loja de informática criar sequências de ilustrações explicando para o público como funciona um novo acessório. Ou seja, as HQs para marcas também funcionam como excelentes manuais de produtos.

Endomarketing 

O endomarketing consiste em ações voltadas para o público interno das empresas. Essa atividade tem o objetivo de estimular os colaboradores a se engajarem melhor com a marca e os objetivos do negócio.

Por meio dos quadrinhos corporativos o empreendedor tem a oportunidade de incentivar esse engajamento interno.

As HQs Corporativas podem abordar desde homenagens a funcionários, programas de conscientização, explanações sobre planos de saúde e até mesmo instruções sobre manuseio de equipamentos e funcionamento dos setores.

Campanhas políticas 

As HQs também são um tipo de mídia capaz de construir a imagem de um candidato narrando a trajetória dele. Elas também são um meio adequado de apresentar para os eleitores as diretrizes da campanha de um partido, por exemplo.

As caricaturas são exemplos clássicos e muito utilizadas no meio para satirizar alguns políticos ou candidatos. Você provavelmente já deve ter visto algumas delas em algum jornal ou revista.

Cursos online 

Além dos vídeos e áudios, um curso online também pode agregar as webcomics. Sendo assim, alternativas não faltam e qualquer conteúdo pode ser abordado por meio da linguagem dos quadrinhos.

A união de desenhos e ilustrações facilita a imersão e a compreensão do leitor. Exemplos disso podem ser uma webcomic trazendo instruções de como efetuar consertos em equipamentos, até mesmo conteúdos mais acadêmicos, tais como biologia e física.

Outros elementos que podem ser usados nos quadrinhos corporativos

Uma das grandes vantagens dos quadrinhos é que não há limites para a criatividade. Por isso, a imaginação e o uso de vários elementos podem ser usados para contar uma história.

Caricaturas

São caracterizadas por desenhos com traços que destacam o humor. Elas são perfeitas para a criação de materiais lúdicos destinadas aos mais variados objetivos de um negócio.

Super heróis 

Super heróis são personagens dotados de conceitos que representam força, superação e esperança. Por essa razão, são eficientes na comunicação com o público infanto-juvenil.

Além disso, podem servir muito bem como representação de personagens para empresas que atuam no segmento de artigos esportivos e também de negócios voltados para a educação.

Mascotes 

São personagens que acrescentam um enorme valor para a marca de uma empresa. Imagine uma pizzaria: ela pode contar com uma mascote que possui os traços característicos de um chef de cozinha.

Um pet shop, por exemplo, pode criar várias HQs protagonizadas por um cãozinho e um gatinho dando dicas de cuidados com os animais.

Exemplos de empresas que utilizaram ou utilizam os quadrinhos corporativos

Algumas empresas ficaram mais famosas ou marcaram época com a utilização dos Quadrinhos Corporativos. Confira!

Instituto Universal Brasileiro

O Instituto Universal Brasileiro, durante a década de 80, utilizou o recurso dos Quadrinhos Corporativos.

Rainha

A marca de tênis esportivos Rainha, por exemplo, no final da década de 90 usou um mascote chamado Sidnelson para as suas chamadas da TV.

Nike

Outro exemplo que pode ser mencionado é o da Nike, que homenageou o jogador de basquete Dirk Nowitzki, quando este se aposentou.

Sebrae

Em 2005 o Sebrae utilizou os quadrinhos para transmitir treinamentos de vendas em parceria com o cartunista Ziraldo.

Siemens

A Siemens criou vários gibis com a temática do meio ambiente e o uso correto dos recursos naturais.

Como são precificados os projetos de quadrinhos corporativos?

Falar em preços é um tanto complicado quando tratamos de projetos onde a arte fala mais alto.

No caso dos quadrinhos corporativos (e outros projetos) há certas variáveis que impactam no valor final do projeto como:

  • número de páginas;
  • número de quadros;
  • criação de personagens;
  • estilo de desenho;
  • experiência do profissional ou empresa;
  • tipo de material (impresso ou digital)

Por conta de tudo isso, não há um valor fixo ou tabelado para a criação dos quadrinhos para empresas. No entanto, se você tem um projeto em mente e quer ter um orçamento, não deixe de nos consultar.

Os quadrinhos corporativos são excelentes ferramentas para marcas e empresas

Eles são versáteis, instrutivos, divertidos, podem ser lidos em diferentes dispositivos móveis e possuem um alto poder de engajamento.

Da mesma forma, os quadrinhos institucionais são ótimas ferramentas que remetem à modernidade a leveza na comunicação de uma marca.

Embora muitos pensem que são recursos caros e acessíveis somente para grandes empresas, as histórias em quadrinhos corporativas também podem ser usadas por micros e pequenos negócios.

Por fim, se você procura por Quadrinhos Corporativos em Curitiba ou está em busca de uma empresa especializada para ajudá-lo nesse tipo de projeto não deixe de conhecer as nossas soluções.

A Verbum é uma agência de conteúdo onde utilizamos vários formatos e soluções de comunicação para criar diferenciais de marca para os nossos clientes. E os Quadrinhos Corporativos podem ser mais um desses diferenciais que irá fazer a sua empresa se destacar no mercado.

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