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O Marketing de Conteúdo para PME’s (pequenas e médias empresas) é o conjunto de ações e estratégias que envolvem o planejamento, produção e distribuição de conteúdos com o intuito de captar e fidelizar clientes. 

Na era digital, a produção de conteúdo se tornou um ativo essencial para qualquer negócio. Da mesma forma, o marketing de conteúdo para pme’s é uma estratégia que pode impulsionar os negócios das pequenas e médias empresas.

Atualmente os consumidores dependem muito da internet, por isso, muito se fala em Conteúdo. É por meio de um bom conteúdo nas redes sociais, nos blogs, nos canais de vídeo, que é possível fisgar os chamados leads, ou seja, os clientes em potencial.

Nesse contexto, o conteúdo se torna importante não apenas para grandes marcas e companhias, mas também para as PMEs, as Pequenas e Médias Empresas.

Por essa razão, pelo fato do conteúdo estar sob os holofotes nos dias de hoje, o Marketing de Conteúdo para PME’s ganha bastante relevância, pois é fundamental que um pequeno ou médio empresário saiba como, onde, quando e para quem oferecer conteúdo.

Quando o Marketing de Conteúdo se torna bem aplicado, a empresa consegue interagir melhor com o público, se torna mais competitiva, bem como adquire uma boa reputação para a marca.

Sendo assim, nesse artigo iremos trazer várias informações a respeito da produção de conteúdo para Pequenas e Médias Empresas. Não deixe de conferir os tópicos:

O que é Marketing de Conteúdo?

De acordo com o Content Marketing Institute, Marketing de Conteúdo é uma abordagem de marketing estratégica focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última análise, para impulsionar uma ação lucrativa do cliente. 

Sobretudo, tais conteúdos podem ser textos, vídeos, e-books, podcasts e também postagens em redes sociais.

Esse tipo de abordagem não realiza a promoção direta da marca, contudo, ela é eficiente para atrair o público-alvo ao oferecer soluções para os seus problemas, fortalecendo e até, muitas vezes, humanizando a marca e a reputação da empresa.

No caso do Marketing de Conteúdo para PME’s, os benefícios são evidentes. As pequenas empresas, muitas vezes, necessitam ampliar a sua atuação sem despender grandes verbas. Sendo assim, graças a conteúdos bem produzidos e nos canais adequados, isso se torna possível.

Essa estratégia também auxilia na geração de leads, que são aqueles clientes que demonstram interesse pelo seu produto ou serviço. Diante de conteúdos adequados e relevantes, é possível manter esses clientes informados e interessados no que você tem para oferecer.


Vai começar a sua estratégia de conteúdo? Veja aqui algumas perguntas essenciais antes de começar


Hoje em dia, como podemos ver, se a produção de conteúdo é importante para as grandes empresas, as PME’s também devem ficar atentas para as vantagens oferecidas.

Marketing de Conteúdo para PME’s – O que é e como fazer?

 “A propaganda é a alma do negócio”. Podem até afirmar que essa frase se trata de um clichê, mas não dá para negar a sua veracidade.

Essa frase é proferida há séculos e, ao trazê-la para o digitalizado século XXI, podemos concluir que ela se encaixa perfeitamente no atual contexto, em que a internet é o palco para as empresas – e especialmente as PME’s – atuarem.

Por essa razão, não se trata de um exagero afirmar que o Marketing de Conteúdo é a “nova propaganda”. A produção de conteúdo para pequenas e médias empresas as coloca em evidência, destacando a marca e facilitando a interação com os consumidores.

Assim como o tal do “boca a boca” sempre foi uma das propagandas mais eficientes e, ao mesmo tempo, barata, o Marketing de Conteúdo é o boca a boca na era da internet.

É por meio de conteúdos relevantes que os clientes irão avaliar bem uma pequena e média empresa, inclusive, a recomendando para outros clientes em potencial. Além disso, nem todas as PME’s despertaram para esse tipo de abordagem.

Portanto, o Marketing de Conteúdo é a melhor opção para trazer um diferencial ao seu negócio. E já que a produção de conteúdo para pequenas e médias empresas é a mola que vai impulsioná-la para se destacar entre as outras, fique atento para algumas dicas de como aplicar o Marketing de Conteúdo da maneira correta. Tome nota!

Estudo de personas e público-alvo

Para quem você vai produzir conteúdo? Essa é uma das perguntas fundamentais para que o Marketing de Conteúdo para PME’s realmente seja bem sucedido.

É fazendo essa indagação que se torna possível descobrir quem vai procurar as solucões que os seus produtos ou serviços resolvem. É aí que entram duas peças fundamentais no Marketing de Conteúdo: o público-alvo e a persona.

O público-alvo é o público que tem interesse e curiosidade no seu negócio. Imagine, por exemplo, uma PME voltada para a venda de artigos de jardinagem.

Obviamente o público-alvo será composto por pessoas que cultivam folhagens, árvores, enfim, até mesmo profissionais que necessitam de produtos e serviços relacionados a essa área.

No entanto, para segmentar ainda mais e assim facilitar a produção de Marketing de Conteúdo para essa PME, vale também fazer um estudo de persona. Nesse caso, é preciso criar um personagem fictício que resume as características do público-alvo.


Veja 5 dicas rápidas e práticas para produzir conteúdo neste post


Sendo assim, a personagem dessa PME do segmento de jardinagem pode ser uma dona de casa, com mais de 50 anos, aposentada e que tem tempo livre para cuidar de plantas.

É possível também que uma outra persona seja mais jovem e que tem como hobby exercitar e conhecer mais sobre o cultivo de plantas. O fato é que fazendo um estudo para determinar quem é o público-alvo e a persona, se torna mais fácil saber como e para quem produzir conteúdo.

Planejamento de conteúdo

Após estudar e definir quem é o público-alvo e a persona, é necessário assegurar um bom planejamento de conteúdo.

Esse planejamento viabiliza a produção apenas de informações relevantes para a persona, que farão ela querer conhecer melhor o seu negócio, os produtos, serviços e soluções oferecidas.

O planejamento de conteúdo também organiza com mais eficiência as informações que o negócio pretende transmitir. Com isso, fica mais fácil interagir, apresentando aquilo que apenas é essencial.

Nesse caso, é possível planejar como será o conteúdo utilizado nas postagens em um blog, nos envios de e-mail marketing, nas redes sociais, ou seja, nos mais variados canais.

Pesquisa de comportamento

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Para ajudar no planejamento da produção de conteúdo para PME’s, é fundamental obter uma ampla compreensão do comportamento da sua persona e do seu público-alvo.

É desse modo que o conteúdo irá se adequar perfeitamente aos interesses dos clientes e também potenciais clientes. Vale lembrar que o Marketing de Conteúdo deve ter o objetivo de atrair os clientes.

Portanto, para ser atrativo, ele deve ser relevante para o público. É por isso que uma pesquisa de comportamento com o intuito de compreender melhor o consumidor é essencial para esse tipo de Marketing.

Hoje em dia ferramentas como, por exemplo, o Google Analytics, auxiliam nesse processo que é entender melhor a sua audiência, trazendo inclusive informações sobre quais postagens geraram mais engajamento.

Além do mais, não dá para esquecer do WordPress, a famosa plataforma de criação e edição de sites e blogs. O WordPress conta com plugins que trazem várias funcionalidades para o blog. Um desses plugins é o Yoast SEO.

Por meio dele é possível gerenciar com maior precisão as palavras-chaves nas postagens de um blog, tornando o seu conteúdo ainda mais amigável para em termos de SEO.    

Mídias mais usadas pelos públicos-alvo

A pesquisa de comportamento também permite ter uma noção mais precisa acerca das mídias mais usadas pelos consumidores. Em alguns casos o público gosta mais de utilizar canais de vídeo, em outros são algumas redes sociais que tomam a frente.

Já em algumas situações, especialmente para ajudar os leads na jornada de compra, o e-mail marketing é a mídia que traz resultados melhores, enfim, o fato é que uma pesquisa vai apontar quais são as mídias mais utilizadas pelo público.

Ao saber quais mídias são mais adequadas, se torna mais fácil a produção de conteúdo para a pequena e média empresa.

Além disso, com dados precisos sobre as mídias ideais para a realização do Marketing de Conteúdo, é possível ainda pensar em estratégias omnichannel, que são caracterizadas por usar vários canais integrados para atrair o público.

Pesquisa de Keyword (palavras-chaves)

As “KW”, também conhecidas como Keywords, são as famosas palavras-chaves. Elas são fundamentais para o conteúdo de blog e dos vídeos da sua pequena e média empresa ganhar posições e visibilidade nas páginas de resultado.

Saber utilizar bem as palavras-chaves é o básico do que conhecemos como técnicas de SEO (Search Engine Optimization). É graças à atuação delas que um vídeo ou uma postagem no blog podem garantir mais engajamento.

Para facilitar essa busca, é possível contar com ferramentas que auxiliam na pesquisa de KW. Uma delas é o Google Trends, que é bastante conhecida por oferecer gráficos que apontam quais os termos são os mais relevantes para um determinado negócio.

Pesquisa de concorrência

Se antes da pandemia o Marketing de Conteúdo já era importante para auxiliar as pequenas e médias empresas, após o advento do Coronavírus ele se tornou uma obrigação.

Qualquer PME só irá se adaptar a esse período de crise (e também no período pós-crise) se adotar estratégias de Marketing de Conteúdo.

Como a produção de conteúdo para PME’s tem o intuito de atrair clientes, é importante entender também o que os concorrentes estão fazendo em seus respectivos segmentos de mercado.

Quais estratégias utilizadas? Em quais canais apostar? Quais ferramentas? Isso tudo deve ser levado em conta quando o assunto é pesquisar a concorrência.

Estratégias de Marketing de Conteúdo para PME’s

A produção de conteúdo para pequenas e médias empresas deve ser pautada por estratégias devidamente planejadas e elaboradas.

Sendo assim, de nada adianta utilizar blogs, e-mail marketing, e-books, vídeos no Youtube e outras mídias sem um mínimo de critério, sem definir uma persona e sem um conhecimento prévio do comportamento do consumidor.

Na era digital há várias ferramentas que viabilizam uma série de estratégias. Também é bom lembrar que o acompanhamento das estratégias possibilita que elas sejam bem sucedidas.

Por causa disso, é importante obter relatórios, garantir dados precisos a respeito de engajamentos, tráfego de acessos e outras informações pertinentes.


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Boas estratégias de Marketing de Conteúdo para PME’s envolvem saber como criar postagens atraentes, vídeos de qualidade, ou seja, garantir material e informação relevante para o público.

Como criar um calendário de blogposts

Não é de hoje que os blogs prestam excelentes serviços quando o assunto é produção de conteúdo online. Eles são dinâmicos, podem suportar não apenas textos, mas também outros formatos, como vídeos, podcasts e infográficos.

Além disso, não há segredos quando o assunto é criar e gerenciar um blog. Hoje em dia é possível contar com plataformas intuitivas e responsivas que viabilizam esse tipo de iniciativa. O WordPress, nesse contexto, é uma das mais conhecidas.

Blogs são eficientes para trazer textos informativos e com curiosidades que despertam a atenção do leitor. Um exemplo disso pode ser um pequeno empreendimento que faz parte do segmento de produção de doces.

Um blog, nesse caso, pode trazer vários artigos sobre doces, despertando o desejo e o interesse do público-alvo. No entanto, é preciso ter um planejamento de postagens para que elas sejam eficientes. É aí que entra a elaboração de um calendário de postagens.

A elaboração começa após uma análise a respeito da quantidade de acessos ao blog. Para isso, é necessário conferir nas suas ferramentas de Analytics quais são os dias e horários de maior tráfego.

O calendário pode ser feito em uma planilha do Excel, do Google Drive ou alguma outra ferramenta de gestão. Além do mais, é bem fácil programar as postagens no blog, pois as plataformas atuais permitem esse recurso.

Como produzir vídeos do seu negócio gastando pouco

Os blogs continuam sendo relevantes, mas não dá para deixar de lado os vídeos. Hoje em dia eles são uma mídia que possuem bastante apelo entre todos os perfis de público, por essa razão são essenciais no Marketing de Conteúdo para PME’s.

Por meio de vídeos, é possível tirar dúvidas dos clientes, divulgar produtos, convocar promoções, enfim, há uma série de possibilidades.

E não pense que a produção de um vídeo necessariamente é cara. Nos dias de hoje as ferramentas atuais permitem produzir vídeos bons sem exigir abrir demais a carteira.

Nesse caso, a dica básica é inicialmente analisar que tipo de vídeo será feito. Uma pequena empresa que vende, por exemplo, artigos de informática e tecnologia, pode fazer um vídeo com dicas sobre como cuidar melhor do notebook, da impressora ou outro utensílio do gênero.

Vídeos feitos em ambiente interno normalmente gastam menos, pois não exigem tanta preocupação com iluminação e áudio. É importante salientar, nessa situação, a importância de um roteiro.

A gravação se torna mais rápida e não são necessárias muitas repetições com um roteiro em mãos. Além disso, com um celular já é possível ter um pequeno estúdio em mãos.

No caso da utilização de trilhas sonoras, é possível encontrar músicas gratuitas que podem se encaixar com a temática do seu vídeo.

Mas se você possuir conhecimento musical, dominar alguns instrumentos e tiver equipamentos de gravação, é possível compor a trilha, evitando com isso mais gastos.

Aproveite cases e dúvidas dos clientes para produzir conteúdo

É comum que os clientes tenham várias dúvidas, independente do segmento do seu pequeno negócio. Por outro lado, surge mais uma oportunidade para produzir conteúdo relevante.

Por isso também que se torna importante acompanhar e obter relatórios das suas interações com os clientes em vários canais, tais como as redes sociais, os vídeos e os blogs. São nesses locais que, muitas vezes, eles procuram para esclarecer dúvidas.

Além disso, é importante manter em seu site uma seção de FAQ (Frequently Ask Questions) que em bom português nada mais são do que as famosas Perguntas Mais Frequentes. Ali os consumidores terão também a oportunidade de sanar dúvidas essenciais.

Com base nisso tudo é possível produzir material com conteúdo voltado para esclarecer esses vários questionamentos. Tais materiais podem ser e-books, vídeos e outras mídias.


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Essa abordagem vai aproximar ainda mais a pequena empresa dos clientes, refletindo na confiança e aumentando até mesmo o número de vendas.

Use os colaboradores para criar e produzir conteúdo

Algumas pequenas e médias empresas possuem um pequeno time de colaboradores. Se for esse o caso da sua, lembre-se que é possível utilizar o conhecimento deles para criar e produzir conteúdo.

Uma das vantagens dessa abordagem é a otimização do processo de criação de conteúdo. Desse modo, a produção não fica apenas nas suas mãos.

Outro aspecto benéfico é permitir com isso que os colaboradores utilizem ao máximo os seus conhecimentos em prol da empresa, de modo criativo e ajudando os clientes.

Quais PME’s podem usar o Marketing de Conteúdo?

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Qualquer segmento de pequeno e médio negócio pode – e deve – usar o Marketing de Conteúdo. As atuais ferramentas digitais são viáveis para auxiliar qualquer tipo de empreendimento.

Por meio da produção de conteúdo, qualquer PME tem condições de obter resultados satisfatórios. Sendo assim, confira a seguir alguns exemplos de pequenos e médios negócios que podem usar o Marketing de Conteúdo.

Lanchonetes e Restaurantes 

O segmento da alimentação é um tipo de atividade que sempre está em alta. Nesse contexto de pandemia, alguns gestores que atuam no ramo da gastronomia tiveram que adaptar o atendimento de acordo com as medidas de segurança.

Sendo assim, a utilização dos serviços de tele-entrega se tornou importante, assim como os canais online para interagir e atender os pedidos dos clientes.

Salões de beleza

Apesar de serem bastante procurados, os salões de beleza também são iniciativas que só irão se destacar entre os concorrentes a partir do uso do Marketing de Conteúdo em suas estratégias.

Isso vale especialmente para aqueles estabelecimentos pequenos, que ainda estão procurando um espaço no disputado mercado em busca de clientes.

Diante de uma produção de conteúdo adequada e direcionada para a persona certa, se torna possível garantir saldos positivos, um bom número de clientes e até mesmo a melhora na reputação da marca.

Para isso, é possível utilizar várias alternativas de canais de comunicação, que podem ser desde e-mail marketing para divulgar promoções e novidades, bem como o uso de WhatsApp Business para agendar clientes.

Lojas de varejo

As lojas podem garantir excelentes vantagens ao investir em estratégias de Marketing de Conteúdo. Tais estratégias, além de proporcionar uma boa segmentação de público, são eficientes para captar mais leads e aumentar as vendas.

Entre essas estratégias estão o uso do e-mail marketing, postagens nas redes sociais e canais de vídeo. Nesse caso, o conteúdo gerado por colaboradores também pode ser uma boa alternativa. Fotos de produtos em redes sociais também é uma boa estratégia para criar conteúdo.

Clínicas

No segmento da saúde, quem gerencia a alguma clínica de pequeno porte vai ter várias vantagens ao apostar na produção de conteúdo. Porém, é necessário estar atento ao que dizem os conselhos de classe a respeito de publicidade voltada para a área da saúde.

O conteúdo, nesse caso, não deve apresentar uma característica de divulgação, mas sim atuar de um modo muito mais informativo e educativo.

Auto Center

Diante de vários veículos, novos e usados, rodando diariamente nas ruas das grandes cidades, a procura por serviços de check-ups e manutenção aumenta. É aí que surge no cenário os Auto Centers.

Um Centro Automotivo consiste em um local que efetua reparos importantes nos automóveis.

Com um eficiente Marketing de Conteúdo é possível consolidar o Auto Center no mercado. Nesse caso, é válido salientar materiais que destacam a importância de medidas como a revisão, o cuidado com as peças e assuntos relacionados ao trânsito.

O Marketing de Conteúdo para PME’s é essencial na era digital

Ele consiste em engajar seu público-alvo e ampliar a rede de clientes e leads por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

Desse modo, essa abordagem se torna essencial para quem gerencia um pequeno e médio empreendimento, pois o gestor atrai, envolve e gera valor para os consumidores garantindo uma percepção positiva da sua marca.

O conteúdo criado não é apenas relevante, mas também transmite a mensagem exata ao público certo no instante em que ele mais necessita! Que é quando um potencial cliente está pesquisando por um novo produto ou solução.

É assim que o pequeno negócio se torna competitivo: oferecendo um conteúdo tão importante que estimula o público a compartilhar com outras pessoas. Mas para que a produção de conteúdo para PME’s seja realmente efetiva, é preciso contar com boas estratégias e as ferramentas digitais adequadas.


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Portanto, para não errar nas suas estratégias de Marketing de Conteúdo, é importante contar com os serviços de alguém especialista no assunto ou uma agência de conteúdo.

Nossa agência de marketing de conteúdo é especializada e focada em projetos e estratégias de conteúdo digital para pequenas e médias empresas.

Se você deseja destacar o seu negócio no universo web, não deixe de contar com a nossa expertise de mais de uma década na produção e gestão de conteúdo.

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