Marketing-de-Conteúdo-para-Contadores

O Marketing de conteúdo para contadores se resume em estratégias de produção e gestão de conteúdo focados no universo contábil e nos profissionais da área de contabilidade.

Como já é de conhecimento na área de negócios, o Marketing é um elemento indispensável, seja para promover uma grande companhia, um pequeno empreendimento, um artista ou até mesmo um projeto online, como um canal de vídeos, por exemplo. O fato é que ele também é importante na área da Contabilidade.

Não é à toa que hoje em dia existe o Marketing para escritórios de contabilidade que é bastante útil para auxiliar os profissionais dessa área em muitos aspectos, desde a realização da prospecção de clientes até a promoção do escritório.

Além do mais, como estamos na era digital, marcada pela presença da internet e de canais online que se tornam a base de interação entre empresa e cliente, os profissionais podem contar com o Marketing Digital, que utiliza as ferramentas digitais para viabilizar a criação e utilização das estratégias.

Para você ficar por dentro do universo do Marketing de Conteúdo para Contadores, confira a seguir os tópicos e assuntos que preparamos neste artigo.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo consiste em uma estratégia que tem o foco na produção e distribuição de conteúdo relevante com a capacidade de fisgar o público-alvo, o atraindo ainda mais para a marca e o fazendo manter interesse nos produtos e serviços oferecidos.


Quer saber um pouco mais sobre a história do Marketing de Conteúdo? Clique aqui e descubra neste post


Esse tipo de marketing tem o intuito de oferecer mais valor para a persona, pois o conteúdo produzido atende aos objetivos de busca do usuário e torna o processo de compra mais eficiente.

Isso ocorre porque para gerar esse conteúdo de qualidade e relevante, o gestor deve estudar com mais atenção o que o público-alvo quer assimilar, além de compreender melhor os seus desafios, as suas necessidades, desejos e preferências.

Na hora de consumir a informação produzida pela marca, o consumidor tem condições de aferir quais são os seus desejos e como os produtos oferecidos por essa marca poderão sanar os seus problemas.

Por isso, podemos dizer que: o marketing de conteúdo é uma abordagem que visa entregar valor por meio de informações relevantes e direcionadas a um público específico.

O que é o marketing contábil?

Marketing-Contábil-e-Marketing-de-Conteúdo-para-Contadores

O Marketing contábil é aquele direcionado para promover, divulgar e fortalecer a presença de um escritório de contabilidade (ou contador) entre os seus clientes.

Por meio do Marketing para escritórios de contabilidade é possível efetuar ações que aproximam a empresa do seu público-alvo.

De certa forma, é possível afirmar que as diretrizes básicas do Marketing para contadores não diferem muito do Marketing realizado para outros segmentos de negócio.

Sendo assim, ele também envolve a elaboração de planos e estratégias, bem como o uso de ferramentas online e a criação de conteúdo, algo extremamente importante no atual contexto digital.

O fato é que, quanto mais eficiente forem as estratégias de Marketing Contábil, mais chances o negócio terá para se destacar e, com isso, conquistar mais clientes.

Como fazer Marketing de conteúdo para Contadores e escritórios de contabilidade?

Diante de todos os benefícios que o marketing de conteúdo para contadores oferece, é fundamental também saber como realizar as estratégias, escolher os canais de comunicação adequados e interagir com o público.

Por isso, se você pretende executar o Marketing para o seu escritório de contabilidade, (ou quem sabe já faz) mas pretender alterar as estratégias, então fique atento nas dicas a seguir.

Invista em Inbound Marketing

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, não tem o objetivo de ir até ao cliente. Na verdade, ele possui estratégias que estabelecem razões para o cliente ir até à empresa, o atraindo e mostrando o quanto a sua marca é relevante.

Dessa forma, é aí que o conteúdo entre em cena para promover essa atração, pois o conteúdo bem construído e gerenciado, se torna a engrenagem principal para movimentar as ações capazes de trazer mais clientes para o seu escritório de contabilidade.

Para que o Inbound Marketing seja eficiente, é necessário ter um planejamento prévio das estratégias, isso inclui conhecer melhor as características do público-alvo.

Por isso, no Marketing de Conteúdo para Contadores, vale adotar as práticas de inbound, como, por exemplo, utilizar Call to Actions nos conteúdos, conhecer os fundamentos do comportamento do consumidor e efetuar a captação e nutrição de leads.

Um dos exemplos mais clássicos de Inbound Marketing é a criação de landing pages e a disponibilização de algum material rico (Infográfico, White Paper, Relatórios e até videoaulas) em troca de informações de contato.

Publique cases do seu trabalho

Quando se trata de Marketing de Conteúdo para Contadores, é fundamental publicar cases bem sucedidos do seu negócio. Tais cases serão o seu portfólio, pois será por meio deles que os clientes irão conhecer melhor os seus serviços.

Tais conteúdos também são capazes de auxiliar o público a compreender melhor como funcionam as atividades de um escritório de contabilidade. Desse modo, o trabalho de atração e convencimento se torna mais eficiente.

Cases são excelentes recursos com capacidade de disponibilizar para o público-alvo conteúdos relevantes relacionados ao seu segmento de trabalho. Graças a eles se torna mais fácil exercer as estratégias de atração.

Além disso, pelo fato da contabilidade ser uma área com características próprias e importante para o dia a dia de pessoas físicas e também de empresas, o conteúdo divulgado em cases e artigos transmitem bastante credibilidade.

Tenha um canal de vídeos com dúvidas frequentes

Além da publicação dos cases, é pertinente também criar e manter um canal de vídeos. Por meio desse canal é possível trazer conteúdos que visam sanar as dúvidas mais comuns a respeito da contabilidade.

Um canal de vídeo tem as suas vantagens porque o formato audiovisual é bastante dinâmico, consegue aliar som e imagem, assegurando uma boa imersão do público no conteúdo que está sendo divulgado.

Para ter uma ideia do poder dos vídeos, o Youtube é o 3º maior site do mundo com mais de 2 bilhões de usuários e o 2º buscador mais utilizado, perdendo apenas para o Google.

Outro fato a ser salientado é a facilidade ao acessar vídeos. As ferramentas digitais de hoje em dia, como dispositivos mobile e a tecnologia streaming, tornam os vídeos uma presença constante no dia a dia de qualquer pessoa, os transformando em excelentes fontes de pesquisa.

Vale destacar ainda que é fácil ter um canal de vídeo, bem como não é difícil criar vídeos bem produzidos. Atualmente há equipamentos de qualidade e softwares de edição cada vez mais intuitivos.

Faça podcasts

Os podcasts estão muito em alta e são “a bola da vez” no marketing digital. Essa abordagem pode ser uma alternativa aos vídeos e uma grande estratégia dentro do Marketing de Conteúdo para Contadores.

Um podcast nada mais do que um programa de rádio na web onde o apresentador pode trazer convidados para falar a respeito de diversos assuntos.

Essa é uma forma de gerar grande relevância para uma marca, principalmente quando se trata de assuntos que vão de encontro às necessidades de um determinado público.

Dentro do universo contábil, é possível trazer advogados, tributaristas, auditores, empresários e várias outras personalidades que rodeiam o mundo da Contabilidade.

Para ter um canal de podcast profissional e impulsionar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo para Contadores é possível disponibilizar o seu material em plataformas especificas como o Spotify, Deezer, Google Podcast, Castbox, Soundcloud e outros sites.

Invista em tráfego pago e orgânico

Publicar conteúdo nas redes sociais, no blog ou um canal de vídeo são ações que fazem parte do plano de marketing de conteúdo para contadores e escritórios de contabilidade.

Sobretudo, é possível obter bons resultados de modo orgânico, sem pagar nada, dependendo das estratégias utilizadas e da qualidade do conteúdo. No entanto, para obter resultados mais positivos, vale investir um pouco mais e utilizar o tráfego pago.

Hoje em dia, as redes sociais e canais de vídeo contam com versões voltadas para impulsionar as postagens referentes a negócios. Isso vale também para os escritórios de contabilidade.

Estratégias de marketing de conteúdo para contadores

Benefícios-do-Marketing-de-Conteúdo-para-Contadores

Na era digital, quando se fala de marketing de conteúdo para contadores e escritórios de contabilidade, é possível ter à disposição inúmeras alternativas. São vários os canais que podem ser utilizados como redes sociais, blogs, canais de vídeos e e-mail marketing.

Entretanto, para que as abordagens realmente possam atrair os clientes, é necessário ter estratégias previamente definidas e saber como utilizar esses canais.

Logo abaixo mostraremos ideias mais palpáveis e mais próximas à execução de fato. Confira!

O que falar nas redes sociais da sua empresa

Um escritório de contabilidade é um segmento que possui as suas próprias particularidades. E por essa razão, é necessário saber quais os conteúdos são viáveis nas redes sociais, tudo isso levando em conta o código de ética da profissão de contador.

Contudo, é importante ter em mente também como funcionam as dinâmicas das diferentes redes sociais. O LinkedIn exige uma abordagem diferenciada do Twitter, por exemplo, que possui as suas próprias características e espaço menor para conteúdo.

Quanto ao conteúdo, é essencial que ele seja capaz de atrair os clientes. Por isso, é válido trazer postagens que falam sobre como funcionam determinados procedimentos da contabilidade, destacando o quanto ela é importante no dia a dia das pessoas.

Da mesma forma, é importante também estabelecer conteúdos que visam sanar dúvidas bastante frequentes relacionadas ao universo da contabilidade, esclarecendo os clientes a respeito dos serviços prestados.

Em resumo, seja prático e traga fragmentos de dúvidas e principais resoluções. Mostre como se resolve um determinado problema de pessoas e empresas em termos de burocracias tributárias, impostos e legislação.

Tenha e movimente um blog sobre o mundo contábil

Ter um site institucional é importante, pois ele atua como uma vitrine na web para o escritório de contabilidade. Pense que quando um cliente digita no Google alguns termos como “contabilista” e “escritório”, poderá se deparar com o seu site.

Já no caso de adquirir uma eficiente presença digital com produção de conteúdo relacionado a contabilidade, utilize um blog. O formato blog permite postagens mais elaboradas, com textos, vídeos, imagens, infográficos e também arquivos de áudio.

Em se tratando de site e blog, é importante contar com um bom serviço de hospedagem de site e também comprar um domínio. Isso irá trazer mais credibilidade e profissionalismo para o escritório de contabilidade.


Quer saber como escrever para web? Então acompanhe esse post onde falamos tudo sobre Webwriting


Uma dica pertinente é sempre elaborar conteúdos que irão te ajudar a aumentar o engajamento. Um blog é um excelente canal para “destrinchar” um assunto mais complexo e mostrar a autoridade que você ou sua empresa tem sobre um determinado assunto.

Uma ideia viável para o Marketing de Conteúdo para Contadores é mostrar a relação de impostos, taxas e tributos de alguns serviços e produtos de outros países e comparar com as do nosso país. Comparativos de legislações também são bem vindos.

Além disso, não custa lembrar ainda o quanto é fácil criar um blog. Hoje em dia é possível contar com várias plataformas de produção e gerenciamento de conteúdo. Todas elas são intuitivas e possuem vários recursos. Dois exemplos são o WordPrees e o Joomla!

Aplique as técnicas de SEO em seu conteúdo

As técnicas de Otimização para os motores de busca, também conhecidas como Search Engine Optimization (SEO) funcionam como os pilares básicos do Marketing de Conteúdo.

Basicamente elas consistem na utilização de recursos que tornam as postagens em blogs, vídeos e redes sociais, mais amigáveis para os principais sites de busca, como o Google, o Bing e o Yahoo.

Entre esses recursos estão a utilização de palavras-chaves, que facilitam aos algoritmos dos sites de busca dar destaque para os conteúdos que você cria.

As palavras-chaves, ou Keywords, podem ser usadas nas postagens em blogs ou por meio de hashtags nas redes sociais e canais de vídeos.

Além disso, contar com um bom serviço de hospedagem de site pode ser também um bom recurso de SEO quando se trata de um blog, pois esse tipo de serviço normalmente fornece mais rapidez no carregamento das páginas.

Tenha uma estratégia de conteúdo

O conteúdo pode até ser de qualidade, mas se despejado sem critério e um bom planejamento, todos os esforços serão em vão. Por isso, no caso de um blog, por exemplo, é importante ter um calendário de postagens.

Isso facilita a elaboração e seleção dos conteúdos, bem como torna mais fácil para os clientes acompanharem as postagens.

Também é importante obter um amplo conhecimento a respeito do perfil do público do seu escritório de contabilidade para assegurar uma boa estratégia de conteúdo. Para isso, é necessário ficar de olho nos dados de relatórios.

Tais dados apontam os melhores dias e horários que geram mais tráfego para a publicação de algum vídeo, post no Facebook ou postagem no blog.

Ter uma ferramenta como o Buffer, que auxilia a gerenciar e a programar postagens em diferentes redes sociais, também é um bom recurso.

Não se esqueça também de pesquisar as principais palavras-chaves mais buscadas do seu segmento. Esse é o início de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo para Contadores e qualquer outro nicho.

Não despreze o poder do e-mail marketing

Em termos de segmentação, o e-mail marketing é “o cara”. Por meio dele você pode interagir de forma direta e personalizada com a sua persona, divulgando conteúdo informativo sobre contabilidade, bem como falando da importância desse tipo de serviço.

Porém, é sempre bom lembrar que para o e-mail marketing realmente trazer resultados eficientes, ele deve ser feito de forma planejada (como tudo em Marketing).

Sem um bom planejamento e objetivos a serem alcançados, a ação de e-mail marketing pode ser desastrosa. Por isso, adote critérios para enviar mensagens sempre para quem é o público-alvo do seu escritório.

Quanto a isso, não se preocupe, pois hoje em dia existem várias ferramentas que permitem otimizar a estratégia de e-mail marketing, programando envio de mensagens, elaborando e-mails personalizados e organizando as suas listas de contatos.

No entanto, a melhor forma de usar essa estratégia é construir a sua lista de e-mail organicamente, sem recorrer a bancos de e-mails duvidosos.

Nesse ponto, ter formulários de captura em seu site ou blog é uma ótima alternativa. Tenha em mente que os contatos são os principais combustíveis e métricas de sucesso de uma campanha de marketing de conteúdo.

Invista em SEO Local

Quando se trata de negócios locais, ou seja, empresas que atuam em uma determinada região, é muito importante também investir em SEO Local. Essa prática consiste no destaque da localização da empresa em conteúdos e palavras-chaves.

Um exemplo pode ser a citação da palavra-chave “escritório de contabilidade em Santos” no contexto de uma postagem de blog, por exemplo. Isso é muito válido para empresas que querem se destacar no local onde atuam.

Uma boa ferramenta para utilizar bem o SEO Local é justamente o Google Meu Negócio, onde é possível inserir vários dados de uma empresa para que a mesma apareça nos resultados de buscas locais e de mapas.


Por falar em SEO, você sabe o que é SEO Off-Page? Clique aqui e saiba mais


Com isso, o SEO Local consiste em estratégias de otimização cujo objetivo é destacar o seu escritório de contabilidade nas pesquisas locais. Graças a isso, o escritório pode se tornar mais conhecido na sua região e atrair novos clientes sem grandes gastos financeiros.

O SEO Local é uma abordagem muito interessante para aquelas empresas de contabilidade ainda novas no mercado ou que ainda estão consolidando uma base de clientes.

Basicamente, o SEO Local tem por objetivo viabilizar a otimização nos mecanismos de busca levando em conta a geolocalização por meio do Google Maps, por exemplo, bem como outros canais, como as redes sociais.

Com isso, o consumidor tem condições de encontrar o seu escritório próximo do local em que se encontra.

Crie boas pautas para o canal de vídeo

Hoje em dia os vídeos são uns dos canais mais eficientes quando se trata Conteúdo, inclusive de marketing de conteúdo para contadores. A razão disso reside no fato de que o vídeo é um formato de grande apelo entre qualquer tipo de público.

Nesse caso está aí uma excelente oportunidade para abordar conteúdos com pautas explicativas, sanando as dúvidas mais comuns que fazem parte do dia a dia dos clientes.

Esse tipo de abordagem traz mais credibilidade e autoridade para o escritório, o destacando inclusive entre os concorrentes.

Ademais, vale ressaltar novamente a importância das informações de qualidade e embasadas para não ocorrer qualquer problema, principalmente no que diz respeito ao código de ética da área.

Cuidado com código de ética do contador

Código-de-Ética-dos-Contadores

Dando sequência ao código de ética, o objetivo do Marketing de conteúdo para contadores e escritórios de contabilidade é promover os recursos e a qualidade da empresa, fortalecer a marca do negócio e destacá-lo no mercado, possibilitando com isso atrair mais clientes.

Porém, como se trata do Marketing destinado para o segmento da contabilidade, ele deve seguir as regras que a lei determina no Código de Ética Profissional do Contador.

Principais pontos do Código de ética do Contador relacionados à Publicidade

O CFC é a autarquia que rege a conduta dos profissionais de contabilidade e nele é possível esclarecer eventuais dúvidas sobre como proceder adequadamente em termos de atuação e publicidade.

O Código de Ética do Contabilista existe desde os anos 50, mas em 2019 o CEPC passou por alterações onde muitas normas foram atualizadas.

Principais pontos do Código de ética do Contador relacionados à Publicidade

Em termos de publicidade, deve-se lembrar que:

11.A publicidade, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, dos serviços contábeis, deve primar pela sua natureza técnica e científica, sendo vedada a prática da mercantilização.

12.A publicidade dos serviços contábeis deve ter caráter meramente informativo, ser moderada e discreta.

13.Cabe ao profissional da contabilidade manter em seu poder os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem da publicidade realizada dos seus serviços. 

15.É vedado efetuar ações publicitárias ou manifestações que denigram a reputação da ciência contábil, da profissão ou dos colegas, entre as quais: 

(a)fazer afirmações desproporcionais sobre os serviços que oferece, sua capacitação ou sobre a experiência que possui;

(b)fazer comparações depreciativas entre o seu trabalho e o de outros; e 

(c)desenvolver ações comerciais que iludam a boa-fé de terceiros.

Por isso, também de acordo com o que diz um dos artigos desse código, o profissional de contabilidade não pode promover anúncios que ofendam, diminuam ou subestimem a atuação de outros profissionais de área, em qualquer meio de comunicação.

Por essa razão, ao utilizar as redes sociais, por exemplo, e efetuar posts para contabilidade, não é permitido utilizar campanhas com frases do tipo “o nosso escritório é o melhor” ou qualquer outro enunciado que possa destacar uma rivalidade.

Além disso, é necessário evitar chamadas relacionadas a questões de preços. Frases como “o preço mais em conta da cidade” ou “pague menos ao contratar os nossos serviços” ferem o código de ética do profissional.

O mesmo vale para a viabilização de anúncios enganosos como, por exemplo, “contrate gratuitamente os nossos serviços”.

Diante disso, é importante ficar atento no que diz a lei na hora de elaborar o conteúdo e o plano de marketing de conteúdo para contadores e escritórios de contabilidade.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para Contadores e escritórios de contabilidade

A utilização do Marketing de Conteúdo para contadores é fundamental para que o escritório obtenha um bom desempenho e um amplo alcance de público. As vantagens que ele oferece são evidentes, por isso, confira algumas delas na sequência.

Estabelece um relacionamento mais duradouro com o público 

Diante do gerenciamento de redes sociais, blogs e da realização de e-mail marketing, por exemplo, é possível consolidar uma melhor interação com o público. Ou seja, ter mais proximidade e interação com clientes.

Por essa razão, o marketing de conteúdo para contadores está relacionado diretamente com a criação de uma boa reputação para a imagem do seu escritório. Quanto mais interação por parte do público, melhor será o seu posicionamento.

Neste caso, os conteúdos devem ser importantes por terem perfil educativo e informativo, esclarecendo vários pontos importantes da rotina contábil.

O relacionamento poderá ser personalizado, especialmente se for realizado por e-mail marketing, o que é outro importante benefício. Desse modo, cada cliente vai receber um conteúdo determinado de acordo com seus interesses e com a etapa no funil de vendas.

Melhora a captação de leads 

A produção de conteúdo para contadores é o caminho mais rápido para assegurar uma presença digital eficiente e assim atrair os clientes para conhecer melhor os seus serviços.

Por meio do marketing de conteúdo para contadores é mais fácil ser encontrado na internet. Para isso, pode-se usar a estratégia de um blog, aliado com outros canais.

Outra forma de atrair leads é fornecer conteúdos exclusivos e gratuitos. Dessa maneira, há a captura de e-mail e contatos. É com esta lista de leads que será mais fácil criar contato com os clientes.

Transmite autoridade

Com a produção de conteúdo para escritórios de contabilidade, o gestor terá condições de proporcionar um melhor posicionamento na internet e assim adquirir mais autoridade em sua área.

Certamente, é importante demais demonstrar conhecimentos aprofundados sobre o nicho de atuação, e isso pode ser feito com o Marketing de Conteúdo.


Veja neste post 10 mitos que giram em torno do Marketing de Conteúdo


A elaboração e a publicação de conteúdo de qualidade atuam gerando interesse e engajamento no público. Neste aspecto, é importante equilibrar a quantidade e a qualidade.

Todos esses benefícios contribuem para melhorar a atuação do seu escritório de contabilidade.

Reduz custos com publicidade 

Com o marketing de conteúdo para contadores é possível que o gestor economize na divulgação do seu negócio. Vários dos canais e ferramentas utilizadas possuem um custo baixo e, muitas vezes, são até gratuitos.

Além disso, muitos deles possuem um longo alcance. Sendo assim, o Marketing de Conteúdo permite divulgar os serviços de forma barata e, o que é mais vantajoso, de maneira eficiente.

Ajuda a fidelizar clientes 

Com autoridade e credibilidade construídas por meio de um conteúdo qualificado, se torna mais fácil fidelizar uma maior quantidade de clientes, os atraindo para o seu escritório de contabilidade.

Os canais online estão cada vez mais à disposição do público na era digital. E o Marketing de Conteúdo é a abordagem ideal para a empresa obter resultados satisfatórios, inclusive se destacando entre a sua área de atuação.

Torna as estratégias mais flexíveis 

O Marketing de Conteúdo pode ser realizado por meio de diferentes canais, tais como blogs, redes sociais, e-mail marketing, vídeos e podcasts. Isso permite flexibilidade na criação dos conteúdos.

Porém, é importante que haja certo planejamento para que as estratégias fluam de acordo como esperado e de maneira coordenada.

Sendo assim, as possibilidades de derivação de conteúdo é justamente a “cereja do bolo” dessa abordagem.

Ao planejar e criar bons conteúdos, é possível utilizá-los várias vezes em diversas mídias e ambientes. É possível, por exemplo, criar vários posts de redes sociais com apenas trechos de um blog post.

Outro exemplo é criar trechos de um podcast, apenas com alguns pontos relevantes de um vídeo. A verdade é que apenas um único conteúdo pode ser transformado em 10 peças e assim elevar ainda mais a sua produção.

Faça as contas! O Marketing de Conteúdo para Contadores é a melhor forma de publicidade para o seu negócio 

E é aí que essa abordagem se torna mais do que uma simples estratégia, pois na verdade, se torna o principal meio de interação entre o escritório de contabilidade e os potenciais clientes.

O Marketing de Conteúdo para Contadores e escritórios de contabilidade assegura ainda que os clientes conheçam melhor como é o trabalho nessa área. Por isso, quanto mais eficiente e planejada for a presença online do seu escritório, mais capacidade de fidelizar os clientes você vai obter.

No entanto, é praticamente impossível fazer tudo isso que citamos sem uma equipe dedicada ou uma agência de conteúdo terceirizada. E por essa razão, na hora de realizar o Marketing de Conteúdo do seu escritório, é importante contar com o auxílio profissional.

Uma agência de conteúdo tem a equipe e o conhecimento necessário para realizar estratégias positivas para um escritório de contabilidade, se comunicando com o público de modo eficiente e gerando um excelente engajamento.

Portanto, se você precisa impulsionar os resultados e escalar o seu negócio, entre em contato com a gente. Somos uma agência de conteúdo em Curitiba que tem todas as condições para elaborar as melhores estratégias de marketing de conteúdo para o seu negócio.

2 Thoughts to “Marketing de conteúdo para Contadores e escritórios de Contabilidade”

  1. Altir

    Excelente! gosto muito de ver as aplicações da http://www.contabilizedigital.com.br também, eles trabalham bem o mkt digital

    1. Olá Altir. Obrigado pela visita.

      Volte sempre por aqui para acompanhar os nossos conteúdos.

Leave a Comment

três × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.