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Desde que a internet passou a se tornar cada vez mais presente em nosso dia a dia, o conteúdo de qualidade se tornou uma importante ferramenta de negócios. Isso vale para vários profissionais, inclusive para os da medicina. É aí que o Marketing de Conteúdo para médicos se torna fundamental.

Médicos e demais profissionais da área da saúde também necessitam de uma boa presença digital. Ela é essencial em tempos em que canais online viabilizam a interação entre gestores e clientes, ou, nesse caso, médicos e pacientes.

Além do mais, a digitalização acertou em cheio a área da saúde. A Telemedicina com os seus recursos tecnológicos de atendimento e diagnóstico é uma prova disso.

Por isso que até o marketing de conteúdo realizado para as clínicas médicas deve estar inserido nos tempos modernos, contando com as ferramentas digitais adequadas.

Sendo assim, para você ficar por dentro das principais características, objetivos e estratégias do marketing de conteúdo para médicos e profissionais da área de saúde, não deixe de acompanhar esse material.

O que é o Marketing Médico?

O Marketing Médico consiste em estratégias de comunicação com o objetivo de divulgar e explicar os serviços realizados pelos profissionais de saúde.

Além disso, o Marketing de Conteúdo para médicos tem também o intuito de estabelecer uma comunicação para angariar novos pacientes.

No entanto, é sempre importante salientar que as estratégias de marketing médico devem obedecer ao que diz as regras do código de ética da Medicina.

O fato é que hospitais e clínicas podem se beneficiar muito do Marketing de conteúdo para área de saúde, pois hoje em dia, especialmente diante dos mais variados canais online, as pessoas procuram por serviços que disponibilizam essa possibilidade de interação.

Não é à toa também que a palavra “conteúdo” faz parte do Marketing para clínicas e profissionais da saúde. Isso porque o objetivo dele não é apenas divulgar os serviços dos médicos e clínicas, mas também esclarecer vários conceitos sobre a área.

Sendo assim, por meio do Marketing de conteúdo para médicos é possível utilizar os canais digitais para trazer informações sobre doenças, métodos de prevenção e dicas para os pacientes obterem melhor qualidade de vida.

Ou seja, no Marketing digital para médicos o objetivo não é encarar o público como clientes, mas sim, como pacientes, sanando dúvidas e oferecendo conteúdos relevantes para eles.

Como fazer Marketing de Conteúdo para médicos?

Médicos que atuam nas mais variadas especialidades, bem como nutricionistas, dentistas, veterinários e demais profissionais de saúde, podem se beneficiar muito do Marketing para consultórios.

Não é surpresa nenhuma saber disso, pois um dos primeiros recursos que uma pessoa busca quando quer encontrar um médico é o Google. Portanto, não é exagero afirmar que a presença digital é fundamental para quem atua na área da saúde.

Buscas como “clínica em Porto Alegre”, “médico cardiologista em Curitiba” ou “Hospital em Osasco” se proliferam todos os dias na internet. Por isso, um profissional que não investe na presença online, estará longe do radar dos pacientes.


Veja como criar um checklist de Marketing de Conteúdo nesse post


A cura para essa invisibilidade é mesmo o Marketing de conteúdo para médicos. Com isso, é possível estreitar ainda mais a relação com os pacientes, não apenas sendo encontrado por eles, mas disponibilizando conteúdo relacionado com a saúde.

Quando o objetivo é criar e disponibilizar conteúdo para os pacientes, é necessário levar em conta alguns fatores. Veja então quais são eles!

Ter objetivos previamente definidos 

É fundamental que o médico ou a clínica estabeleça objetivos claros e alcançáveis. Isso é a base para que os conteúdos criados sejam realmente eficientes.

Um exemplo de objetivo a ser atingido pode ser aumentar o número de acessos ao blog da clínica, aumentar em uma determinada porcentagem a quantidade de consultas no período de 2 meses ou até mesmo aumentar a exposição da marca na web.

Repare que uma estratégia bem feita traz índices e números capazes de serem mensurados. Isso é importante para avaliar os resultados posteriormente.

Conhecer o público 

Uma característica que envolve qualquer estratégia de Marketing, inclusive as de Marketing digital para médicos, é a segmentação de público. Para isso, é necessário determinar quem é esse público.

Nesse caso, é preciso determinar uma persona, que nada mais é do que um personagem que vai reunir todas as características das pessoas que buscam pelos serviços da clínica ou do profissional de saúde.

Ao conhecer o seu público, será mais fácil elaborar pautas e usar uma linguagem capaz de se adequar ao perfil dos pacientes correspondentes com a clínica. Desse modo, as estratégias terão resultados mais satisfatórios.

Mensurar os resultados 

Além de conhecer o público e estabelecer objetivos nítidos e atingíveis, é necessário mensurar os resultados atingidos. Com isso você terá uma noção precisa do andamento das estratégias, das pautas que geram mais engajamento e do que precisa ser melhorado.

A mensuração das ações também auxilia o profissional da saúde a avaliar quais serão as melhores estratégias no futuro e entender de fato o que o seu público necessita em termos de informação.

Fique de olho ao que o código de ética não permite quando o assunto é propaganda 

Para criar conteúdo para médicos, é imprescindível ficar atento para o que diz a lei sobre a realização do Marketing na área da medicina.

Nesse sentido, para a área da saúde se adaptar a esses tempos cada vez mais digitalizados, o CFM (Conselho Federal de Medicina) determinou, no ano de 2011, a Resolução 1974/11.

Essa resolução determina uma série de normas que regem o marketing digital médico, estabelecendo critérios relacionados com a criação de conteúdo digital na área da medicina. Sendo assim, conheça o que é e não é permitido em relação a esse assunto.

Publicação de artigos em blog 

Um médico pode criar e gerenciar um blog. No entanto, o conteúdo postado deve possuir cunho informativo, trazendo várias informações pertinentes a respeito de cuidados com a saúde.

Não é permitida a autopromoção, ou seja, o Marketing Digital para médicos não pode atingir de forma pejorativa a concorrência e nem almejar qualquer tipo de lucro.

Além disso, também não é permitido conteúdo de caráter sensacionalista, como, por exemplo, divulgação de imagens impactantes, notícias que geram pânico e informações que prometem curas e resultados imediatos.

Divulgação 

O marketing de conteúdo para médicos não pode anunciar equipamentos usados em tratamentos como se estes fossem capazes de serem a única solução viável para os pacientes.

Também não é possível expor pacientes para a divulgação de um tratamento, ainda que o paciente permita.

Oferecimento de serviços médicos 

Ao fazer o Marketing para consultórios, não é permitido disponibilizar serviços médicos via consórcios, nem mesmo oferecer consultoria como forma de substituição da consulta presencial.

Além disso, é preciso estar atento também para a publicidade relacionada com clínicas, laboratórios e hospitais. As informações que divulgam tais instituições devem apresentar o nome do diretor técnico médico e de sua correspondente inscrição no Conselho Regional.

Conteúdo com termos inapropriados

Na hora de efetuar postagens, seja em blogs ou redes sociais, é pertinente estar atento para evitar alguns termos que vão contra as normas do Conselho Federal de Medicina.

Por isso, esqueça aquelas expressões chamativas, tais como “o melhor”, “o mais eficiente”, “alívio imediato” e “resultado garantido”.

Como criar uma estratégia de marketing para consultório médico

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O principal intuito do Marketing para profissionais de saúde é proporcionar o desenvolvimento da clínica médica.

Isso não quer dizer que o profissional deve manter o foco do seu conteúdo nos serviços que a clínica disponibiliza, mas como as especialidades desenvolvidas pelos médicos podem ser benéficas para a vida do paciente.

Por isso, o conteúdo deve fornecer informações que levam em conta o bem estar dos pacientes. Dessa forma, o marketing digital para médicos deve ser planejado e levando em consideração, como foco principal, a propagação de informações relevantes.

É por isso que os profissionais de saúde, na hora de aplicar o Marketing médico necessitam agir de acordo com os princípios básicos da ética médica.

Com isso conseguirão obter de forma segura uma eficiente presença digital, gerando muitas conversões de leitores em pacientes. Levando em consideração esses fatores, para uma boa estratégia de marketing para consultório é necessário seguir alguns caminhos.

Tenha um bom atendimento e um pós-atendimento

Quando o assunto é o Marketing para consultórios, é muito fácil confundir os conceitos entre o que é uma consulta e no que consiste o atendimento.

A consulta é o instante em que o médico e o paciente estão em uma sala particular, com o paciente relatando os seus transtornos de saúde enquanto o médico efetua uma avaliação do caso.

Por outro lado, o atendimento possui um conceito muito mais abrangente. Ele tem início a partir do instante em que o paciente entra em contato com a clínica e vai até o momento pós-consulta, envolvendo também o momento do pagamento e também uma pesquisa de satisfação, por exemplo.

Em suma, é possível aferir que o atendimento começa desde a recepção e é a primeira impressão sobre a experiência do paciente no seu consultório.

Por isso, é essencial que, na hora de criar uma estratégia de marketing para consultório médico, seja levada em consideração também o pós-atendimento.

Esse contato com o paciente pode ser feito por meio de ferramentas digitais, como redes sociais e e-mail marketing. E até mesmo o Whatsapp é muito usado atualmente para atendimento.

Estabeleça uma divulgação adequada 

Além de proporcionar a melhor experiência para os pacientes durante a consulta e o atendimento, é fundamental estabelecer ações de divulgação da clínica.

É aí que o Marketing de conteúdo para médicos possibilita utilizar recursos que viabilizam a presença digital, possibilitando que a sua clínica seja lembrada pelo paciente.

Nesse contexto, é necessário levar em conta a identidade visual da clínica, como a criação da marca, por exemplo. É também preciso estar atento para a utilização correta dos canais digitais para estreitar a relação com os pacientes.

Com a marca da clínica já criada, é preciso utilizá-la em todos os meios de comunicação que estiverem presentes, inclusive nos receituários, cartões da clínica, uniforme dos funcionários e também nos canais online, como o blog, o site e redes sociais.

Avalie os resultados das estratégias 

Hoje em dia existem métricas que permitem o acompanhamento correto das estratégias adotadas para o Marketing médico.

Tais métricas permitem mensurar o aumento no número de pacientes que ocorre na clínica, permitindo saber se o paciente foi diretamente impactado pela campanha.

Para isso, é possível indagar no instante do cadastro por onde ele encontrou a sua clínica. Entre as opções podem estar guias médicos, indicações pessoais e canais digitais, como mídias sociais, blog e site.

Outra métrica que deve ser analisada é a quantidade de pacientes que retornam para outras consultas. Esse é um dos índices mais relevantes para um consultório médico, pois denota a capacidade de fidelização de pacientes.

O profissional da saúde também deve conhecer algumas ferramentas online que permitem a presença digital e a mensuração dos resultados das estratégias. O Google Meu Negócio, por exemplo, é um recurso importante para a visibilidade nas páginas de busca da internet.

O sistema de gerenciamento de blogs WordPress também traz recursos que permitem ter uma noção precisa das postagens mais acessadas, assuntos mais procurados e outras informações.

No caso das redes sociais, o Facebook e o Instagram, por exemplo, contam com recursos voltados para a gestão de negócios e que podem ser utilizadas para mensurar as ações de marketing de um consultório médico.

Contrate uma agência de conteúdo ou marketing digital 

O atendimento e as consultas aos pacientes merecem uma atenção especial na rotina de uma clínica médica. Por isso, nem sempre é viável conciliar essas atividades com a gestão das estratégias.

Sendo assim, um recurso válido é a contratação de uma agência de conteúdo para médicos. Ela vai contar com profissionais devidamente capacitados para aplicar e mensurar as ações voltadas para a divulgação e melhora da presença digital.


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Marketing de conteúdo nas mídias sociais

É impossível deixar de fora as mídias sociais das estratégias de Marketing médico. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas estão online acessando, interagindo e obtendo informações em redes como o Facebook, Instagram e Twitter.

Não é um exagero afirmar que até mesmo o Youtube atua como uma comunidade, uma rede social atraindo públicos específicos para vídeos diversos.

Cada rede social possui características próprias e modo de interação específicos e por isso, ao colocar em práticas as estratégias de Marketing para profissionais de saúde, avalie quais redes sociais a sua persona utiliza.

É importante também nunca se descuidar do tipo de conteúdo a ser publicado, evitando adotar uma linguagem que vá contra as normas do Conselho Federal de Medicina.

Benefícios de postar nas mídias sociais

O objetivo do Marketing de conteúdo para consultórios é assegurar a tão desejada presença digital. As redes sociais estão aí para isso.

No entanto, são várias mídias e não é necessário marcar presença em todas. O ideal é estar online apenas nas redes que a persona da clínica frequenta. Normalmente as principais são o Facebook, o Twitter, o LinkedIn o Instagram e o Youtube.

Para tornar a presença digital eficiente no que diz respeito ao uso das redes sociais, é válido conhecer os benefícios e o tipo de conteúdo adequado para cada uma.

Facebook 

Dispensa apresentações, pois é uma das mais conhecidas e utilizadas. Um dos benefícios do Facebook para o Marketing médico é a sua variabilidade de formato de conteúdos. Ele permite textos, vídeos e também os recursos do Stories, que os usuários apreciam muito.

Os conteúdos adequados para essa rede social consistem em postagens de textos informativas sobre doenças e cuidados com a saúde. Vídeos e Stories com conteúdo educativo também são válidos.

Além disso, fotos da clínica também são conteúdos importantes. Lembre-se, no entanto, que criar um perfil pessoal para o consultório não é uma boa opção. É importante separar bem o trabalho do cotidiano pessoal.

Twitter 

Essa rede ainda tem muita relevância e é voltada para postagens curtas. Por isso, os conteúdos ideais para o Twitter consistem em pequenas dicas de saúde, bem como chamadas com links para o blog da clínica, por exemplo.

Nessa rede as conhecidas hashtags se popularizaram e hoje são amplamente utilizadas. Por isso, elas são importantes ao publicar postagens no Twitter, pois por meio delas você pode encontrar outros tweets que tenham sido marcados com a mesma etiqueta.

Além do mais, no Twitter é possível encontrar um ranking dos assuntos mais comentados por região, incluindo aí cidades, países e também a nível mundial. Esse ranking são os famosos Trending Topics.

Instagram 

O Instagram oferece o Instagram for Business, que possui recursos apropriados para perfis empresariais, inclusive para consultórios médicos. Além do mais, essa rede conta com usuários assíduos e ativos, o que é mais uma razão para utilizá-la nas estratégias digitais.

Essa versão for Business traz insights pertinentes a respeito das métricas de engajamento do público, facilitando o planejamento para mais ações de Marketing.

O apelo por imagens e o recurso dos Stories são os pontos fortes do Instagram. Por isso, a dica ideal de conteúdo é postar fotos que destacam as estruturas da clínica e os benefícios que elas oferecem para os pacientes.

Contudo, é importante também oferecer conteúdo informativo no Instagram, sempre levando em conta o uso adequado das hashtags. Elas servem para categorizar e contextualizar o conteúdo, o tornando mais acessível para os usuários.

Youtube 

Os vídeos são tão importantes que até aparecem nas páginas de resultado do Google. Por isso, é importante criar um canal no Youtube para uma clínica médica.

O conteúdo dos vídeos deve ser voltado para elucidar questões a respeito da saúde, sem nenhum objetivo mercadológico. Um ponto importante é que o conteúdo em vídeo é um dos melhores formatos para gerar autoridade sobre um assunto.

Blog Médico – Saiba o que postar

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Além das redes sociais já mencionadas, o Marketing digital para consultório médico ganha mais um importante aliado quando um blog entra na jogada.

A razão para isso é simples: o Marketing médico depende basicamente de conteúdo de qualidade e um blog contribui muito nesse sentido.

Além de seguir as técnicas de SEO, a dica essencial para assegurar postagens relevantes no blog médico é investir em conteúdo informativo. Sendo assim, confira algumas sugestões de postagem a seguir.

Responda perguntas 

“Como emagrecer com saúde?” “Como evitar o colesterol alto?” “Quais tratamentos para aliviar as dores nas costas?” Quando se trata de saúde essas e muitas outras indagações são frequentemente digitadas no Google. Pode reparar!

Por isso, postagens com o objetivo de elucidar tais questões são fundamentais para reforçar a presença digital.

A dica, nesse caso, é realizar uma busca no Google e averiguar o que mais interessa ao público a partir dos principais termos de busca procurados.

O Google Trends é uma importante ferramenta nesse sentido. Além disso, efetuar uma pesquisa direta com os pacientes também pode ajudar.

Realização de procedimentos 

Alguns pacientes desejam saber como são realizadas determinadas cirurgias, quais as medidas de segurança adotadas, quais os riscos e mais uma série de dúvidas.

Para isso, é possível optar por postagens que visam esclarecer várias questões sobre esses assuntos. Por exemplo, elucidar como é o processo de preparação de um paciente para um exame ou cirurgia, como o procedimento é feito e como é o processo de recuperação.

Saúde no dia a dia 

Ciente de que “tudo que é bom é imoral ou engorda”, os pacientes frequentemente querem saber quais são os alimentos ideais para uma dieta, como se prevenir de certas determinadas doenças e tudo mais que tem relação com a saúde no cotidiano.

É aí que surge a oportunidade de elaborar postagens que sepultam crenças e mitos relacionados com os cuidados ao organismo.

Aproveite para utilizar assuntos do momento para atrair leitores. Por exemplo, quando se aproximam os festejos de final de ano, faça postagens sobre os cuidados com a alimentação.


Moment Marketing | Entenda mais sobre esse conceito nesse post


Além do mais, invista em guest posts, ou seja, em postagens efetuadas por especialistas convidados. Isso ajuda a fortalecer a credibilidade do blog e também atingir mais público.

Benefícios do Marketing de Conteúdo para médicos

Atualmente aqueles profissionais da área de saúde que não se adaptarem aos tempos modernos da era digital irão perder terreno na hora de angariar mais pacientes.

Muitas informações a respeito da saúde estão na web, em sites e blogs que são gerenciados por profissionais da saúde comprometidos com a qualidade de conteúdo e o bem estar dos pacientes.

Por tudo isso é que o Marketing de conteúdo para consultórios traz várias vantagens para quem atua na área. Entre os benefícios é possível mencionar alguns a seguir. 

Maior exposição da marca 

Pelo fato de que os canais digitais são cada vez mais utilizadas por pessoas de todas as classes sociais e culturas é fundamental investir em ações de marketing que utilizam esses canais, trazendo com isso mais visibilidade para a clínica.

Mais engajamento com os pacientes 

A presença digital permite engajar mais os pacientes com a marca da clínica, a tornando uma opção de destaque na busca por atendimento médico.

É importante também salientar que o marketing digital médico mantém os pacientes atualizados e conectados com a clínica, reforçando a presença digital e assegurando uma maior fidelidade.

Atendimento mais humanizado

Em se tratando da área da saúde, o atendimento bem feito reforça ainda mais o vínculo entre os profissionais e os pacientes. Eles se tornam mais confiantes em relação ao trabalho realizado pelos médicos.

Outro aspecto importante em relação ao marketing de conteúdo para médicos é o acompanhamento dos pacientes. Por meio de canais como as redes sociais e e-mail marketing é possível oferecer um eficiente pós-atendimento.

Como fazer Inbound Marketing para médicos

O Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de Atração, tem o objetivo de usar práticas que atraem e convertem clientes. Essa estratégia também pode ser utilizada por profissionais da área de saúde.

De uma forma geral, o Inbound Marketing para médicos atrai os pacientes para as clínicas. Essa atração é feita basicamente disponibilizando conteúdo relevante e de qualidade.

Visto que o Inbound Marketing tem o objetivo de atrair pacientes, então é necessário adotar estratégias capazes de serem vistas pelo público e ainda despertar o interesse dele. Nesse aspecto, confira algumas dicas para realizar o Inbound Marketing para médicos.

Otimização para sites de busca 

Como atrair pacientes exige conteúdo de qualidade, então as técnicas de SEO são fundamentais para o Inbound Marketing porque, graças a elas, é possível efetuar postagens em blogs capazes de garantir um bom ranqueamento nas páginas de resultado.

Essas técnicas geralmente envolvem o uso adequado dos termos de busca e o uso correto de links internos e externos na publicação das postagens.

Além disso, é possível utilizar ferramentas que auxiliam a encontrar os termos de busca corretos para otimizar os conteúdos. Entre elas estão a Google Keyword Planner e a Ubbersugest.

Preocupação com a Experiência de Usuário 

Também conhecida como User Experience (UX), a Experiência do Usuário leva em conta todas aquelas características que tornam a navegação em um blog, um site ou em um aplicativo fácil, rápida e acessível.

Ter um site com design responsivo, por exemplo, é uma medida importante para garantir uma boa Experiência de Usuário.

Captação de leads 

Utilize no site e no blog recursos capazes de manter um contato por mais tempo com os potenciais pacientes que acessam esses canais.

O convite para responder alguma pesquisa ou assinar uma newsletter com dicas de saúde é uma boa alternativa para reforçar esse contato.

Como criar materiais para atrair mais pacientes

São os conteúdos educativos e informativos que movem o Marketing digital médico, pois além de conferir uma ampla vantagem para se destacar nas primeiras posições do Google, conteúdos informativos estão de acordo com o que solicita o CFM.

Tais conteúdos também serão o suporte para a clínica transmitir maior credibilidade. Sendo assim, confira alguns dos tipos de conteúdo que uma clínica pode produzir para atrair novos pacientes.

E-books 

Os livros digitais são um excelente meio para proporcionar conteúdo completo e bem detalhado.

É possível preparar um E-Book sobre um tema que seja a especialidade e disponibilizá-lo de forma gratuita a quem acessar o blog ou site por meio do preenchimento de um simples formulário com algumas informações de contato, como nome e e-mail, por exemplo.

Este é um caminho viável para consolidar a presença digital e ampliar a lista de contatos para futuras interações por e-mail.

Lives 

Diante das possibilidades que a tecnologia streaming permite, a transmissão ao vivo de vídeos, também conhecida como Webinars, é uma alternativa interessante para atrair potenciais pacientes.

Esse tipo de iniciativa pode ser usado para mostrar ao público os conteúdos que visam explicar como é o procedimento de uma cirurgia, bem como dicas sobre alimentação, prática de esportes e outros cuidados com a saúde.

White Papers 

Semelhante a um e-book, um White Paper é um material que traz conteúdo mais aprofundado ainda, sendo ideal para o paciente que já teve contato com outros materiais da clínica.

Os White Papers são bem mais extensos e demandam mais tempo para serem produzidos, pois são mais aprofundados em conteúdo. Não raras vezes apresentam termos mais técnicos e dados de algum tipo de pesquisa.

Na era digital o Marketing de conteúdo para médicos é o melhor caminho para a divulgação de clínicas 

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Em tempos em que pacientes recorrem cada vez mais ao Google para efetuar pesquisas sobre saúde, solicitar dicas e sanar dúvidas, o melhor que os profissionais da saúde fazem é investir no Marketing médico digital.

As redes sociais, os blogs, bem como smartphones e demais ferramentas, possibilitam que as pessoas tenham acesso constante a conteúdo na web.

Sendo assim, ao utilizar de maneira planejada as estratégias de Marketing digital, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e demais profissionais estarão mais visíveis para os seus pacientes.

Por se tratar de conteúdo relacionado com saúde, é claro que também é fundamental que os gestores estejam atentos para o que o CFM solicita em relação a essas abordagens.

Além disso, como gerenciar uma clínica e ainda se ocupar com a criação de conteúdo demanda muito esforço, é importante que os profissionais de saúde solicitem os serviços de agências de conteúdo.

Tais agências são aptas e especializadas a efetuar pesquisas de público e encontrar as melhores maneiras para aplicar o Marketing de conteúdo para médicos.

Portanto, se você deseja impulsionar a imagem e a marca do seu negócio, entre em contato com a Verbum Conteúdo, a agência de Marketing de conteúdo que tem experiência no assunto e conhecimento para colocar em prática as estratégias adequadas para a sua clínica ou consultório.

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