Marketing-de-Conteúdo-para-Advogados---O-que-é-e-como-fazer

Não é só a área de tecnologia ou de entretenimento que pode se beneficiar das estratégias de conteúdo. O Marketing de Conteúdo para advogados também deve ser usado como uma poderosa ferramenta para profissionais do Direito.

Na era do Marketing Digital, o conteúdo é um dos protagonistas. É por meio de um conteúdo bem elaborado e direcionado que os profissionais dos mais variados segmentos possuem alcance e divulgação do seu trabalho.

Por essa razão que médicos, arquitetos, políticos, jornalistas e artistas investem no chamado Marketing de Conteúdo. Contudo, os profissionais da advocacia não ficam para trás e também podem aproveitar as vantagens que essa abordagem proporciona.

No entanto, o Marketing de Conteúdo para advogados deve obedecer a algumas regras bem específicas, se tornando adequado com o que exige as diretrizes da profissão.

No presente texto você vai ficar a par de mais conceitos a respeito do marketing jurídico, conhecendo a regras sobre como utilizar essa estratégia e os benefícios que ela traz.

O que é Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que consiste em engajar o público-alvo e com isso, aumentar a quantidade de clientes. Tudo isso por meio da criação de conteúdo relevante.

Ao utilizar o Marketing de Conteúdo você atrai clientes, oferecendo informações que estabelecem uma percepção positiva da sua marca e empresa. Desse modo você se torna mais relevante para os clientes, inclusive como uma das suas opções de escolha.

No caso do Marketing de Conteúdo para escritório de advogados, ele também busca engajamento, porém não com o intuito de vender produtos, mas com o objetivo de divulgar os serviços e trabalhos realizados.


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Antes de tudo vamos revisar o que pode e não pode ser feito no Marketing Jurídico

A área da advocacia é um segmento importante do nosso dia a dia, pois trata de leis, direitos e deveres que determinam um convívio harmônico das pessoas na sociedade.

Nesse aspecto, por se tratar de temas voltados para leis e normas, é necessário contar com algumas restrições na hora de trabalhar o Marketing de Conteúdo de um escritório de advocacia.

Sendo assim, o Código de Ética traz algumas determinações acerca do que pode e do que não pode quando o assunto é adotar estratégias de marketing e publicidade no âmbito da advocacia. O capítulo IV do CED (Código de Ética e Disciplina) apresenta, portanto, esclarecimentos sobre tais iniciativas.

O que pode ser feito no Marketing Jurídico de acordo com o CED

  • É possível efetuar a veiculação em espaços para publicidade de Advogados ou Escritórios de Advocacia em página de revista jurídica na web.
  • O advogado pode possuir um site e veicular anúncios na web, desde que obedeça a mesma moderação da veiculação em jornais e revistas especializadas na área jurídica.
  • Tanto um advogado quanto um escritório de Advocacia estão aptos divulgar seu site pela na web. Além disso, é possível publicar anúncios do website do advogado ou do escritório em outros sites na web.
  • A utilização de fotografias nas homepages é permitida, contudo, tais imagens devem estar adequadas com a postura da advocacia, apresentando com isso um caráter sério e sóbrio.
  • O advogado tem a liberdade de divulgar eventos em que ele vai atuar como um palestrante.
  • É possível fazer parte de páginas de cadastro de profissionais jurídicos na web, tais páginas são importantes para que o profissional seja encontrado.
  • É possível mencionar a especialidade do escritório ou advogado em anúncio, isso ajuda os clientes a saberem quais causas o profissional atende.

O que NÃO pode no Marketing Jurídico de acordo com o CED

  • O profissional de advocacia não pode disponibilizar serviços via fax. Além disso, ainda que o advogado possa ter um site ou blog, ele não pode oferecer tais serviços por meio de canais como um e-mail, por exemplo.
  • Não é possível efetuar publicidade ao lado de ofertas de serviços e produtos de consumo que não possuem relação nenhuma com o ramo da advocacia.
  • Assim como a utilização de e-mails para divulgar serviços está proibida, também não é possível efetuar publicidade por meio de mensagens para celular.
  • O advogado pode contar com um website, todavia não é permitido oferecer consultas gratuitas por meio desse canal.
  • Também não é permitido estampar o nome profissional em objetos que não fazem parte do segmento da Advocacia, como, por exemplo, camisetas, chaveiros e xícaras.
  • Também não é possível o uso de termos e frases que fazem parte do ramo comercial, tais como “venha conhecer os nossos serviços” ou “consulte-nos o quanto antes”.
  • Não é permitido fazer publicidade em conjunto com alguma outra atividade, como, por exemplo, advocacia e escritório de contabilidade ou advocacia e pet shop.

Por que investir em Marketing de conteúdo para Advogados?

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O investimento em Marketing de Conteúdo para advogados representa uma série de vantagens, todas elas podem ser percebidas no dia a dia de trabalho.

Aqueles profissionais da área da advocacia que investem nessas estratégias envolvendo conteúdo poderão interagir com mais facilidade com os clientes.

Eles também irão assegurar uma eficiente presença digital, algo que é fundamental no atual contexto, em que a internet já se consolidou como uma ferramenta fundamental para qualquer empreendimento.

Entre os vários benefícios que o marketing de conteúdo para advogados confere, é válido destacar alguns bem pontuais. Vamos ver?

Gera autoridade profissional

A autoridade profissional é um dos gatilhos mentais mais conhecidos e utilizados quando o assunto é estratégia de Marketing. Por meio desse gatilho, clientes se sentem mais confiantes para adquirir um determinado produto ou serviço.

No caso do marketing jurídico, o fato de ter um site e ainda possuir uma boa presença online divulgando conteúdo pertinente e de qualidade gera mais autoridade e credibilidade para o escritório.

A autoridade é fundamental em qualquer área e no segmento da advocacia não é diferente. Por essa razão o Marketing de Conteúdo para advogados surge como uma excelente ferramenta para o profissional mostrar o seu trabalho de forma eficiente para os clientes.

Atrai mais leads e clientes 

Quem investir em Marketing de Conteúdo vai ouvir falar muito a respeito de leads e clientes. Leads, nesse caso, são os clientes em potencial, ou seja, é aquela parcela do público-alvo que demonstra interesse em conhecer mais o serviço ou produto oferecido.

A melhor maneira para atrair leads e convertê-los em clientes é por meio de um conteúdo engajador, qualificado e empenhado em resolver os problemas da persona do seu negócio.


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É por isso que o Marketing de Conteúdo para advogados é tão importante, pois permite oferecer uma série de informações para os leads e clientes, os mantendo informados sobre os assuntos relacionados com a área jurídica.

Ajuda na educação da população 

Nem sempre a população compreende como funcionam alguns princípios fundamentais da área jurídica, como funciona um escritório de advocacia e como os advogados trabalham auxiliando os seus clientes.

Sendo assim, é aí que o advogado pode investir em marketing de conteúdo como uma boa alternativa para esclarecer conceitos pertinentes acerca dos seus serviços.

O conteúdo, nesse caso, deve elucidar e sanar algumas dúvidas, servindo assim como um meio de educar as pessoas. Desse modo, o trabalho do advogado vai contribuir ainda mais com a sociedade.

Cria confiança com futuro clientes

Informação é fundamental para criar confiança. As pessoas, antes de adquirir um serviço, querem saber mais detalhes a respeito dele.

Nesse contexto, o Marketing de Conteúdo para advogados é de extrema importância, pois permite ao público conhecer melhor os serviços prestados pelo escritório.

Sendo assim, investir no Marketing Jurídico deixa de ser apenas mais um recurso e se torna uma importante estratégia para captar leads e consolidar mais clientes.

Marketing de Conteúdo para advogados | Por onde começar?

Os advogados podem utilizar o Marketing de Conteúdo de várias maneiras, pois hoje em dia existem vários canais online e até offline que auxiliam na divulgação dos serviços do escritório.

Porém, é importante ter um planejamento bem elaborado antes de colocar em prática as ações de conteúdo. Além disso, é necessário conhecer as características e como funcionam esses canais.

Entre as ações mais utilizados e eficientes para utilizar o Marketing de Conteúdo é possível destacar as principais a seguir.

Blog posts

 Os blogs são meios bastante conhecidos quando o assunto é comunicação na web. Eles são versáteis, pois suportam postagens de textos, podem ainda conter imagens, vídeos e arquivos de áudio.

Entretanto, é importante destacar também que além de versátil, não é difícil criar um blog. Hoje em dia existem várias ferramentas intuitivas que possibilitam a criação de um sem possuir um conhecimento avançado de programação.

As postagens em blogs, seja por meio de textos ou vídeos, são importantes para o marketing jurídico, pois servem para engajar a audiência, trazer explicações importantes e manter os clientes informados acerca de pautas relevantes.

Entre as vantagens dos blogs é possível citar o alcance das postagens e o fato de que eles podem ser acessados por diferentes dispositivos, tanto desktops quanto mobile. Um exemplo muito conhecido de blog com temática jurídica é o Migalhas.

Canal no Youtube 

Os vídeos hoje em dia são ferramentas que possuem bastante apelo quando o assunto é Marketing de Conteúdo. Uma prova disso é a popularidade do Youtube, que é bastante acessado e apresenta uma ampla variedade de conteúdos.

Os vídeos, de uma forma geral, conquistaram o gosto do público por ser uma mídia ágil, que une imagem e som. Além disso, os vídeos podem ser acessados via smartphones e desktops, permitindo que o público tenha condições de visualizar o seu conteúdo quando e onde quiser.

Outra vantagem dos vídeos é a facilidade da produção. Atualmente câmeras digitais e os smartphones contam com recursos capazes de criar materiais com boa qualidade de áudio e vídeo.

Um exemplo de canal de vídeo no Youtube referente a conteúdo jurídico é o Minuto de Direito.

Marketing de Conteúdo para advogados com Podcasts 

O podcast também já se consolidou como um formato bastante interessante para a realização de Marketing de Conteúdo. Ele consiste basicamente em uma mídia baseada em áudio.

Dessa forma, é possível apresentar programas de entrevistas, debates e aulas por meio de podcasts. Um dos grandes benefícios dessa estratégia é o fato de que o ouvinte pode ouvir o conteúdo por meio de um smartphone, por exemplo, enquanto realiza outras atividades.

Hoje em dia é possível encontrar vários podcasts que abordam conceitos relacionados com a área jurídica. Um deles é o Salvo Melhor Juízo, que traz debates relacionados ao direito.

Dicas em redes sociais 

As redes sociais não podem ser desprezadas por quem quer investir em Marketing de Conteúdo para advogados. O Facebook, o Instagram e o Twitter são as mais utilizadas. Hoje em dia elas são ideais para uma interação constante com o público.

Por meio delas é possível divulgar conteúdos variados, sempre levando em conta as características de cada rede.

Além disso, uma estratégia eficiente de Marketing Jurídico é utilizar as redes sociais dando dicas e esclarecendo questões importantes a respeito de leis. No Instagram, por exemplo, existem contas interessantes.

A @direitonews e a @blogentendendodireito trazem informações rápidas e interessantes sobre temas de advocacia.

Estratégias para utilizar Marketing de Conteúdo para Advogados no seu escritório

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O Direito é um assunto bastante amplo, pois a nossa sociedade é amparada por leis e os cidadãos possuem direitos e deveres. Desse modo, há vários temas que podem ser adotados para você viabilizar o Marketing Jurídico do seu escritório.

Após adotar estrategicamente os canais a serem utilizados, como blog, redes sociais e vídeos, é importante selecionar pautas que sejam relevantes para os seus clientes.


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A seguir elencamos algumas ideias objetivas e aplicáveis que podem ser de grande importância quando o assunto é Marketing de Conteúdo para advogados.

Comentários de notícias recentes 

Orientar o cidadão a respeito de como funcionam as leis é um serviço importante. Sendo assim, é possível trazer notícias recentes para os seus canais e abordá-las sob o viés do Direito, explicando para os clientes como a lei trata esse assunto.

Notícias sobre violência contra a mulher, aposentadoria e educação são alguns exemplos. O que a lei diz a respeito desses temas? Quais as mudanças de leis? Você pode engajar o seu público trazendo à tona várias explicações a respeito desses temas.

Educar os consumidores sobre direitos que eles não sabem que têm 

Nem sempre os consumidores sabem quais direitos possuem, pois isso ocorre muito, inclusive, no comércio eletrônico. Nem sempre as pessoas estão a par sobre os procedimentos legais envolvendo a compra e venda de produtos por internet, por exemplo.

Esses e outros temas que abrangem o direito do consumidor são bastante requisitados e pesquisados pelas pessoas. É válido utilizar o Marketing de Conteúdo para educar a população a respeito dos seus direitos.

Explicação de termos “juridiquês” 

Quem não atua no ramo do Direito e não faz parte do dia a dia dos escritórios de advocacia provavelmente desconhecem vários termos técnicos relacionados a essa área.

Por essa razão, algumas pessoas evitam até mesmo buscar os seus direitos, pois consideram complicado demais compreender vários termos relacionados à advocacia.

Nesse caso, o Marketing de Conteúdo é uma excelente alternativa para você interagir melhor com os seus potenciais clientes, abordando de forma acessível pautas que muitas vezes são do interesse deles.

O Marketing de Conteúdo para advogados é importante para impulsionar o seu escritório 

Hoje em dia, diante do excesso de informação, quem apresentar um conteúdo de melhor qualidade terá mais chances de se destacar. Isso vale para qualquer tipo de negócio, inclusive para quem tem um escritório de advocacia.

Por isso o Marketing de Conteúdo para advogados quando realizado dentro dos padrões éticos da advocacia, se torna uma ferramenta relevante para quem quer assegurar uma boa presença digital e conquistar mais clientes.

Por fim, se você precisa de auxílio ou deseja investir nessas estratégias, saiba que a Verbum é uma agência que atua com Marketing de Conteúdo para advogados em Curitiba e no Brasil todo.

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