Conteúdo-Ead-em-casa

O Ensino à Distância se intensificou nos últimos anos, especialmente devido ao avanço da internet e das plataformas digitais. Diante dessa popularidade, a produção de conteúdo EaD em casa já se torna uma alternativa de negócio.

Nesse contexto, com a proliferação do trabalho remoto em tempos de pandemia, o mercado de educação e ensino também precisou se reinventar. Dessa forma, a demanda pela a criação e consumo do EaD aumentou substancialmente.

É aí que a montagem de um estúdio caseiro se torna uma importante ferramenta para quem almeja elaborar e produzir conteúdo EaD em casa.

O Ensino à Distância, também chamado de EaD, é uma solução viável para escolas, universidades, empresas e até para produtores de conteúdo em geral, principalmente durante o período de pandemia.

Graças à produção de EaD, é possível disponibilizar e compartilhar os mais variados tipos de conteúdos. Nesse texto você vai encontrar tópicos que trazem conceitos fundamentais sobre o tema.

Alguns dados sobre o EaD 

Hoje em dia o EaD é uma maneira eficiente de romper várias barreiras que impossibilitam os indivíduos de terem acesso a um ensino qualificado. De acordo com o site do governo, entre 2009 e 2019 as matrículas nessa modalidade de ensino aumentaram significativamente.

Posto isso, o Ensino à Distância se torna uma oportunidade para quem quer obter conhecimentos e assim ingressar no mercado.

Atualmente o EaD é proporcionado por instituições de ensino que são credenciadas pelo MEC, o que traz para essa modalidade mais credibilidade.

Inclusive, de acordo com o Ministério da Educação, no final da década passada, o Ensino à Distância começou a apresentar 14% dos alunos que frequentam cursos de graduação.

Vantagens do EaD

Mesmo que ainda haja certa resistência do EaD por alguns grupos, é notável que o ensino à distância apresenta inúmeras vantagens para quem produz e quem consome esse tipo de conteúdo.

Flexibilidade de horários 

No modelo EaD o aluno normalmente tem condições de optar pelos dias e horários mais adequados para estudar. Isso é vantajoso, pois permite que o estudante consiga organizar os seus trabalhos e tarefas diárias com os estudos.

Menor custo 

O aluno economiza com transporte e alimentação, visto que não há a necessidade de comparecer regularmente na instituição de ensino. Além do mais, as mensalidades dos cursos à distância geralmente são mais baixas quando comparadas com os presenciais.

Isso deve às questões dos custos de produção que são extremamente reduzidos na modalidade EaD e a possibilidade de escalabilidade do método.

Distância deixa de ser um problema 

Morar longe, em outro bairro, ou quem sabe até mesmo em outra cidade e Estado não é mais um empecilho quando se trata de aulas EaD. A transmissão do conteúdo por meio da internet facilita o acesso dos estudantes.

Essa característica se torna fundamental especialmente em meio a pandemia, em que as normas de distanciamento social inviabilizam aulas presenciais e fazem do Ensino à Distância uma solução.

Alternativa para negócios 

Em uma era como a atual, em que as pessoas utilizam cada vez mais a internet para buscar conteúdo e pesquisar temas variados, a produção de conteúdo EaD aparece como uma boa opção de empreendimento.

Entretanto, o mais interessante é que com as plataformas adequadas, os equipamentos certos e um bom planejamento, você pode produzir conteúdo EaD em casa.

Por meio de um estúdio Home Office você terá condições de preparar e transmitir o conteúdo que domina, ganhando com isso um bom dinheiro. Nesse caso, a versatilidade é um ponto a favor.

A produção de Ead em casa permite criar materiais que ensinam conceitos sobre Marketing Digital, artesanato, gastronomia e mais uma ampla variedade de assuntos. Ao escolher um conteúdo que você domina, já é possível fazer um bom planejamento e investir na criação do EaD.

Saiba estruturar todo o seu conhecimento

O conteúdo EaD, para ser considerado realmente de qualidade, deve ser bem distribuído. Por mais que você tenha um amplo conhecimento acerca do tema abordado, a organização na hora de preparar os principais tópicos é essencial.

Por isso, para não errar na hora de criar o seu curso de Ensino à Distância, leve em consideração os seguintes detalhes a seguir.

Antes de tudo, pense na sua estrutura de ensino 

Os conteúdos devidamente estruturados facilitam não apenas a compreensão do usuário do seu curso EaD, mas também viabilizam uma melhor organização do tema na sua mente.


Quer saber como escrever para web? Então não deixe de conferir esse post sobre Webwriting


Por mais que você possua um excelente domínio do tema a ser ensinado, a estruturação dos assuntos e tópicos é fundamental para você ter ainda mais segurança e desenvoltura na hora da abordagem.

A mente humana absorve melhor os conhecimentos por meio de etapas e de forma fragmentada, fazendo associações e aos poucos ordenando essas informações.

Sendo assim, um exercício interessante é você se colocar no lugar do público. Desse modo você terá uma ideia mais precisa sobre como serão as melhores maneiras de assimilar o conteúdo e, com isso, estabelecer uma estrutura adequada.

Ter uma estrutura facilita ao máximo a sua linha de raciocínio e qualifica ainda mais o seu curso de Ensino à Distância.

Avalie a questão do espaço (de mercado e espaço físico) 

Na hora de pensar em como você vai estruturar o seu conteúdo, leve em consideração também o espaço para as ideias. Pense, por exemplo, que o curso que você desenvolveu é sobre Marketing Digital.

Esse é um tema bastante abrangente. Por isso, na hora de estruturar o seu curso, faça um apanhado de tudo aquilo que é essencial acerca do Marketing Digital. Avalie o que é essencial o público saber logo no início e veja o que deve ser mencionado mais tarde.

Com isso, se torna mais fácil trabalhar os conteúdos do seu curso EaD para apresentar o conhecimento da maneira mais didática possível.

Da mesma forma, a questão do espaço físico também é essencial para a construção do seu curso EaD. Para um estúdio caseiro, basta um pequeno espaço no quarto, na sala ou em algum espaço que seja propício para a tarefa.

No entanto, os equipamentos são essenciais para transformar todo esse conhecimento em um produto adequado. E isso veremos mais além nos tópicos futuros.

Selecione os temas que serão abordados

Diante de uma boa estrutura e com o tempo devidamente planejado, se torna mais fácil trazer os temas que serão abordados no curso de Ensino à Distância.

Nesse contexto é fundamental pensar na comodidade dos alunos. Efetue uma pesquisa e veja quais assuntos são mais acessíveis para trazer por primeiro lugar e quais são os que devem ser deixados para um estágio mais avançado do seu curso.

Quando o assunto é o EaD em casa, você deverá pensar como um editor, estabelecer um roteiro para melhor você abordar os tópicos. Sendo assim, quanto melhor for estruturado o seu conteúdo, mais qualificado será o seu curso. Com isso, mais alcance ele terá.

Elabore a sua apresentação

Como-produzir-conteúdo-EaD-em-casa

Com tudo devidamente encaminhado, chega a hora de elaborar a apresentação do seu conteúdo. Para isso, é importante organizar um estúdio caseiro e investir em um equipamento adequado para a captação da imagem e áudio do seu vídeo.

É aí que entra a necessidade de elaborar um pequeno roteiro para facilitar a sua apresentação. Isso facilita a produção de conteúdo EaD. É importante ter em mente também o desenvolvimento de materiais extras.

Nesse contexto é importante pensar na produção de materiais, como, por exemplo, livros digitais, infográficos, livros físicos e podcasts, por exemplo.


Precisa de ajuda para criar o seu conteúdo EaD? Então clica aqui e confira o nosso post sobre terceirização de conteúdo


Além do mais, estruture bem o seu conteúdo por meio de módulos bem divididos, pautados por vídeos com no máximo 30 minutos de duração. Essa divisão por módulos, partindo dos assuntos básicos e avançado para os mais complexos, ajuda no aprendizado do aluno.

Custos para produzir conteúdo EaD em casa com um home estúdio

A disponibilidade de ferramentas e tecnologias adequadas permite a produção de conteúdo EaD em casa. Além disso, a procura das pessoas por conteúdo nos mais diversos temas abre várias oportunidades nesse segmento.

O conteúdo é essencial para assegurar a qualidade de um curso na modalidade Ensino à Distância. Porém, é preciso pensar também na forma. Aliar forma e conteúdo garante o êxito do EaD.

Entretanto, é preciso levar em consideração vários detalhes na produção de aulas remotas. Inclusive aspectos da gravação, captação de áudio e edição de imagens. Nesse caso, vale pensar nos custos que um estúdio caseiro exige.

O home estúdio, portanto, se torna um investimento necessário. Mas você sabe quanto custa montar um? Para você ter uma noção exata, é preciso ficar por dentro de todos os equipamentos que você vai utilizar. Pegue o papel ou a sua planilha e tome nota!

Webcam

Também conhecida como câmera web, ela tem a função de captar as imagens e gravar no seu computador. Por essa razão, esse equipamento é um dos grandes aliados de quem quer investir no ensino remoto em casa.

Hoje em dia, quem almeja adquirir uma boa webcam vai gastar em média R$500,00. A Logitech é uma das melhores nesse segmento, sendo altamente recomendada pela qualidade e a credibilidade do curso EaD.

Essa câmera apresenta uma excelente capacidade de captação de vídeo, oferecendo alta resolução e trazendo profissionalismo para o seu conteúdo.

Além da Logitech, há também outros modelos de webcam que podem suprir as suas necessidades. Entre elas estão a Multilaser, a Redragon, a Microsoft Lifecam e a Kiyo Razer.

Microfone

O áudio é um dos detalhes mais importantes de uma produção EaD. Dependendo do conteúdo apresentado, é possível que o usuário, com um smartphone em mãos, opte por apenas escutar o material enquanto caminha ou efetua alguma outra atividade.

Diante disso, o áudio surge como um elemento fundamental para tornar a sua aula perfeitamente compreensível e audível para o usuário.

Para assegurar a qualidade do áudio, o microfone é a ferramenta básica. Ao investir em um bom microfone para o seu curso EaD, você irá gastar em torno de R$100,00 por um equipamento minimamente profissional

Além disso, você deve avaliar qual é o tipo de microfone mais adequado, bem como o tipo de ambiente, como, por exemplo, gravações em cenários externos ou internos.

Para ambientes externos, o mais recomendado é o microfone de lapela com ou sem fio. Um exemplo desse modelo é o Shure Motiv. Ele é considerado um dos melhores e apresenta uma excelente captação de som e uma boa impedância.

Outro tipo é o microfone condensador, que é perfeito para gravações em ambientes internos, como no caso do seu estúdio home office. Um bom exemplo desse modelo é o Behringer C-1.

Há também a possibilidade de você utilizar o modelo de microfone shotgun. Trata-se de um modelo bastante maleável e versátil, pois pode ser usado com ou sem suporte. O Rode VideoMic Go é um deles.

Instalações e equipamentos para produzir conteúdo EaD em casa

Dependendo do cenário e do local utilizado para o seu estúdio Home Office, você vai necessitar de alguns equipamentos a mais, como cabos, extensões e tomadas. É importante estar preparado para esses detalhes.

Como você vai ligar vários equipamentos ao mesmo tempo, é preciso estar atento para o número de tomadas do cômodo, a necessidade de novas adaptações, etc.

Um tripé, por exemplo, é um elemento que ajuda muito na qualidade da produção, atuando como um ponto de referência para posicionar a sua câmera. Graças a um tripé, além de evitar trepidações na hora da gravação, é possível regular a altura e a posição da câmera.

Além disso, vale pensar também na instalação de sistemas de iluminação adequados para o ambiente, caso necessário. A luz caseira não é a melhor para deixar o seu vídeo com um perfil mais profissional.

Nesse caso, um softbox é um equipamento que além de proporcionar a iluminação necessária para o seu vídeo, também serve para controlar os níveis de luz, favorecendo efeitos diferentes caso sejam necessários.

O equipamento consiste em uma lâmpada posicionada sobre um tripé, que geralmente é ajustável. A lâmpada é envolta por uma caixa, feita com um tecido que deixa a luz transparecer de forma mais suave.

Nem sempre o softbox é acompanhado da lâmpada. Caso você prefira adquirir apenas a lâmpada, lembre-se de que ela deve ser de cor fria, acima de 5500 Kelvins. O preço médio é de R$150,00.

A caixa do softbox também pode ser vendida separadamente, com diferentes tecidos e formatos.

Na maioria dos modelos, o tecido difusor, que é posicionado em frente à lâmpada, pode ser removido da softbox, para que o fotógrafo utilize apenas a luz da lâmpada ou opte por outro tecido. Um bom equipamento de iluminação softbox poderá custar a partir de R$360,00.

Custos extras que ninguém vai te contar na produção de conteúdo EaD em casa

A produção de conteúdo EaD em casa também poderá demandar alguns gastos a mais. Tais custos normalmente não são mencionados e, por isso, muitas vezes são ignorados.

Por isso fica aqui a dica: para fisgar de vez os alunos do seu curso e garantir a qualidade das aulas, vale investir um pouco mais para trazer algumas melhorias. Veja então quais são esses custos extras.

Memória para o seu computador

A produção de um vídeo não envolve apenas a captação. Ela também demanda a edição do material. A edição é um dos elementos mais importantes da narrativa audiovisual. Por isso, é fundamental que quem quer passar mensagens por meio desse meio deve entender de edição.

Para rodar um bom programa de edição, saiba que o seu computador vai necessitar de mais memória. Apenas assim ele vai suportar a grande quantidade de dados que terá que processar.

Sim! Vídeos demandam muita capacidade de processamento, por isso, para ter fluidez nessas tarefas, se prepare para ter grande poder de processamento. E prepare o bolso também!

O ideal é que o seu computador tenha, no mínimo, 8 GB de memória para rodar os principais e mais básicos programas de edição. O investimento em mais memória é de cerca de R$150,00.

Programa de edição profissional

O investimento em um EaD em casa exige a produção de vídeos. Você pode utilizar uma câmera excelente, um bom jogo de iluminação, mas isso de nada adianta se você não souber como editar os vídeos.

Sabendo disso, é fundamental garantir a boa edição do seu conteúdo audiovisual, proporcionando uma boa experiência para o usuário. Sem uma boa edição não há imersão.

É para isso que se torna mais do que importante ter à disposição um software de edição com vários recursos e funcionalidades. O investimento nesse tipo de programa fica em torno de R$50,00 por mês.

Já o software mais recomendado atualmente para começar com edição básica é o Adobe Rush, que é o irmão mais novo do já conhecido Premiere. Porém, vale também pesquisar por outros nomes que fazem sucesso no mercado.

Entre eles estão o Openshot, que é uma boa alternativa para quem utiliza o sistema operacional Linux. Outro software de edição bastante recomendado, especialmente para a produção de aulas remotas em casa, é o Camtasia.

Esse programa possui um excelente recurso de captura de tela, que é muito útil para vídeos demonstrativos e educativos.

Cenário para a sua gravação EaD

produção-de-conteúdo-EaD-em-casa

O seu curso EaD é o produto a ser vendido. Ele deve priorizar um bom conteúdo. Isso é o básico.

No entanto, não custa lembrar que para um produto ser bem sucedido, é necessário combinar forma e conteúdo. O cenário, nesse caso, é a forma, é a embalagem do seu conteúdo.

Um cenário adequado, organizado, transmite mais credibilidade para o usuário. Não há necessidade de um ambiente ao seu redor repleto de apetrechos e detalhes, pois eles podem tirar o foco do seu conteúdo.

Já em alguns casos, um tecido preto atrás de você já é o suficiente para manter o seu conteúdo como o protagonista. Porém, dependendo do assunto abordado, é até interessante pensar em uma decoração coerente com o tema. É essencial também ter em mente a organização do ambiente. Nada de livros fora do lugar e bagunça.

Além disso, mesa e, especialmente, uma cadeira confortável podem ser detalhes relevantes para garantir a sua desenvoltura na hora de passar a sua mensagem. Lembre-se que é importante transmitir organização no seu vídeo.

Basicamente, quando se trata de materiais para compor um cenário, você pode gastar até mesmo a quantia de R$200,00.

Isolamento acústico

Por mais que você tenha à disposição microfones de qualidade comprovada, é bom ficar atento para o isolamento acústico do ambiente onde você organizou o seu estúdio Home Office para EaD.

Ruídos externos podem vazar e prejudicar a experiência dos seus alunos, afetando de forma negativa o seu curso. Por isso, vale investir no isolamento acústico do local, bem como pesquisar quais são os materiais utilizados para isso.

As mantas acústicas, por exemplo, custam em média R$190,00. Já as placas de espumas podem custar R$290,00. Quanto aos vidros antirruídos, eles podem atingir o valor de R$220,00.

Enquanto isso, as placas de vermiculitas, que possuem propriedades de isolamento acústico, chegam a R$215,00.

Hospedagem de vídeos e plataformas

Depois de produzir os seus conteúdos em vídeos, é preciso hospedá-los em alguma plataforma para os mesmos ficarem disponíveis na web.

Para isso, você pode contratar uma plataforma que proverá esse serviço e outros recursos, como opções de pagamento, segurança digital e outros recursos.

Por outro lado, se você quiser ter mais independência e criar o seu próprio sistema, saiba que também deverá hospedar os seus vídeos em alguma plataforma, pois sem isso, você consumirá uma quantidade enorme de espaço em disco do seu servidor web e certamente terá problemas frequentes.

Uma alternativa que apresenta bons recursos para hospedagem de vídeos é a plataforma Vimeo. Com o Vimeo você terá mais controle de privacidade dos seus vídeos e muitas opções de integrações.


Por falar em plataforma, confira neste post 7 ferramentas para criar cursos online


O valor para um plano profissional é partir de 7U$ por mês, o que equivale a 84U$ por ano. Com esse plano você terá 250GB de espaço para hospedar os seus vídeos e torná-los mais profissionais.

Já se preferir plataformas prontas, é possível encontrá-las a partir de R$ 99,00. Da mesma forma, há plataformas gratuitas que cobram por vendas feitas.

Por isso, diante dessas variedades de plataformas, vale a pena analisar qual delas é a mais interessante para a sua necessidade em termos de preços e funcionalidades.

Produzir conteúdo EaD em casa será a solução do futuro

A produção de conteúdo EaD em casa pode não ser um negócio barato, mas ao longo do tempo pode ser muito rentável.

A busca por conteúdo é enorme nos dias de hoje. Além disso, o conceito de Ensino à Distância já adquiriu bastante credibilidade. O MEC já reconhece essa modalidade, assim como o mercado de trabalho.

O EaD é a solução que a era digital traz para a educação e também para quem quer gerenciar um curso e obter uma renda extra.

As ferramentas que possibilitam o Ensino à Distância estão cada vez mais versáteis e intuitivas, proporcionando a disseminação dos mais variados tipos de conteúdo.

Graças a esses softwares e também a plataformas e empresas que produzem EaD, é possível gerenciar um curso online. Em tempos de pandemia, por exemplo, tal iniciativa se torna a oportunidade para várias pessoas enfrentarem a crise.

Ela se torna até mesmo a solução para as instituições de ensino que necessitam de uma alternativa para substituir as aulas presenciais.

Portanto, a produção de conteúdo EaD em casa é uma possibilidade que, além de ser rentável para quem almeja investir em um negócio próprio, traz resultados positivos para a sociedade em geral, viabilizando a geração de conhecimentos e informações.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.