Marketing-de-conteúdo-para-imobiliárias-e-corretores

O segmento das imobiliárias possui enorme relevância nos dias de hoje. Inclusive, esse mercado não é diferente dos outros em um aspecto fundamental: o conteúdo. É por essa razão que o marketing de conteúdo para imobiliárias é um detalhe importante.

O marketing imobiliário, também chamado de marketing para corretor de imóveis, deve ser realizado com técnicas específicas. Desse modo, é possível garantir várias vantagens para obter êxito nessa área, como a presença digital e uma melhor interação com clientes.

O fato é que, como a produção de conteúdo vale ouro no atual contexto do marketing digital, aplicar essas técnicas para o mercado imobiliário faz toda a diferença, especialmente se levarmos em conta o quanto as pessoas utilizam ferramentas digitais para interagir com vários tipos de serviços, inclusive os imobiliários.

No presente cenário, em que um smartphone ou uma simples busca no Google auxilia as pessoas nas pesquisas sobre locação e compra de imóveis, o marketing digital para imobiliárias não pode ser deixado de lado.

Mais do que uma ferramenta, ele se torna o aspecto básico para imobiliárias e corretores de imóveis realizarem um trabalho capaz de atingir um número maior de pessoas, conseguindo mais destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Sendo assim, para você por dentro de tudo o que o Marketing de conteúdo para imobiliárias pode fazer, confira os tópicos a seguir.

O que é o Marketing de Conteúdo para Imobiliárias

Hoje em dia nada escapa dos holofotes do Marketing de Conteúdo, nem mesmo o mercado imobiliário.

O Marketing de Conteúdo para corretores de imóveis consiste no uso de diversas ferramentas e estratégias capazes de atrair, reter e conquistar novos usuários e clientes interessados em produtos, serviços  e tudo o que abrange o mercado imobiliário.

Como todas as pessoas, mais cedo ou mais tarde, se deparam com a necessidade de alugar ou comprar uma residência, ou até mesmo um local de trabalho, o setor imobiliário é um segmento muito forte. E o consumidor que pesquisa imóveis para compra ou locação nem sempre é impactado por estratégias tradicionais de Marketing.

O conteúdo, nesse contexto, é o motor para impulsionar as estratégias. E é aí que as ferramentas digitais entram em cena para viabilizar melhor a transmissão desse conteúdo.

A digitalização das estratégias permite, por exemplo, a geração e a nutrição de leads, ou seja, de pessoas que possuem algum interesse em obter mais informações a respeito de um determinado imóvel. Com o marketing digital para imobiliárias é possível:

  • Garantir mais autoridade no mercado
  • Facilitar a comunicação
  • Divulgar a marca da imobiliária
  • Tornar o negócio mais competitivo

Entenda o comportamento do consumidor digital

O consumidor na era da internet possui um comportamento diferente daquele consumidor dos anos 90, da “era pré-smartphone” e Google.

O consumidor de hoje está mais atento, pois ele utiliza as ferramentas e os canais digitais à sua disposição para interagir com as empresas. Isso vale também para o segmento dos corretores de imóveis.

Na atual realidade das redes sociais e da digitalização dos negócios, o Marketing para Imobiliárias é a peça-chave para a construção de estratégias capazes de atender a esse consumidor adaptado às tecnologias digitais.

Dessa forma, é por meio das tecnologias que esse consumidor pode absorver conteúdo, fator fundamental para o posicionamento e o fortalecimento de qualquer empresa no mercado, inclusive as do setor imobiliário.

Em se tratando do mercado de imóveis, os produtos possuem um elevado valor agregado e são de necessidade básica. Isso não impede que, na hora de procurar um imóvel, os consumidores levem em consideração objetivos próprios.


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Há aqueles que são solteiros e procuram por imóveis menores, há também aqueles que querem um local espaçoso para a família, bem como há os consumidores que buscam um imóvel para servir como um estabelecimento comercial, por exemplo.

De uma forma geral, o comportamento do consumidor moderno apresenta características como:

  • Maior atenção às redes sociais
  • Possui mais vontade de interagir
  • Tem mais paciência para pesquisar
  • Mais exigente quanto aos canais para interação

Saiba como o Marketing Digital é importante para o novo mercado

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O marketing digital é atuante em qualquer ramo de negócio. Não dá para imaginar uma pequena, média e, especialmente, uma grande empresa sem utilizar as vantagens proporcionadas pela digitalização.

Entretanto, no mercado imobiliário e de corretores o marketing digital também tem o seu espaço garantido. A prova disso é a grande quantidade de buscas de imóveis realizadas na internet.

De acordo com o Google, em 2020, 34% dos consumidores utilizaram a web para pesquisar imóveis. Além disso, conforme uma pesquisa da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação, 87% dos consumidores preferem receber contato das corretoras por e-mail.

Não é difícil entender motivos para que a internet seja uma aliada poderosa na busca por imóveis:

  • Comodidade
  • Rapidez
  • Facilidade em tempos de pandemia

Diante disso, o Marketing de conteúdo é usado por imobiliárias que almejam se destacar no setor e se consolidar como uma referência na área.

Por meio das estratégias estabelecidas com o Marketing de conteúdo, as imobiliárias e os corretores podem se adaptar tranquilamente a esse cenário que está cada vez mais digitalizado. E tudo isso utilizando canais online – e também offline – para produzir conteúdo e, desse modo, conquistar a confiança do público.

Como as estratégias de marketing de conteúdo para imobiliárias podem impulsionar os negócios

As estratégias que envolvem a produção de conteúdo servem para turbinar o marketing imobiliário, proporcionando mais alcance de público e com um custo relativamente baixo.

Assim que o marketing de conteúdo começa a atrair visitantes para o site, blog e redes sociais da corretora, é um claro indício de que o público está reagindo ao material apresentado. Isso proporciona o aumento na captura de leads, o aumento da conversão e outros benefícios.

Para criar estratégias de marketing de conteúdo para imobiliárias realmente capazes de trazer bons resultados, é necessário seguir alguns pontos essenciais.

Descubra as dores do seu lead 

O marketing de conteúdo para imobiliárias apenas vai assegurar resultados vantajosos se o conteúdo tiver relevância e, especialmente, se ele for transmitido para o público certo.

Não por acaso, entre as estratégias para viabilizar o marketing digital para imobiliária, está a realização de um planejamento. Nesse planejamento é possível conhecer melhor os clientes da empresa e o que eles realmente necessitam.

Dessa forma, estipular a persona logo de início é uma das principais estratégias. A persona é um personagem fictício que possui todas as características referentes ao perfil do público da corretora de imóveis, tais como profissão, idade, hobbies e estilo de vida.

Contudo, é importante também conhecer o conceito de lead. Os leads constituem aquela parcela de público que demonstrou interesse por um determinado conteúdo e desse modo avança no funil de vendas.

Realizar pesquisas, avaliar comentários no blog e em outros canais da empresa é uma boa maneira de compreender as dores do lead e entender melhor o comportamento do consumidor.

Foque em respostas concretas do seu público 

O marketing de conteúdo para imobiliárias depende de uma compreensão do que é relevante para o público. De uma forma geral, os clientes que procuram uma corretora de imóveis querem ficar por dentro de questões básicas, como, por exemplo:

  • Realização de financiamentos
  • Pagamento de impostos
  • Taxas
  • Regras para compra e aluguel

Produzir conteúdo mantendo o foco nesses e outros temas já permite sanar uma série de dúvidas do público. Além do mais, esses assuntos atraem aquelas pessoas que estão em busca de informações.

Uma alternativa interessante é manter atualizada no site ou blog uma seção de FAQ, que é a famosa seção de “perguntas mais frequentes”.

No caso de postagens em um blog, é fundamental fazer uma ampla pesquisa sobre as palavras-chaves mais procuradas. Isso facilita não apenas o SEO, mas também estabelece uma boa Experiência de Usuário para o público.

Entenda a jornada do cliente 

A jornada do cliente consiste na experiência completa do cliente ao interagir com uma determinada empresa. Essa interação vai desde o primeiro contato com o negócio até o pós-venda desse produto ou serviço.

Essa compreensão possibilita que as empresas gerem valor durante todo o procedimento de compra e participem de forma ativa dessa trajetória, instruindo o mercado e os seus consumidores.

No caso da realização do marketing de conteúdo para imobiliárias e corretora de imóveis, é necessário compreender o que faz os consumidores avançarem no processo de compra, desde o interesse em adquirir um apartamento ou residência, incluindo os trâmites envolvendo documentação, até o atendimento depois da compra.

Vale ter em mente ainda que a aquisição de um imóvel por parte do cliente é um procedimento bastante planejado. As pessoas, de uma forma geral, analisam uma série de variáveis para aquisição de um imóvel, tais como:

  • Espaço
  • Localização
  • Preços
  • Qualidade
  • Estética

Para o corretor de imóveis entender a jornada do cliente é preciso conhecer bem a sua persona e, a partir daí, se torna mais fácil assegurar uma produção de conteúdo capaz de atrair, instruir e estimular o público a partir para a ação de compra.

Disponibilize conteúdos que ajudem os seus clientes a tomarem decisões 

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Esse é um ponto essencial para o marketing de conteúdo para imobiliárias, pois a produção e a gestão de conteúdo ajuda e incentiva os consumidores a avançar na jornada de compra.

Um exemplo disso é a produção de materiais ricos. Tais materiais consistem em um aprofundamento maior para a elaboração de conteúdo. Sendo assim, um material rico contempla mais informações que uma postagem em um blog ou um vídeo curto.

Os principais exemplos de material rico e com um alto potencial de instrução são:

  • Infográficos
  • Webinars
  • Whitepapers
  • E-book

Os e-books, que são os famosos livros digitais, já se consolidaram como um dos formatos mais utilizados quando se trata de materiais ricos.


Neste artigo você poderá saber os benefícios da terceirização de conteúdo


As razões para isso são evidentes, pois eles possuem mais espaço para conteúdo e podem ser consumidos em desktops e dispositivos móveis.

As estratégias de marketing para distribuir os e-books podem utilizar recursos como landing pages, o site, o blog, e-mail marketing e outros canais. É a partir dos materiais ricos que se torna possível atrair e converter leads.

Como elaborar uma campanha de marketing de conteúdo para  imobiliárias 

Agora que você já está por dentro de conceitos sobre Marketing de Conteúdo, leads, materiais ricos, jornada do cliente e muitos outros, já tem mais recursos para elaborar marketing de conteúdo para imobiliárias e corretores.

No entanto, para que essa estratégia seja realmente bem sucedido, capaz de seduzir, encantar e fazer o consumidor partir para a ação de comprar ou alugar um imóvel, é essencial ficar atento para alguns detalhes que fazem toda a diferença no resultado final.

Estabeleça quais objetivos deseja alcançar 

O marketing de conteúdo para imobiliárias depende de ações relevantes, capazes de realmente influenciarem o cliente a conhecer mais sobre uma promoção, as vantagens de um imóvel ou outra ação importante.

Por isso, a produção de conteúdo deve contar com objetivos bem definidos. Nesse caso existem várias possibilidades, que vão desde tornar a marca da imobiliária mais conhecida ou, em algumas situações, segmentar ainda mais os clientes, atendendo, por exemplo, um público formado por estudantes, pessoas solteiras ou casais sem filhos.

Entenda quais canais o seu lead mais utiliza 

Após estabelecer previamente os objetivos e ações de marketing de conteúdo, conhecer melhor o seu público e identificar os leads, é preciso avaliar quais os canais se adaptam aos objetivos propostos.

Hoje em dia, ainda que a digitalização seja a palavra de ordem nos negócios, é preciso prestar atenção nas vantagens dos canais offline e em como eles podem ajudar nas estratégias de marketing.

Não é à toa que o termo omnichannel vem ganhando destaque na gestão de negócios e, inclusive, tem tudo para otimizar o marketing de conteúdo para imobiliárias.

Omnichannel consiste basicamente em uma abordagem capaz de unir canais online e offline, estabelecendo com isso mais alternativas para a interação e o atendimento ao público.

Lembre-se que os canais utilizados devem estar de acordo com os objetivos estabelecidos e também com o comportamento do lead.

Planeje as ações 

As ações do marketing de conteúdo para imobiliárias devem ser previamente planejadas de acordo com os objetivos e os canais escolhidos. É aí que chega a hora de optar pelos canais adequados.

Se o objetivo do conteúdo é trazer mais autoridade para a marca, postagens em blog são bem-vindas, assim como o uso das redes sociais. Nesse aspecto, vale incluir no planejamento a presença de um social media para imobiliária, por exemplo.

Outro detalhe importante é utilizar também um calendário de postagens. Isso auxilia a organização da produção de conteúdo, trazendo com isso mais qualidade e capacidade de atração.

Produza materiais para cada canal 

Após estabelecer quais os canais os serão utilizados, é a hora de disponibilizar os conteúdos para cada um deles. Sendo assim, quando se trata de um blog, vale lembrar que, além das postagens, é possível produzir infográficos e fotos.

Ainda assim, se tratando do setor de imóveis, o uso de fotos é um fator determinante para assegurar um conteúdo rico, capaz de passar o máximo de informação para o usuário que almeja sempre obter uma visualização do produto.

Outro canal propício para a utilização de imagens é o vídeo. Com eles é possível mostrar de forma detalhada vários tipos de imóveis, destacando as principais características e vantagens.

Também não dá para deixar de lado outros tipos de canais. O e-mail marketing é um deles, especialmente para a conversão de leads e para estabelecer uma interação mais personalizada e segmentada com o público.

Mensure os resultados e reajuste a estratégia 

Não basta apenas disponibilizar o conteúdo, é necessário avaliar como o público está reagindo a ele. Mensurar os resultados é o que vai determinar se as estratégias estão sendo bem sucedidas.

Hoje em dia é possível contar com várias ferramentas que permitem obter resultados precisos acerca da recepção do público. É necessário estabelecer uma mensuração constante desses resultados para mudar o quanto antes caso seja preciso.

Ideias de conteúdo para corretores e imobiliárias

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O marketing de conteúdo para imobiliárias envolve produção constante e, por isso, demanda também uma boa dose de criatividade. Desse modo, o corretor tem condições de atrair tráfego, tornar a empresa mais competitiva e ao mesmo tempo informar o consumidor.

Entre tantos canais e possibilidades para disponibilizar conteúdo, não faltam ideias para tornar o marketing de conteúdo apto a converter leads e assegurar resultados satisfatórios. E algumas dessas ideias você pode conferir a seguir.

Faça vídeos curtos sobre imóveis e publique nas redes sociais 

Um imóvel é um investimento muito caro e nenhum cliente quer dar um tiro no escuro ao comprar ou alugar uma casa sem conhecê-la de forma detalhada.

Por isso, uma boa ideia, capaz de reforçar a presença digital e ainda trazer informações precisas, é elaborar vídeos para as redes sociais. Graças a vídeos bem produzidos o cliente tem uma noção mais objetiva dos imóveis oferecidos.

Fale sobre novidades do mercado imobiliário 

No quesito imóveis, as pessoas estão em busca de novidades. Quais as principais tendências em termos de moradia? Quais as ideias para uma habitação sustentável? Como decorar uma sala?

Essas são algumas indagações que podem ser respondidas por meio de postagens em um blog, nas redes sociais e em vídeos.


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Compare taxas de crédito de regiões diferentes e até de países diferentes 

O preço é um fator fundamental que pode viabilizar ou até mesmo atrapalhar a compra ou aluguel de um imóvel. Não por acaso, a produção de conteúdo envolvendo valores é uma alternativa interessante e informativa.

Uma boa ideia, nesse sentido, é efetuar postagens abordando o valor das taxas de crédito, inclusive as comparando entre diferentes regiões do país e até do exterior.

Além disso, é interessante também trazer pautas acerca sobre impostos relacionados com o setor imobiliários, visto que o público normalmente tem muitas dúvidas acerca de vários aspectos burocráticos.

Mostre modelos de residências diferentes de outras regiões e países 

Não deixe também de destacar modelos de casas e apartamentos diferenciados. O público também se interessava por tais novidades, sejam elas no Brasil ou no exterior.

Imóveis de arquitetura diferenciada reforçam a curiosidade de muitas pessoas, sendo pautas que chamam a atenção. É pertinente trazer à tona conteúdos que mostram dicas sobre reformas e decoração, dando exemplo também de materiais específicos para isso.

Enfim, nem tudo é sobre vendas no marketing de conteúdo para imobiliárias 

Além de pautas sobre impostos, taxas, dicas de decoração e outros temas, vale ressaltar no conteúdo um conceito muito pertinente: a importância da moradia.

O setor imobiliário trabalha com a necessidade de ter um lar, um local para a família morar, esse sentimento de ter uma casa é um atrativo para tornar o conteúdo ainda mais relevante.

Conclusão

O marketing de conteúdo para imobiliárias e corretores é um dos grandes aliados na obtenção de novos negócios no mercado de imóveis. 

A utilização da tecnologia nos empreendimentos torna as transações mais transparentes e facilita a interação com os clientes. Isso serve para todos os segmentos de negócio, inclusive o setor imobiliário.

O marketing de conteúdo para imobiliárias, nesse aspecto, ganha mais força com o uso de ferramentas digitais e, em tempos de digitalização, ele se torna um valioso aliado na busca para converter e nutrir leads.

Graças a essa abordagem, hoje em dia se torna mais fácil ter um contato mais direto com o público, facilitar a jornada do cliente e também, caso necessário, ampliar o alcance do negócio, reforçando a presença da marca e a qualidade dos serviços.

Sobretudo, ciente de que a confiança é um artigo valioso no segmento das imobiliárias, o conteúdo bem feito e relevante é a chave para uma interação objetiva e clara com os clientes.

Portanto, agora que você está por dentro das dicas e de como o marketing de conteúdo para imobiliárias é importante, está na hora de colocá-lo em prática.

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