Redação web | 7 dicas para aumentar a sua performance como redator web

A prática constante é a melhor forma de aumentar a perfomance de  um redator web. Porém, existem outras questões que também são importantes para lapidar o ofício de quem trabalha com as palavras.

Por mais que existam muitas “fórmulas” e diretrizes que direcionam a redação web muitos atributos são esquecidos, e isso faz com que o real potencial dessa área não seja explorado.

Por conta disso, elaborei algumas dicas necessárias e relevantes que vão “turbinar” o seu processo de escrita e elevar a qualidade da sua redação web. Vamos ao que interessa então?!

Seja conciso em seus textos

A concisão é um atributo que pode deixar o seu texto mais leve e mais agradável de ler. E é isso que o leitor procura na redação web.

Ser conciso é conseguir transmitir uma ideia de forma breve e inteligível e numa era em que “ninguém mais tem tempo para nada”, essa “qualidade” se faz mais que necessária.

Uma dica para exercitar a concisão é fazer resumos de outros textos, escrever resenhas de livros e até mesmo reescrever versões reduzidas das suas próprias criações.

Aprenda sobre arquitetura e hierarquia de informação

Saber os conceitos principais de como elaborar e organizar as informações pode levar a sua produção de conteúdo textual a um patamar muito elevado.

Essas áreas são importantes, por exemplo, para que o redator web saiba construir bons tópicos, subtítulos e parágrafos que tenham relações coerentes entre si.

Além disso, a arquitetura e a hierarquia da informação auxiliam o leitor ou usuário final a compreender melhor o conteúdo quando há um ordenamento lógico entre as informações.

Entender os processos de algo faz toda a diferença

Essa é uma dica básica e até mesmo óbvia, mas sabemos que muitos redatores se propõem a escrever sobre assuntos que não dominam totalmente, se apoiando apenas em pesquisas genéricas.

Neste ponto, a ideia é entender as coisas como de fato elas acontecem para que no momento da criação do conteúdo se tenha certeza e propriedade do que se está falando.

Para que isso ocorra vale conhecer de perto ou até mesmo participar de experiências que tenham relação com os assuntos que o redator web se propõe a abordar em sua rotina.

Se atenha à pauta da redação web

Outra questão em que muitos redatores pecam é o fato da não atenção à adesão da pauta.

Tergiversar é um problema que pode pôr em dúvida toda a capacidade do profissional, pois isso mostra a falta de comprometimento ou incapacidade para a função.

Quando a pauta não está bem produzida ou descrita, vale se atentar para o título que é o grande “norte” de qualquer redação web. Em casos de dúvida, o ideal é sempre se voltar para ele.


Leia aqui como a semântica pode ajudar a deixar a sua redação web ainda melhor


Seja e esteja “antenado”

Esse tópico está estritamente relacionado com o que foi abordado na terceira parte. Ser e estar atento é procurar sempre entender o que está acontecendo e como as coisas acontecem.

Saber das últimas novidades da sua área, estar a par das movimentações do mercado e do que pode acontecer é fundamental no dia a dia de qualquer redator.

Por isso, fique sempre com as “antenas ligadas” para o que acontece no cotidiano. Você pode não gostar de futebol, mas vai perder um bom job por não saber escrever sobre o tema?

Tenha simetria nas suas construções textuais

O conceito de simetria corresponde a várias áreas como Arte, Matemática e Arquitetura. Entretanto, na redação web a simetria corresponde ao equilíbrio entre a distribuição do texto.

Isso pode parecer algo de quem é paranoico ou perfeccionista, mas a simetria textual diz respeito à organização e à harmonia na disposição do texto.

Além de contribuir para a organização, as proporções do texto cria uma percepção de estilo onde o leitor pode “prever” como o restante do texto será apresentado (preste atenção na simetria deste texto).

Dialogue com o leitor

Você já leu um texto que parecia uma conversa com o autor? Um texto pautado por perguntas e respostas e com um tom totalmente informal?

Toda redação web deve ser construída com a ideia de ser uma conversa. Por isso, usar elementos do diálogo é muito importante para “quebrar o gelo” de um texto formal ou técnico.

Contudo, dialogar com o leitor por meio do texto não é fácil e isso requer conhecimentos sobre as principais dúvidas do seu segmento. Entendeu agora porque é importante conhecer o público-alvo?


E por falar em diálogo, que tal saber 10 construções textuais que você deve evitar em sua redação web?


Conclusão

De uns anos para cá, a figura do redator web ganhou grande destaque no universo do Marketing Digital e das estratégias de negócios online.

Tudo isso tem a ver com a importância que a produção de conteúdo representa na obtenção de novos clientes e o novo comportamento do consumidor que é influenciado pelas mídias digitais.

E sendo assim tão importante, a redação web deve seguir algumas práticas que melhorem ainda mais os resultados e os objetivos a que se propõe.

E você, o que achou das dicas? Tem alguma outra informação ou prática que julga necessária na redação web? Compartilhe aqui e deixe a sua contribuição para engrandecer ainda mais a área.

Artigos relacionados

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.