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Uma agência de conteúdo ou empresa de marketing de conteúdo pode ser uma aliada de peso para as estratégias de Marketing de Conteúdo. E principalmente se você não conta com uma equipe especializada, essa talvez seja uma das poucas soluções viáveis.

A terceirização de conteúdo é uma ótima estratégia para impulsionar o seu negócio e criar autoridade no seu segmento em um cenário onde consumidores e possíveis clientes fazem buscas minuciosas por informações e produtos.

A verdade é que cada vez mais o consumidor pesquisa e busca informações completas sobre uma empresa, produto ou serviço. E adivinha quem se destaca nessa jornada? Sim, aquele que investe em conteúdo de qualidade.

Por isso, apostar na produção de conteúdo deixou de ser uma diferenciação, mas sim uma forma de sobreviver no tão concorrido mercado onde o conteúdo se tornou uma das principais formas de atrair novos clientes.

Por que investir na terceirização de conteúdo com uma agência

Imagine o cenário: você precisa impulsionar o seu negócio ou uma campanha de Marketing de Conteúdo, mas não conta com profissionais suficientes.

Diante dessa situação, o que você faz? Contrata profissionais e despende um budget enorme? Tenta fazer por conta própria correndo o risco de abandonar a empreitada já no começo ou procura uma agência de conteúdo especializada?


Leia mais aqui sobre quando investir na terceirização de conteúdo 


Todas as alternativas podem ser corretas, mas vamos lá? Quanto custaria ter uma equipe completa de Marketing de Conteúdo? Uns R$ 10 mil “por baixo”. E fazer por conta própria? Opa, também uma boa alternativa se você dominar o assunto e tiver muito tempo para elaborar, aplicar a estratégia e as ações corretamente.

No entanto, pensando em tudo isso, dá muito trabalho não é mesmo? Pensar, pesquisar, elaborar, executar e mensurar. Ufa, é muita coisa! E fazer tudo isso sozinho dá um trabalhão e tanto.

Por isso, existem as agências de conteúdo. Um braço extra para quem pretende investir em Marketing de Conteúdo sem se virar em 10 ou abandonar a estratégia na segunda semana.

Contar com a ajuda de uma agência de conteúdo é sinônimo de profissionalizar a sua estratégia e economizar (e muito!) os seus recursos financeiros. E aí, parece uma ideia boa?

Levando em consideração que a terceirização de conteúdo por uma agência é uma boa alternativa para o seu negócio, fica aqui a pergunta: você sabe como escolher uma agência de conteúdo de qualidade e confiável?

O que analisar em uma agência de conteúdo

Agora que você já soube um pouco mais sobre a terceirização de conteúdo, é muito importante ficar atento em relação à escolha de uma agência séria para cuidar da sua estratégia.

A seguir separamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na hora de escolher um bom parceiro para produção de conteúdo. Confira!

Verifique a reputação da agência de conteúdo

Como qualquer negócio que envolve a prestação de serviços, a reputação é uma dos atributos mais importantes para ajudar a fechar um negócio.

Para a contratação de uma agência de conteúdo não é diferente, pois a reputação está intimamente relacionada à qualidade dos serviços prestados.

Por isso, analise os trabalhos das empresas já atendidas pela agência, verifique a qualidade dos materiais e se preciso, busque informações com clientes que já foram atendidos.

Pode parecer exagero, mas as referências são uma das melhores formas de comprovar a qualidade e o profissionalismo de uma empresa. No entanto, é bom ter em mente que cada experiência é singular.

Analise o portfólio da agência em temas relacionados ao seu negócio

Depois de pesquisar a reputação da agência de conteúdo, vale a pena analisar o seu portfólio de forma mais específica e objetiva.

Isso é crucial, pois dependendo do segmento de atuação é importante ter certeza de que a agência já teve contato com o tema e tenha certa propriedade sobre o assunto.

Para isso, peça exemplos de trabalhos já realizados sobre o seu nicho de atuação. E caso o seu produto ou serviço seja muito peculiar, verifique se a agência possui facilidade em temas próximos ou correlacionados.

O importante neste caso é ter a segurança de que os profissionais da agência conseguirão absorver com clareza as informações e as minúcias do seu negócio. Existem temas, por exemplo, que possuem uma curva de aprendizagem maior que outros.

Conheça um pouco sobre os profissionais que irão produzir os conteúdos

Nós sabemos que as agências de conteúdo geralmente possuem muitos profissionais que dominam diferentes áreas do conhecimento.

Portanto, assim como o portfólio, é imprescindível conhecer também os profissionais que irão produzir tais conteúdos e as suas respectivas formações e habilidades.

Isso é importante para poder dimensionar as demandas de Marketing de Conteúdo e ter a certeza de que os conteúdos transmitirão a autoridade necessária para a persona.


Veja aqui 10 mitos sobre Marketing de Conteúdo que você deve abandonar hoje mesmo 


Com já é sabido, quanto mais domínio sobre um assunto, mais credibilidade um conteúdo transmite aos usuários. E isso faz toda a diferença em uma estratégia de Marketing de Conteúdo.

Analise os prazos e a capacidade de produção da agência de conteúdo

Outros pontos essenciais a serem analisados na terceirização de conteúdo são o prazo e a capacidade de produção que a agência possui.

Se você já possui uma estratégia de Marketing de Conteúdo bem estruturada e com prazos definidos, é extremamente importante analisar se a agência de fato poderá cumprir.

Mas como fazer ou ter certeza disso? Uma das formas, além do portfólio, é solicitar uma demanda como demonstração e então comprovar se a agência tem a capacidade de cumprir.

No entanto, só isso não é o suficiente, mas já é um indício de que há grandes chances de êxito. Para tanto, um contrato com todas as especificações de prazos e responsabilidades se faz mais que necessário.

Por isso, questione sobre as demandas que a agência está produzindo, outros clientes do mesmo segmento e também quantos profissionais serão disponibilizados para o seu projeto de Marketing de Conteúdo.

Conclusão

Saber como escolher uma boa agência de conteúdo é essencial para se destacar no mercado com uma estratégia de conteúdo consistente e eficiente.

Entretanto, são poucas as empresas que podem se “dar ao luxo” de ter uma equipe dedicada ao Marketing de Conteúdo, seja pela sua estrutura financeira ou até mesmo pelo desconhecimento dos benefícios que essa prática pode trazer aos negócios.

Por isso, se você deseja se destacar no mercado, conte com os serviços da Verbum para a terceirização do seu conteúdo. Nós somos uma agência de conteúdo em Curitiba que atende clientes e outras agências de todo o Brasil, além de possuirmos vasta expertise em vários segmentos.

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