O conceito de Universidade Corporativa é uma iniciativa que vem ganhando força no cenário global , funcionando especialmente como ferramentas de capacitação, inclusive melhorando a produtividade dos funcionários das empresas.
Mas afinal, o que é e como funciona uma universidade corporativa? Quais são os seus métodos e como elas realmente podem ser um diferencial competitivo para fortalecer um determinado negócio?
Nesse artigo, a gente vai apresentar para você as características definidoras dessas iniciativas de ensino, salientando ainda a influência que as modernas ferramentas digitais – aliadas aos principais recursos de EaD – exercem para viabilizar esse tipo de solução.
Também abordaremos como esse tipo de ensino personalizado pode ser um diferencial quando o assunto é o marketing interno de uma empresa, proporcionando mais conhecimento e competitividade.
Além do mais destacamos um breve histórico sobre o surgimento do conceito de universidade corporativa e como ele vem evoluindo e se adaptando no atual cenário, dominado por tecnologias disruptivas e cada vez mais interativas.
O investimento na criação e no planejamento de uma universidade corporativa tem tudo para ser uma boa estratégia, visando o aumento de produtividade e a preparação de novos líderes.
Para saber mais sobre esse tema, continue a leitura deste artigo.
Tópicos
O que é uma Universidade Corporativa?
Uma Universidade Corporativa (UC), conforme o próprio nome já aponta, é uma unidade de ensino destinada ao público interno de uma empresa e com a finalidade de capacitar os colaboradores de acordo com os interesses organizacionais.
Podemos afirmar ainda que esse tipo de iniciativa possui um cunho estratégico para propiciar o desenvolvimento e a educação de funcionários e, em alguns casos, até mesmo de clientes e fornecedores.
A partir disso, fica mais fácil entender que as universidades corporativas são focadas em um tipo específico de ensino, voltado muito mais para o aperfeiçoamento e engajamento dos colaboradores.
Para isso, essas unidades atuam desenvolvendo atividades profissionais relacionadas ao dia a dia de uma empresa, permitindo que funcionários tenham condições de atuar com o máximo excelência, atingindo metas, alcançando objetivos e permitindo que a empresa se torne ainda mais competitiva.
Por essa razão, as universidades corporativas estão ganhando cada vez mais relevância no atual cenário da gestão de negócios. Ainda mais quando sabemos que pesquisas apontam que a maioria das organizações atuais se preocupam em reter os seus talentos.
O pioneirismo da General Electric na adoção da universidade corporativa
Basicamente as universidades corporativas contam com objetivos bem definidos. Entre eles estão aprimorar os conhecimentos práticos e técnicos dos colaboradores de uma determinada empresa.
O intuito com isso é priorizar o aperfeiçoamento e o desenvolvimento do profissional no ambiente da respectiva organização.
Graças a isso, a empresa também passa a ter chances de crescer e se destacar no seu segmento de atuação. Além do mais, a universidade corporativa também tem o objetivo de:
- Destacar as vantagens do negócio.
- Estimular a busca dos seus colaboradores por aperfeiçoamento.
- Tornar a empresa uma referência em conhecimento técnico e teórico na sua área de atuação.
- Desenvolver novos talentos e reter bons profissionais.
Tudo isso tendo por base tecnologias modernas de interação e, em muitos casos, ferramentas digitais utilizadas no modelo EaD, o já conhecido Ensino à Distância.
Falando assim, até podemos acreditar que as universidades corporativas são uma novidade no atual cenário de gestão de negócios. No entanto, a realidade não é bem assim, pois o conceito de universidades com tais características já é uma prática adotada há tempos.
A prática ganhou força em meados do século passado, nos Estados Unidos, com o intuito de fortalecer as empresas em um cenário pós-Segunda Guerra Mundial. Um exemplo de universidade corporativa, dessa época, foi a General Electric’s Crotonville.
Embora tenha sido vendida em 2024, a Crotonville continua sendo conhecida como um importante centro de treinamento e desenvolvimento de líderes da General Electric.
O que diferencia uma universidade corporativa de uma universidade tradicional?
Muitas pessoas podem confundir e acreditar que não há uma distinção entre uma universidade corporativa e outra tradicional. No entanto, é possível sim estabelecer paralelos bem claros entre os dois tipos.
A universidade tradicional é uma instituição de ensino que tem como objetivo bem definido a difusão de um conhecimento mais universal, preparando o cidadão para o mercado profissional.
Enquanto isso, a universidade corporativa tem o intuito de competências e habilidades fundamentais para o sucesso de uma organização. O foco é aprimorar o colaborador para dominar os aspectos teóricos e práticos da empresa onde ele atua.
Em virtude disso, a universidade corporativa procura desenvolver bastante uma cultura empresarial, aliando aos seus conteúdos, conceitos que transmitem as crenças e os valores da empresa em questão.
Desse modo, é possível aferir que as universidades tradicionais apresentam um foco de ensino mais abrangente, enquanto as corporativas priorizam os aspectos da organização.
Conheça alguns exemplos de Universidades Corporativas pelo mundo
Hoje em dia não faltam exemplos do que se convencionou chamar de universidade corporativa. Mencionamos que a General Electric, nos Estados Unidos, abriu o caminho para que empresas também investissem na criação dos seus próprios centros de educação e difusão de conhecimentos.
Além do mais, com o cenário atual, apontando o aumento de abertura de empresas, é mais comum vermos o surgimento desse tipo de iniciativa de ensino destinado às organizações.
Hoje em dia, vale destacar alguns exemplos de universidades corporativas que fazem parte de grandes marcas do mercado. Algumas delas são:
- Hamburger University (a universidade corporativa do McDonald)
- Disney Institute
- Grow with Google
Cada uma delas tem os objetivos de valorizar a marca do negócio, enfatizar os valores da empresa e aprimorar o conhecimento dos seus respectivos colaboradores (e também do público externo).
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Universidade Corporativa e o seu valor estratégico
Não é novidade para ninguém o fato de que o Marketing Digital reina absoluto hoje em dia. A presença online é uma questão de sobrevivência para qualquer negócio, seja para um MEI ou para uma multinacional já consolidada no mercado.
No atual cenário, em que o Youtube é bastante acessado e as redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas, a abordagem digital é a grande protagonista na sociedade moderna.
Nesse contexto, as universidades corporativas – que já se provaram fundamentais para os mais variados tipos de empresas – devem se adaptar a esse ambiente cada vez mais digitalizado. É aí que entra o Ensino à Distância como uma solução bastante viável.
Além do mais, o fato de que tais universidades funcionam como uma maneira eficiente de reter talentos, também se tornam importantes na questão estratégica da empresa.
Vale destacar ainda que, por proporcionarem cursos e conteúdos baseados nos valores e missão da organização, as universidades corporativas conseguem formar líderes comprometidos com os ideais da empresa, aumentando a produtividade e a competitividade.
De uma forma geral, as aulas das universidades corporativas podem mesclar sessões presenciais e online por meio de plataformas de ensino a distância.
Como essa iniciativa pode auxiliar na gestão de um negócio?
As universidades corporativas podem auxiliar de várias formas, seja na melhoria da gestão e no fortalecimento do marketing interno de uma organização. Logo abaixo veremos alguns dos benefícios mais notáveis que elas oferecem.
Foco no desenvolvimento e no conhecimento do colaborador
Uma universidade corporativa é voltada para o desenvolvimento do colaborador no centro de seus programas. Porém, em alguns casos, elas também disponibilizam treinamentos para parceiros, clientes, fornecedores e até mesmo para o público em geral.
Isso se torna possível por meio de cursos e capacitações adaptados às características e necessidades específicas de cada negócio.
Graças a essa visão de ensino personalizado, o principal intuito é garantir que todos os envolvidos, desde os colaboradores internos até os fornecedores e clientes, recebam a qualificação adequada para exercer as suas funções de maneira eficiente.
Essa abordagem reforça as relações, otimiza a produtividade e centraliza toda a rede aos padrões e metas da empresa, resultando em várias vantagens e garantindo resultados positivos.
Vantagem competitiva
O conhecimento no ambiente de gestão de uma empresa é muito importante. Nesse sentido, uma universidade corporativa é a solução para formar colaboradores mais alinhados com as características do negócio.
Isso serve ainda para aumentar a competitividade da própria empresa a partir do melhor desempenho de todos.
Como resultado, também é possível perceber maior retenção desses talentos. Vale destacar que reter tais profissionais no quadro de funcionários deve ser a preocupação de qualquer empresa que almeja se tornar mais competitiva.
Diversidade e dinamismo no ensino
Vale lembrar que uma universidade corporativa consiste em uma solução que se adapta a diferentes cenários e realidades das empresas. Elas disponibilizam recursos como, por exemplo:
- Especializações.
- Palestras.
- Treinamentos.
- Formações específicas.
Graças a essas possibilidades, as universidades corporativas podem consolidar uma cultura de aprendizado no ambiente das empresas.
Parcerias com universidades acadêmicas
Existe a possibilidade de uma universidade corporativa estabelecer algumas parcerias de cunho estratégico com algumas instituições acadêmicas, como, por exemplo, universidades e escolas de negócios.
Essas relações mais estreitas com outras instituições representam soluções repletas de vantagens, pois permite que a universidade corporativa tenha acesso a conhecimentos especializados e recursos educacionais capazes de otimizar o ensino.
Vale também pensar no lado das universidades que podem se beneficiar da colaboração com essas empresas, pois ficam abertas a novas ideias e conhecimentos práticos sobre as necessidades de formação e desenvolvimento de habilidades no mercado corporativo.
Além do mais, é sempre bom lembrar que as parcerias podem gerar uma série de soluções, incluindo aí desde a iniciativa para criar programas de ensino até a consolidação de projetos de pesquisa e consultoria.
A marca da empresa associada a uma universidade corporativa
Em termos estratégicos, iniciativas assim valorizam a marca do negócio, pois tornam a empresa não apenas um ambiente corporativo, mas também um centro de referência em determinada área.
Em virtude disso, a marca da empresa tem muito a ganhar com a adoção de uma universidade corporativa, pois evidencia a preocupação e o compromisso com o desenvolvimento técnico dos seus colaboradores, como também com o conhecimento de uma forma geral.
Isso permite que a empresa tenha plenas condições de se destacar no seu respectivo mercado de atuação e, até mesmo, passe a atrair colaboradores conscientes de que estarão em um ambiente que viabiliza o crescimento e a formação contínua.
Na prática, o investimento em uma universidade corporativa tem tudo para posicionar melhor a marca na mente dos clientes.
A estrutura de uma universidade corporativa
Uma das principais características das universidades corporativas é a flexibilidade. Por essa razão, de um modo geral, elas contam com estruturas que se adaptam às necessidades da empresa, bem como com as modernas ferramentas tecnológicas à disposição.
Em virtude disso, as universidades corporativas devem possuir uma estrutura e uma gestão bem semelhante ao que encontramos nas instituições de ensino mais tradicionais.
No entanto, sempre mantendo o foco principal: o aprimoramento e o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Nesse contexto, veremos a seguir como criar uma estrutura adequada para uma universidade corporativa.
Conteúdos e cursos devidamente planejados
O ideal é que o conteúdo e os cursos apresentados aproveitem ao máximo a flexibilidade que as atuais ferramentas de educação e gestão proporcionam. Por essa razão, é importante encontrar maneiras de organizar esses materiais tanto no formato EaD quanto no presencial.
Os conteúdos podem apresentar dinâmicas variadas, sempre com o intuito de facilitar o engajamento do colaborador, otimizar o aprendizado e tornar a didática mais atrativa.
Sendo assim, é interessante utilizar diversos formatos, incluindo vídeos, aulas presenciais e até mesmo, caso seja possível, o recurso da gamificação.
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Também não dá para deixar de lado o conhecimento de profissionais especializados em educação corporativa, desenvolvimento de conteúdo e tecnologias de ensino.
Outro aspecto importante da estrutura de uma universidade corporativa é contar com um eficiente canal de comunicação, capaz de manter os colaboradores informados sobre os cursos e demais atividades.
Equipe multidisciplinar
As universidades corporativas geralmente estão atreladas aos departamentos de T&D ou a alta gestão, como diretorias de RH e DHO que no final, todos têm a principal função que é o desenvolvimento profissional dentro das organizações.
Com isso, essas áreas podem trabalhar com outras para elaborarem propostas de treinamentos, cursos e projetos de desenvolvimento profissional.
De forma geral, uma universidade corporativa conta com diversos profissionais de várias áreas. E para contornar e suprir essas necessidades, muitas recorrem às consultorias e empresas de terceirização de conteúdo ou agências especializadas em produção de conteúdo educacional.
Estrutura digital robusta
Quando falamos em universidade (seja ela corporativa ou não) é comum pensarmos em internet e EaD. Isso se deve à popularização e as facilidades que o ensino online trouxe à sociedade.
No entanto, “por trás dos bastidores”, antes de um aluno ou colaborador ter um curso na tela do seu computador ou no seu smartphone, muita coisa acontece.
A começar, uma universidade corporativa digital requer um bom plano de web hosting, ou seja, uma estrutura digital onde todos os recursos serão depositados e disponibilizados aos usuários.
Graças às evoluções tecnológicas, cada vez mais temos serviços voltados para a educação digital, desde plataformas prontas onde se “aluga” uma estrutura ou até mesmo a possibilidade de criar uma “do zero” com todos os requisitos que a organização deseja e precisa.
Estrutura audiovisual
No quesito estrutura técnica, uma universidade corporativa precisa contar com recursos audiovisuais mínimos que são:
- Câmera.
- Microfone.
- Iluminação.
Mas e o restante? Bem, em termos de corporação, é muito provável que haja um ambiente mínimo onde seja possível gravar conteúdos como uma sala de escritório, por exemplo.
A cenarização também é um requisito importante, no entanto, o próprio ambiente corporativo seja adequado para a maioria das necessidades e modelos de projetos de educação corporativa.
Ainda assim, fora os recursos tecnológicos, também são precisos profissionais que saibam utilizar tais recursos. E é aí que novamente pode entrar em cena uma empresa especializada que cuide de toda essa etapa, ficando a empresa à cargo de pensar apenas nas necessidades de desenvolvimento profissional.
Quais custos financeiros para implementar uma universidade corporativa?
De antemão, podemos afirmar que não existe um custo exato para criar e implementar uma UC. O ideal é levantar os requisitos e então listar os principais recursos necessários.
A seguir iremos exemplificar uma estrutura mínima de uma universidade corporativa conforme os pontos que citamos anteriormente.
Estrutura pedagógica |
ITEM | CUSTO |
Conteudista | 3000 |
Gerente de projeto | 4000 |
Professor Apresentador | 3500 |
Coordenador pedagógico | 4000 |
Total | 14500 |
Estrutura técnico-didática |
ITEM | CUSTO |
Designer Instrucional | 4000 |
Designer Gráfico | 3000 |
Revisor | 3000 |
Total | 10000 |
Estrutura tecnológica |
ITEM | CUSTO |
Plataformas LMS | 2000 |
Web Designer | 4000 |
Licenças de programas | 1500 |
Web hosting | 1000 |
Total | 8500 |
Estrutura audiovisual |
ITEM | CUSTO |
Câmera | 7000 |
Iluminação | 3000 |
Som | 2000 |
Acessórios | 1000 |
Total | 13000 |
Estrutura física e operacional |
ITEM | CUSTO |
Sala | 1000 |
Especialista de estúdio | 3000 |
Editor de vídeo | 3500 |
Custos logísticos/operacionais | 1500 |
Total | 9000 |
Estes são exemplos de custos simplórios para uma estrutura inicial, no entanto, podem variar bastante de acordo com as necessidades e, especialmente, as expectativas de cada empresa.
Uma forma de minimizar esses custos é procurar por serviços terceirizados onde os custos são sob demanda. Entretanto, é bem provável que boa parte dessa estrutura já exista nas grandes organizações, precisando de adaptações e direcionamentos corretos.
A exemplo disso são os próprios profissionais especialistas que podem ser disponibilizados para compartilhar os conhecimentos. A estrutura física também é um item que provavelmente já exista.
Sendo assim, muito desses custos podem ser otimizados em prol da criação de uma universidade corporativa de alto valor e com baixo custo operacional.
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Universidades Corporativas e o Ensino à Distância
O EaD é um formato que, ao longo do tempo, conquistou um importante espaço no cenário do ensino brasileiro. Hoje em dia essa abordagem de ensino é ofertada em várias universidades, escolas e instituições de ensino espalhadas pelo país.
No caso de uma universidade corporativa, a situação não é diferente. O uso dessa solução é uma maneira da empresa não apenas acompanhar uma abordagem moderna e que representa a digitalização das interações no mercado, como também manter a qualidade do conteúdo.
Hoje em dia temos à disposição várias plataformas que viabilizam a criação e a disponibilização de conteúdo EaD, tais como a Sambatech, a Udemy e o Moodle.
Como o EaD pode ajudar na dinâmica das aulas
O Ensino à Distância em uma universidade corporativa segue os mesmos padrões e conceitos do EaD utilizado em uma instituição de ensino acadêmico.
A grande diferença é que, no contexto empresarial e corporativo, o foco dos materiais e dos conteúdos será para aprimorar os conhecimentos dos colaboradores.
Em virtude disso, todo o planejamento da aula, da produção dos materiais e do desenvolvimento dos conteúdos, devem ser pensados de acordo com a realidade da empresa e levando em conta os objetivos de ensino.
O EaD, nesse sentido, representa uma dinâmica de ensino que representa uma série de vantagens para os funcionários, conforme os tópicos abaixo.
Aprendizado personalizado
O formato online de ensino permite o desenvolvimento de conteúdos voltados para um objetivo específico da empresa e, até mesmo, para um perfil bem determinado de colaboradores.
Acessibilidade
Hoje em dia, diante da vasta oferta de mídias digitais, o colaborador poderá acessar o conteúdo de onde ele estiver.
Flexibilidade
O EaD permite a elaboração de conteúdos em diferentes formatos, que vão desde vídeos, podcasts, audiobooks e e-books. Isso traz mais possibilidades de interação.
Também é pertinente destacar que, dependendo dos objetivos, a gamificação pode ser uma dinâmica bastante interessante e lúdica, capaz de facilitar o aprendizado.
Conforme apontou uma pesquisa realizada em 2023, pelo Great Place to Work, as empresas que investem na implantação de universidades corporativas, estão entre as organizações com as melhores práticas laborais.
Principais tipos de Universidade Corporativa
A criação e a implantação de uma universidade corporativa devem ter por base uma série de considerações, especialmente detectando os objetivos dessa iniciativa e quais problemas ela poderá sanar. Nesse sentido, é importante:
- Alinhar o propósito do seu negócio com os conteúdos propostos pela universidade.
- Adotar uma plataforma de e-learning compatível com os requisitos do projeto.
- Contar com uma eficiente equipe disciplinar.
- Utilizar métodos precisos de mensuração dos resultados.
Para criar uma universidade corporativa alinhada com o seu negócio, também é necessário ficar a par dos diferentes tipos mais proeminentes. São eles:
- Presencial.
- Virtual.
- Híbrido (ou Mista).
- Voltada para clientes.
A presencial obedece aos aspectos já conhecidos de uma universidade, proporcionando aulas em um espaço físico específico.
Esse modelo normalmente demanda mais custos e uma boa logística, porém é uma solução para empresas que necessitam de conteúdos muito mais práticos que teóricos.
Já o virtual é o modelo mais recomendado por ser mais acessível, dinâmico e flexível. Além do mais, graças a uma boa plataforma de EaD, é possível manter uma boa interação com os alunos e ainda assegurar a qualidade do material de ensino.
Há também a possibilidade de mesclar os dois modelos. Essa é uma alternativa que, além de valorizar os aspectos da interação presencial, consegue manter a acessibilidade e a flexibilidade do ensino online.
Inclusive, esse modelo permite adotar dinâmicas interessantes, como a gamificação, por exemplo.
Outro aspecto importante é que, levando em conta os objetivos da instituição, é possível elaborar dinâmicas de ensino capazes de trazer conteúdos não apenas para os colaboradores, mas também para os clientes.
Essa alternativa é válida quando o objetivo é informar melhor sobre as características de um produto ou serviço, otimizando ainda mais a experiência do cliente.
Também há aquele tipo de universidade voltada para os clientes finais, onde o aprendizado se torna um ativo de marketing para atrair e engajar os clientes com assuntos que rodeiam o universo de uma organização.
A importância do Design Instrucional para uma Universidade Corporativa
O Ensino à Distância possui uma dinâmica própria, que permite a elaboração de conteúdos interativos adaptados para diferentes tipos de plataformas e mídias.
Um dos conceitos que permite ao EaD ser eficiente e suprir várias demandas é o Design Instrucional. Esse tipo de design consiste em um campo de estudo que visa planejar melhor o processo de ensino de determinados assuntos.
Para isso, o DI estuda a produção de materiais e avalia como eles poderão ser assimilados pelos alunos.
Também conhecida como Design Educacional, o DI se baseia na psicologia, na pedagogia e outros campos científicos voltados para o conhecimento humano. Desse modo, o DI viabiliza a produção de materiais didáticos mais eficientes e facilita o processo de ensino-aprendizagem.
Surgido no ambiente militar da Segunda Guerra Mundial, o Design Instrucional foi desenvolvido para padronizar e agilizar o rápido treinamento de soldados. Para isso, esse método de ensino conta com quatro etapas complementares:
- Análise
- Design
- Desenvolvimento
- Implementação
- Avaliação
Por meio desse esquema, o DI permite uma breve avaliação inicial das necessidades de aprendizado do público. Após a análise, chega a etapa de planejamento e elaboração da estrutura de conteúdo.
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Quando tudo está devidamente ordenado e planejado, a etapa do desenvolvimento serve para produzir o material, finalizando o processo com a implementação e, por último, com a realização de uma avaliação capaz de mensurar as qualidades e os pontos que merecem mais atenção.
Sobretudo, esse método é bem conhecido no mundo da educação digital, pois é a famosa metodologia ou modelo ADDIE.
Quando o assunto é EaD para as universidades corporativas, o Design Instrucional apresenta benefícios evidentes. São eles:
- Concentra o foco do ensino no aluno, mapeando com mais precisão objetivos de aprendizado.
- Ajuda a identificar a melhor abordagem para a transmissão de um determinado conteúdo.
- Padroniza o processo de ensino na empresa.
- Alunos mais engajados.
- Otimiza a retenção do conhecimento.
Conclusão
Por meio desse artigo a gente apresentou para você uma solução que está deixando de ser uma simples tendência e vem se tornando uma realidade, mostrando novas possibilidades não só de Marketing Empresarial, mas também, como um método de otimizar a produtividade e o conhecimento dos colaboradores.
Com esse conteúdo, a gente apresentou um panorama geral a respeito das universidades corporativas. Aqui mostramos que tais instituições denotam uma posição estratégica bem definida dentro de uma determinada organização.
Você viu que, de uma forma geral, a universidade corporativa é desenvolvida para ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos por meio do desenvolvimento do aprendizado e o conhecimento dos seus colaboradores. Em alguns casos, até mesmo dos clientes e fornecedores.
Na prática, tais iniciativas de ensino atuam como um centro de aprendizado e desenvolvimento interno e bem mais elaborado, indo além daquelas atividades rotineiras de treinamento e engajamento de equipe.
Ademais, com esse texto, salientamos que as universidades corporativas proporcionam um tipo de educação voltado para atender as necessidades específicas da organização, alinhando o desenvolvimento dos funcionários com os objetivos estratégicos do negócio.
Também destacamos as principais diferenças entre uma universidade corporativa, inclusive apontamos a importância que o EaD exerce para o êxito e o funcionamento desse tipo de abordagem.
Em uma época digital e hiperconectada, investir em uma universidade corporativa se torna um diferencial estratégia de longo prazo e com potencial único, unindo conhecimento e impulsionando o desenvolvimento profissional do seu capital humano.
Portanto, para saber mais a respeito de como implementar uma universidade corporativa, fale agora mesmo com nossos especialistas e crie um verdadeiro diferencial para a sua empresa.