Quando usadas como elemento estratégico, as redes sociais vão muito além de meros post’s. Por ser uma estratégia mais dinâmica, marcar presença nas redes sociais é uma tarefa que exige planejamento e muito dinamismo.
Quando empregado corretamente, o conteúdo para redes sociais pode desempenhar um papel extremamente importante que vai além dos objetivos informacionais. Ele pode gerar bons negócios e reter mais clientes.
O que muitos ainda não perceberam, é que as redes sociais possuem um dinamismo próprio e acompanhar o seu ritmo exige muito planejamento e trabalho. Muito trabalho!
Aqui vão umas dicas (já sabidas, mas não praticadas) para melhorar o seu conteúdo para redes sociais:
- Planeje!
Como em qualquer estratégia, vale começar pelo planejamento. Como já frisamos no início, o conteúdo para redes sociais possui natureza dinâmica e a melhor forma de conseguir “dar conta do recado” é planejando bem as ações que serão tomadas e sempre ter em mente o foco principal de tudo o que irá ser trabalhado.
- Invista tempo e qualidade
O ato de planejar já é um bom investimento de tempo, mas “pensar o conteúdo” é outra questão que fará toda a diferença na sua estratégia. Investir na qualidade do que será publicado talvez seja um dos principais fatores para ter sucesso com o conteúdo para redes sociais. Nada mais sem graça do que ver aqueles post’s mal feitos e com um design esdrúxulo. Tenha em mente que Design e Conteúdo devem caminhar juntos.
- Aprenda mais sobre o seu público
Outro erro crasso que ocorre frequentemente com a maioria das empresas e marcas no ambiente das redes sociais é não conhecer o seu público. A maioria das mídias possui ferramentas de mensuração e análise que podem oferecer grandes “insights” vindos dos seus seguidores. Saber o gênero, idade e horário de maior acesso já são um bom começo para entender melhor com quem você está falando e direcionar conteúdo mais assertivo para essa audiência.
- Execute e analise
Depois que você planejou, investiu tempo para produzir coisas legais e sabe bem quem é o seu púbico, está na hora de executar tudo isso.
Analise quais tipos de publicações geram maior engajamento e mantenha uma linha editorial coerente com a expectativa do seu público. Lembre-se que o que dá certo para uma marca, pode não ser interessante para outra.
Outro ponto importante a se observar é que cada mídia social possui um comportamento diferente em relação à audiência. Frequência e quantidade de postagens devem ser ponderadas para que o trabalho não acabe indo por “água abaixo”.