Atualmente muito se fala em conteúdo e todos os benefícios que a sua gestão pode trazer para as marcas.
Muitas agências, principalmente as que trabalham com produção de websites, aproveitaram o embalo desta nova tendência e o incluíram em seus portfólios de serviços sem ao menos saberem as diferenças e características destas áreas.
Vistos como sinônimos e que de fato acabam sendo, se olharmos por um contexto mais amplo do marketing, estas duas disciplinas trabalham praticamente juntas e objetivam o mesmo resultado.
Para esclarecer este impasse, a Verbum Conteúdo elaborou este artigo que aborda as minuciosas diferenças entre essas áreas. Vamos lá?
O que é Content Marketing?
Existem diversas definições para o Content Marketing como mostra este artigo da Heidi Cohen, onde diversos autores explanam suas visões sobre o tema.
De acordo com o Joe Pullizi, evangelizador da área e fundador do Instituto de Marketing de Conteúdo em Cleveland (EUA), o Content Marketing é “ a strategic marketing approach focused on creating and distributing valuable, relevant, and consistent content to attract and retain a clearly-defined audience — and, ultimately, to drive profitable customer action.”
Note que a o elemento chave é a produção e a distribuição de informação e desta forma, o Content Marketing é mais aproximado do Custom Publishing que busca promover uma marca/empresa por meio de publicações editoriais em meios impressos e digitais.
O que se vê muito por aí é a simples produção de texto ser denominada como Branded Content, o que não deixa de ser quando aliada a estratégias e ações mais amplas. O que se pratica pela maioria das agências e empresas é o que podemos chamar de “Content Writing” que é o conteúdo meramente escrito e distribuído em diversos canais midiáticos.
Acha que Marketing de Conteúdo é algo novo? Veja aqui um pouco da história dessa estratégia
Exige pouco planejamento e baixo investimento, visto que os elementos para sua produção são de fácil acesso e não demandam ações dispendiosas.
O que é Branded Content?
Sem uma definição precisa, muitos de nós, em algum momento, já deve ter se deparado com alguma campanha de Branded Content sem ao menos perceber. Para fins de conhecimento, fica a nossa definição contextual embasada em diversas explicações genéricas sobre a área.
“Branded Content é uma ferramenta altamente poderosa que combina entretenimento e branding em diversos meios, quer seja ele TV, rádio, impressos ou internet com intuito de promover experiências únicas e aproximação entre o público e a marca.”
Diferente do Content Marketing, o conceito de Branded Content é mais utilizado em eventos, shows e espetáculos e busca promover uma experiência única entre o target e a marca. O Branded Content também é conhecido como advertainment (junção das palavras publicidade e entretenimento em inglês) e busca uma conexão mais forte por meio do apelo emocional, visto que toda a estrutura do conteúdo é baseada nos objetivos da marca conjugados com os interesses dos consumidores. Uma campanha de Branded Content demanda maior planejamento e investimentos e esforços de diversas áreas, porém os seus resultados são maiores e mais impactantes.
Poucas são as empresas e agências que promovem campanhas de Branded Content, quer seja por não estarem preparadas ou por seus orçamentos serem limitados a esta ferramenta. Também é muito importante separarmos o conceito de Product Placement de Branded Content, já que o primeiro é uma forma sutil e intencional de demonstrar produtos ou serviços no contexto de um conteúdo (principalmente em formatos audiovisual) e que muito se aproxima do conceito de merchandisign.
Entenda mais sobre terceirização de conteúdo neste artigo
Esta modalidade de propaganda é muito comum no cinema e programas televisivos. Outro formato que não pode ser confundido com Branded Content ou com o Content Marketing são as matérias pagas, instrumento este do jornalismo tradicional que busca a explanação puramente publicitária e intencional de um determinado produto, serviço ou marca.
Abaixo elaboramos um pequeno infográfico que mostra as sutis diferenças entre as duas áreas.
Seja qual for a denominação ou conceito, vale apostar nas duas estratégias, visto que ambas trazem ótimos benefícios para os negócios das empresas.