Se você é redator ou produz conteúdo sabe como é difícil e complicado precificar o seu trabalho, principalmente se você está iniciando na área.
Definir o preço do seu serviço é uma tarefa que deve ser bem analisada, lembrando que uma vez definido, dificilmente o seu cliente irá aceitar um acréscimo no valor simplesmente porque você não soube cobrar pelos seus serviços.
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Como precificar o trabalho de um redator?
A forma mais indicada (e talvez mais sensata) é fazer uma média regional ou se possível nacional de um profissional sênior e depois dividir pelo número de horas trabalhadas.
Mas espera aí, o rendimento de um profissional não se resume apenas a um salário, mas sim todos os outros benefícios que fazem parte da sua remuneração total.
Lembre-se que salário é diferente de remuneração, pois a remuneração é a composição de todos os ganhos, incluindo o salário.
Nisso entram:
- plano de saúde
- alimentação
- condução e transporte
- e até mesmo algum plano de previdência privada (se for o caso).
Definido todos esses benefícios ou remunerações extras é possível facilmente usar a simples matemática para chegar a um valor próximo dos seus serviços.
Como precificar o seu serviço como redator na prática:
Supondo que a remuneração média de um redator esteja em torno dos R$ 3.000,00 (três mil reais). Então é só dividir esse valor pelos dias trabalhados (22 dias por mês, excluindo os finais de semana).
Temos aí R$ 136, por um dia de trabalho de 8hrs.
Dividindo esses R$ 136 por 8, temos aí R$ 17,00 o valor da hora/trabalho.
Vamos então ao que interessa que é saber como precificar o trabalho de um redator
Agora que você já sabe o quanto custa em média a sua hora de trabalho fica fácil definir os preços dos seus textos.
Vamos dar um exemplo real:
se você leva em média duas horas para fazer um texto de 500 palavras, então é só você pegar o valor da hora e multiplicar por 2, correto? Então você vai ter em média, R$ 34 por um texto de 500 palavras.
Para facilitar é possível arredondar e definir o preço final em R$ 35.
Esta é apenas uma das formas de precificar o seu trabalho levando em consideração que tudo pode ser negociado dependendo da demanda, do cliente e das outras especificidades do trabalho.
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A experiência e prazos também contam, pois quanto maior é a sua expertise na área, mais você pode cobrar pelos serviços. Mas nem por isso os clientes irão aceitar o seu preço.
E quando o cliente pede outros serviços incluídos?
Agora você vai se perguntar: e se o cliente pedir para que eu gerencie as postagens no seu site ou editar imagens para os artigos ou gerenciar as suas redes sociais como Facebook e Instagram?
Bem, aí são outros tipos de serviços, pois aqui estamos nos resumindo ao trabalho de redator em si, mas a mesma dica fica para outras tarefas.
Sendo assim, analise a média de ganhos dessas outras áreas e chegue ao valor de hora/trabalho. E depois, inclua no seu serviço de produção de conteúdo.
Para ficar mais claro ainda, você pode fazer dois orçamentos:
-um apenas para produção de conteúdo onde você irá entregar apenas o texto para o cliente, conforme combinado;
-e outro com o serviço completo onde você pode incluir também a gestão do site, a edição de imagens e a gestão das suas redes sociais.
Dar descontos ou não como redator?
O que ocorre muito no mercado é que muitos clientes gostam de barganhar e apresentam uma proposta de um “pacote de trabalho”.
Nessa situação, geralmente o cliente pede descontos no valor por ter uma demanda consideravelmente grande. Aceitá-la ou não é uma decisão estritamente pessoal e de acordo com sua capacidade.
A dica nesta situação é: vale mais a pena você trabalhar por qualidade do que por quantidade.
Porém, se você se acha apto a conseguir entregar em tempo hábil a demanda do cliente, então sim vale a pena aceitar uma demanda especial por um preço melhor para o cliente.
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Lembrando que na área de produção textual e produção de conteúdo em geral, quanto maior a demanda, mais trabalho você terá e os seus custos operacionais não mudarão em relação ao acréscimo dessa demanda (muito pelo contrário).
Conclusão
A ideia de “valor fixo” sobre um determinado trabalho não existe, pois tudo vai depender de diversos fatores como: qualidade do seu trabalho, experiência e principalmente, dos seus diferenciais em relação aos outros profissionais.
Para quem está começando ou mesmo já trabalha algum tempo como freelancer, mas não tem critérios definidos para precificar o seu trabalho, fica aqui um “norte” que pode até mesmo ser justificado para o cliente quando o mesmo desejar barganhar ou aviltar o seu trabalho.
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