Muito utilizado nas grandes redações jornalísticas, o manual de redação e estilo pode ser a solução para padronizar e organizar o conteúdo produzido pela sua empresa ou marca.
Se a produção de conteúdo é recorrente, a padronização é muito importante para direcionar as equipes de redação e também nortear o trabalho dos novos colaboradores.
Muitas vezes, devido o entusiasmo e a ânsia de ver aquele belo trabalho publicado, muitas organizações acabam perdendo o controle da sua linha editorial e é aí que começam surgir os “probleminhas”.
Tudo parece estar indo bem, mas sem um padrão editorial, falhas como: divergências na comunicação e o distanciamento da missão central da marca acabam surgindo e o que era para ser um trabalho legal e relevante, acaba virando uma bagunça.
Como criar um manual de redação e estilo para sua marca?
Primeiramente, cada empresa pode criar as suas próprias diretrizes levando em consideração as especificidades do seu negócio, porém, não muito diferente dos manuais jornalísticos. Um exemplo é o Manual de Redação de Estilo da Folha de S. Paulo que nos dá uma boa noção das principais diretrizes a serem apontadas neste material.
Outro fator importante é ter em mente as nuances entre os dois modelos de escrita, pois enquanto no texto jornalístico é comum enfatizarmos o discurso noticioso, a redação web pode utilizar-se de formas combinadas entre o texto publicitário e informal.
Desta forma, não é preciso seguir copiosamente os manuais de redações e estilos dos veículos de comunicação, mas sim, extrair o que possa ser mais relevante para o seu negócio.
Como deve ser o manual de redação e estilo da minha marca?
O seu manual de redação e estilo pode ser conciso e simples ou mais elaborado e extenso. Estas características, novamente, devem ser observadas e conectadas com os propósitos da empresa.
Como exemplo, você pode estabelecer algumas das seguintes diretrizes na produção de conteúdo:
- 1-Ser sempre conciso e direto.
- 2-Facilitar ao máximo a leitura e evitar termos rebuscados que dificultem a compreensão do leitor.
- 3-Termos técnicos só devem ser utilizados em caso de real necessidade e devem ser explicados entre parênteses de maneira simples.
- 4-Descomplicar e simplificar sempre! Transcrever uma ideia como se estivesse numa conversa informal.
- 5-Evitar clichês e/ou modismos linguísticos. O uso de termos e frases comuns empobrece o texto.
Criar um manual de redação e estilo não é uma tarefa muito fácil, mas certamente irá proporcionar maior qualidade ao conteúdo da sua marca.