Gestão-de-conteúdo-o-que-é

A gestão de conteúdo envolve planejamento, criatividade, conhecimento de marketing digital e muita dedicação. Esse é o grande desafio das marcas e empresas que buscam construir e alimentar a presença digital com bons resultados na atualidade.

Profissionais liberais e autônomos também já se atentaram para a importância da gestão de conteúdo no marketing e estão investindo de forma expressiva em conteúdo para redes sociais, blogs, sites e todas as infinitas ferramentas disponíveis na web.

Todas essas marcas e profissionais que usam a internet como instrumento de alcance para atrair clientes precisam de ajuda na produção de conteúdo, pois necessitam de um bom planejamento e desenvolvimento.

Tudo isso será executado por meio da gestão de conteúdo e é imprescindível para o crescimento de qualquer negócio.

A transformação digital mudou a forma como as pessoas consomem e as empresas que investem na gestão de conteúdo estão se destacando no mercado, pois ela permite maior visibilidade e gera resultados positivos significativos.

Pensando nisso, separamos algumas informações importantes sobre a gestão de conteúdo e como ela é imprescindível para o Marketing Digital.

O que é Gestão de Conteúdo?

A gestão de conteúdo é um processo de gerenciamento que envolve inúmeros fatores, que vão desde o planejamento das necessidades de conteúdo até a criação, publicação, divulgação e arquivamento de todos os materiais que compõem uma estratégia de marketing de conteúdo.

Lembrando que conteúdo não se resume apenas a textos ou artigos, mas sim a todo e qualquer ativo informacional que uma marca ou uma empresa produz.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a gestão de conteúdo não se trata apenas de elaborar uma planilha no Excel ou organizar um calendário de postagens nas redes sociais.

A boa gestão de conteúdo é complexa, demanda planejamento estratégico e uma equipe qualificada para que o processo seja eficiente. Além disso, a gestão de conteúdo proporciona mais controle e autonomia sobre o material que é produzido.

Hoje em dia, com as inúmeras possibilidades da web e uma imensidão de conteúdos constantes nas redes, ter uma boa gestão de conteúdo é essencial para engajar o seu negócio e se destacar no mercado.

Por que investir na boa gestão de conteúdo

Ter uma boa gestão de conteúdo aumenta as chances de você atingir o público certo para o seu negócio, com um conteúdo certeiro e alcançar os objetivos almejados.

A gestão de conteúdo também irá evitar que você caia em armadilhas do marketing, pois um dos seus objetivos é elaborar as estratégias certas e que atendam a demanda do seu negócio.

De acordo com dados de pesquisa do Content Marketing Institute (CMI), 69% das empresas denominadas bem sucedidas possuem uma estratégia de conteúdo certificada.


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Aumenta a qualidade do conteúdo 

A qualidade dos conteúdos publicados está diretamente ligada a pesquisas, estudos, e principalmente a uma boa gestão de conteúdo. Além disso, para garantir autoridade na web é essencial que as empresas e marcas invistam em conteúdos de qualidade e com relevância.

Para que o marketing de conteúdo seja eficaz, não basta apenas publicar com frequência qualquer conteúdo, mas é preciso buscar conteúdos coerentes que sejam conectados com a mensagem da sua marca e que estejam em sintonia com o seu público-alvo.

Isso porque a oferta de conteúdos na internet é cada vez maior e a qualidade desses conteúdos será o grande diferencial de cada empresa. E a gestão de conteúdo será uma facilitadora desse processo.

Melhora o fluxo do trabalho de produção 

A gestão de conteúdo influencia diretamente na otimização do fluxo de trabalho de produção, pois com uma boa organização e planejamento fica mais fácil agilizar as demandas, tornando o workflow da empresa mais eficiente.

Uma boa estratégia de marketing passa por diversas etapas e pessoas para que os resultados aconteçam, tudo isso exige diversas potencialidades e habilidades de cada colaborador.

A gestão de conteúdo passa primeiramente pelo gerenciamento da equipe e é essencial para a qualidade dos processos e o andamento correto de cada tarefa.

Além disso, com uma estratégia de marketing bem elaborada e gerenciada, todo o fluxo de trabalho se torna mais produtivo e eficiente.

A gestão de conteúdo além de gerar mais rapidez na produção, também facilita com que o conteúdo seja personalizado e executado de acordo com o que foi programado.

Gera mais organização entre a equipe 

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Há inúmeros papéis e funções a serem executadas nos setores de marketing, mas para que tudo funcione de forma eficiente é preciso de uma boa gestão. A gestão de conteúdo irá ajudar no fluxo de produção e principalmente na organização entre a equipe envolvida.

O planejamento de conteúdo e a programação elaborada facilitam na delegação de funções entre a equipe e melhora o andamento do trabalho, minimizando as chances de erros e de conflitos entre a os colaboradores.

Da mesma forma, a gestão de conteúdo é essencial para a manutenção de uma equipe estruturada e organizada. Dessa forma, tudo isso irá refletir diretamente nos resultados das estratégias do marketing de conteúdo e na conversão.

Agiliza o trabalho 

Com a gestão de conteúdo você possui muito mais autonomia no processo de produção, pois é possível centralizar todo o conteúdo e obter informações organizadas e reunidas em um único lugar, o que gera muito mais rapidez no trabalho.

Com o gerenciamento, todo o processo de produção de conteúdo é otimizado, ou seja, o tempo que levaria para realizar o trabalho é reduzido e acelerado.

Tudo isso influencia também em estratégias de marketing com menos custo e mais resultados, pois quanto mais controle e planejamento mais rápido e eficaz será o trabalho.

A gestão de conteúdo faz com que a equipe trabalhe de maneira eficiente, o que evita erros e acelera o tempo necessário para cumprir com as metas.

Além disso, ter um conteúdo programado proporciona melhor direcionamento das tarefas, o que também influencia na rapidez de todos os processos que envolvem a produção de conteúdo.

Sinais de que sua empresa está pecando na gestão de conteúdo

Que o Marketing de Conteúdo e a gestão de conteúdo são muito importantes para as empresas é fato, porém é muito importante investir em serviços de qualidade, pois uma gestão de conteúdo mal executada pode trazer problemas financeiros e péssimos resultados para a empresa.

Dessa forma, é preciso estar atento a todos os processos que envolvem a gestão de conteúdo da sua empresa e quais os possíveis erros que estão prejudicando os resultados das estratégias. Pensando nisso, separamos alguns sinais comuns que mostram que sua empresa poderá estar pecando na gestão de conteúdo.

A gestão de conteúdo ajuda a identificar a falta de processos definidos 

Ter processos bem definidos e manter a ordem correta de cada procedimento é essencial para manter a produtividade e um bom desenvolvimento do conteúdo.

A boa gestão de conteúdo conta com processos bem estruturados, personalizados de acordo com a proposta e objetivo da empresa.

Além disso, os processos devem ser definidos de acordo com estudos e planejamento, pois tudo isso irá refletir na efetividade do marketing de conteúdo e na conquista das metas traçadas.

A falta de processos definidos é uma falha comum dentro das empresas, até mesmo em setores que vão além do marketing.

De modo geral, esse é um fator que influencia no fluxo de qualquer trabalho e deve ser considerado ainda com mais cautela na gestão de conteúdo.

Contudo, é preciso mapear todos esses processos, principalmente para manter uma padronização da qualidade na produção de conteúdo.

Resultados inexistentes ou muito abaixo do esperado 

Os resultados são reflexos de inúmeros fatores dentro da gestão de conteúdo, desde mau planejamento, erros no fluxo de produção, falhas na organização das tarefas, dentre vários outros equívocos que podem dificultar o alcance das metas da empresa.

Conduzir uma boa gestão de conteúdo necessita de profissionais bem capacitados, com conhecimento de mercado e experiência profissional.

Muitas vezes os resultados são inexistentes devido a uma marca de amadorismo no marketing e na produção de conteúdo, pois é preciso estudos e conhecimento prático para traçar a melhor estratégia para cada empresa.

Além disso, quando se envolve custos e investimento por parte da empresa, a expectativa por resultados é ainda maior e significativa.

Empresas que não conseguem alcançar resultados ou obtém resultados abaixo da média devem analisar o andamento da gestão de conteúdo e reavaliar a forma como está sendo executada.

De acordo com pesquisas da Content Marketing Institute (CMI), as empresas seguem levando o marketing de conteúdo a sério, dentre elas 78% dos entrevistados dizem utilizar abordagens estratégicas para gerenciamento de conteúdo.

Dificuldade em encontrar ou atualizar os conteúdos

O marketing de conteúdo envolve informações e dados que estão em constante transformação na sociedade e que podem sofrer alterações ao decorrer dos anos. Muitas empresas possuem dificuldades em manter o controle dos conteúdos publicados e atualizá-los com frequência.

Controlar o conteúdo publicado de sites, blogs e redes sociais é um desafio para qualquer empresa, pois sem planejamento e processos bem definidos é muito difícil identificar quais conteúdos estão atualizados e quais precisam ser reformulados.

Uma boa gestão de conteúdo é essencial para que erros como esses não aconteçam, pois gera mais organização nos processos e facilita na hora de encontrar os conteúdos que necessitam de alteração.

Manter os conteúdos atualizados é uma forma de gerar mais credibilidade para os usuários e consumidores da sua marca, além de garantir mais visibilidade para a sua página.

Conteúdos antigos perdem o alcance nas páginas de busca, enquanto informações relevantes e atualizadas possuem melhores posições no ranking SEO.

Ajuda a identificar informações sem conexão com o negócio 

Um dos grandes diferenciais na construção de autoridade na web é produzir conteúdo relevante com conexão ao segmento da empresa, pois essa é uma das principais formas de atrair clientes e usuários interessados no seu serviço.

Sabendo disso, é muito importante manter um conteúdo de qualidade que aborda temas interligados ao que a sua empresa oferece. Um exemplo é uma clínica odontológica, cujo conteúdo deve ser voltado para odontologia e sub temas que envolvem o assunto.

Informações sem conexão com o seu negócio é sinal de uma má gestão de conteúdo e falhas no planejamento e na produção, que envolvem desde o levantamento de referências até a falta de estudos sobre o tema.

Tudo isso influencia nos resultados da estratégia e costuma ser um dos grandes erros cometidos dentro de uma má gestão de conteúdo, principalmente quando ela é feita de forma amadora.

A gestão de conteúdo identifica inconsistências nas publicações ou materiais 

Quando um usuário acessa um conteúdo de qualidade é muito comum que ele retorne àquele blog para ver as novidades ou até mesmo buscar um assunto semelhante. Porém, muitas vezes esse usuário se frustra ao encontrar informações desatualizadas e nenhuma publicação recente.

Tudo isso é muito comum quando não há gestão de conteúdo ou possui uma estratégia de conteúdo falha dentro das empresas.

Muito mais do que produzir conteúdo de qualidade, é preciso focar em manter uma consistência nas publicações e nos materiais postados, pois isso aumenta as chances dos usuários buscarem seu site com mais frequência.

Além disso, a consistência de publicações reflete no relacionamento com o cliente e abre possibilidades até mesmo para que ele assine a newsletter, ferramenta muito utilizada no marketing de conteúdo e que gera grandes resultados para as marcas.

A inconsistência na publicação dos materiais faz com que os usuários pensem que o blog está abandonado, ou que a marca não atua mais no mercado.

A gestão de conteúdo é imprescindível para manter um cronograma de publicações, planejamento de conteúdo e principalmente ter controle da frequência das publicações.

Como fazer a gestão de conteúdo de forma correta?

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de conteúdo e como ela pode influenciar nos resultados da sua empresa, é preciso entender como ela acontece na prática e como realizá-la de forma eficiente.

Delegue funções e responsabilidades 

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O primeiro passo é analisar todos os profissionais que irão fazer parte da gestão de conteúdo, desde aqueles que irão realizar o planejamento e coletar as propostas de trabalho até aqueles que irão participar da produção de conteúdo, redação, edição e até mesmo promoção do conteúdo.

Delegar responsabilidades e dividir as funções entre os colaboradores é essencial para que esse processo ocorra de forma organizada e mais rápida.

Dentro do setor de marketing, é muito comum ter equipes com vários colaboradores desempenhando papéis diferentes, assim como é comum um profissional do marketing de conteúdo desempenhando vários papéis.


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Independente de qual seja a proposta e o gerenciamento da equipe, é preciso analisar quais são os objetivos da estratégia para delegar as funções corretas e elaborar uma equipe completa.

A maioria das empresas e marcas prefere terceirizar esses serviços e contratar agências de conteúdo que dominem o assunto e com experiência no mercado.

Tenha metas e objetivos claros com a gestão de conteúdo 

Os objetivos e as metas são os fatores cruciais na gestão de conteúdo e o que irá comandar todo o restante do processo.

Sobretudo, é preciso ter um ponto inicial para contemplar as demandas da sua empresa e as principais metas do seu negócio, pois tudo isso irá ajudar a traçar quais os principais fatores que deverão ser trabalhados na gestão.

Para implantar uma gestão de conteúdo personalizada também é essencial ter em mente os objetivos e as metas bem definidos. E dentre alguns objetivos comuns das marcas e empresas estão:

  • Aumentar o tráfego no site ou blog.
  • Melhorar a captação de leads.
  • Levar os leads à decisão de compra.
  • Aumentar o engajamento das redes e aumentar a interação.
  • Comunicar a mensagem e valores da empresa.
  • Aumentar a autoridade na web.

Organize a equipe e as atividades 

Essa etapa é a engrenagem principal de todo o processo da gestão de conteúdo, pois é onde tudo acontece e o fator determinante para o bom andamento do fluxo de produção.

Nesse momento, com os objetivos e metas já traçados e a equipe já delegada, utilizar a tecnologia a seu favor pode ser um fator positivo para agilizar o trabalho e torná-lo mais eficiente.

Aplicativos como Studio e Trello são ótimas ferramentas para documentar o fluxo de trabalho e organizar as funções de cada colaborador, como os prazos e as metas a serem cumpridas.

Manter as informações centralizadas é também importante na organização das atividades, pois economiza tempo entre os colaboradores e facilita com que todos mantenham as referências e as informações relevantes da empresa em mente.

Além disso, manter um cronograma colaborativo e atualizado é essencial para uma gestão de conteúdo eficiente, com as informações referentes a datas de entregas, revisão e todos os outros elementos importantes durante o fluxo de produção.

Avalie e mensure a produção de conteúdo

A análise dos resultados é a etapa final da gestão de conteúdo e o momento de conclusão do trabalho. Essa etapa é fundamental para reformular estratégias, fazer correções e avaliar conteúdos que geram maiores resultados, por meio dos dados obtidos na mensuração.

Para mensurar esses dados você pode utilizar plataformas como o Google Analytics, que avalia o alcance e desempenho dos conteúdos publicados nos sites e blogs.

No caso das redes sociais e demais plataformas, elas possuem seus próprios canais para análise das métricas e suas particularidades. No processo de mensuração é importante destacar alguns pontos a serem considerados:

  • Taxas de conversão.
  • Impressões nas mídias sociais.
  • Número de visualizações e acessos.
  • Tráfego do site.

Todos esses dados são importantes para dar continuidade à gestão de conteúdo e traçar novas metas e objetivos.

Além disso, a avaliação dessas métricas irá mostrar os conteúdos que deverão ter uma sequência e quais não geraram resultados significativos, a fim de entender os motivos por trás de cada resultado e estudar novas estratégias.

Gerenciamento de conteúdo na prática

A gestão de conteúdo engloba alguns procedimentos que deverão ser executados de forma estratégica. Ao contrário do que muitos imaginam, a produção de conteúdo passa por uma série de etapas antes de finalmente gerar resultados e cada detalhe faz toda a diferença durante o processo.

Planejamento de conteúdo ou gestão de ideias 

Embora não exista uma fórmula mágica para garantir que a gestão de conteúdo traga grandes resultados, podemos utilizar práticas que são imprescindíveis para empresas renomadas e às quais os grandes profissionais do marketing adotam.

Dentre todas elas, o planejamento estratégico de conteúdo e a construção da persona são itens fundamentais para iniciar qualquer estratégia de conteúdo eficiente.

Já imaginou produzir um conteúdo interligado com as necessidades e valores do seu público-alvo? Esse é o grande desafio para gerar engajamento com o marketing de conteúdo.

Definir uma persona é imprescindível para gestão de ideias que vão de encontro ao estilo, linguagem e interesses do público que você deseja alcançar.

De acordo com pesquisa do Content Marketing Institute (CMI), a capacidade de entender e criar uma conexão com os interesses e valores do seu público é um dos principais fatores que contribuem para o sucesso de uma estratégia de conteúdo.

Tudo isso irá influenciar no planejamento de conteúdo e elaborar as temáticas a serem abordadas na produção.

Produção 

A etapa de criação e produção é o momento de trazer toda a teoria para a prática e utilizar todas as informações importantes da empresa, referências e ideias de acordo com o objetivo e as metas programadas.

Sendo assim, é preciso elaborar pautas e demais elementos para os conteúdos que irão ser publicados e trabalhar em cima das temáticas que envolvam a persona da marca.

Ou seja, o gestor de conteúdo deverá seguir com o planejamento e manter a equipe orientada para realizar uma produção de qualidade, mantendo a padronização da marca.

Quanto melhor for realizada essa etapa, mais rápido será para alcançar as metas e menores as chances de reajustes. Manter um fluxo de produção eficiente é um grande diferencial na gestão de conteúdo e fator decisivo para cumprir o cronograma.

Uma dica importante é manter sempre em mente quais os objetivos do conteúdo produzido, a quem ele será direcionado e quais as datas de entrega desse material.

Revisão e ajustes

A revisão é essencial para monitorar a qualidade do conteúdo e corrigir possíveis erros gramaticais.

Além disso, essa etapa irá avaliar se o conteúdo produzido está de acordo com o planejamento, relacionado aos temas propostos e garantir que o texto possua a linguagem adequada de acordo com a persona e a plataforma em que será publicado.

Para executar essa etapa é muito importante contar com profissionais capacitados no assunto e com experiência em revisão de conteúdo, pois serão os responsáveis por efetuar todos os ajustes necessários e avaliar o conteúdo.

Apesar de todas as etapas serem muito importantes para o bom gerenciamento, a revisão e os ajustes são etapas delicadas e devem ser realizadas com cautela antes da publicação.

Publicação ou postagem 

A publicação ou postagem será a entrega do conteúdo para o público e poderá ser realizada de diversas formas, de acordo com a estratégia adotada na estratégia de conteúdo.

A publicação ou postagem poderá ser feita no blog da empresa de forma imediata ou ser programada, poderá ser postada somente nas redes sociais ou até mesmo associando duas ou mais plataformas.


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Independente de como será realizada, é importante que ela ocorra dentro do prazo estipulado no cronograma inicial e alcance o público certo, por meio da próxima etapa de promoção do conteúdo.

Promoção 

A promoção está diretamente ligada às ferramentas certas e ao local correto. Por exemplo, se a gestão de conteúdo é voltada para uma persona com faixa etária juvenil, é importante divulgar em plataformas que contemplem esse público, como o Instagram, Facebook e até mesmo TikTok.

Caso a produção de conteúdo envolva material organizacional, a promoção dos mesmos deverá acontecer em plataformas como o LinkedIn, por exemplo. Dessa forma, o alcance será mais certeiro e as chances de conversão são ainda maiores.

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Outro fator importante a ser considerado na etapa de promoção são as datas e os períodos de maior alcance para as publicações.

Tudo isso deverá seguir o planejamento e o cronograma elaborado no início da estratégia, pois quanto maior for a organização maior será a consistência das publicações e o engajamento do público-alvo.

Resultados e acompanhamento 

Essa é a etapa de avaliação da gestão de conteúdo de acordo com os resultados obtidos e o acompanhamento das métricas.

Esse processo é muito importante para manter a qualidade do conteúdo e para que a empresa mantenha uma produção eficiente, com conteúdos relevantes e em sintonia com os interesses do público-alvo.

Além disso, é por meio do acompanhamento dos resultados que será possível avaliar os pontos fortes e pontos fracos da gestão de conteúdo e assim realizar a manutenção dos materiais produzidos.

Por fim, as chances de obter um feedback positivo com uma boa gestão de conteúdo são grandes, porém sempre há novas formas de melhorar e aperfeiçoar ainda mais as estratégias de marketing.

Conclusão 

Independente da qualidade do marketing de conteúdo, ele só terá visibilidade e chegará às pessoas certas, no momento certo, por meio de uma boa gestão de conteúdo.

Essa gestão faz parte de um fator fundamental do marketing, pois ela possibilita maior autonomia e controle sobre os processos do marketing de conteúdo e sobre os materiais que serão publicados.

Se você possui uma estratégia alinhada aos interesses da sua empresa e uma gestão eficaz, os resultados são muito mais significativos e a sua marca estará um grande passo à frente no mercado.

De acordo com a Content Marketing Institute (CMI) as empresas estão cada vez mais focadas nas suas plataformas de marketing de conteúdo e devem ser gerenciadas como um produto digital.

Ou seja, as novas demandas do mercado estão mudando e o sucesso será proporcional para quem estiver alinhado a uma boa estratégia e gestão de conteúdo.

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