A curadoria de conteúdo pode ser uma estratégia extremamente útil nas campanhas de Branded Content ou de Marketing de Conteúdo.
Aproveitar conteúdos relevantes, originados de outras fontes, pode otimizar o tempo de produção e alavancar a audiência da sua marca. Vale lembrar que a mera reprodução do conteúdo não é uma boa estratégia, visto que é importantíssimo revisar e apurar as informações propagadas pelas fontes terceiras.
Pensando nessa estratégia, o estúdio Verbum Conteúdo traz algumas ferramentas muito úteis para curadoria de conteúdo. Vamos lá conhecê-las?
Muito prático de utilizar, esta ferramenta se “incorpora” no seu navegador, permitindo assim a captura rápida e selecionada de qualquer conteúdo que o usuário julgar interessante. Após a seleção, o usuário pode formatar o conteúdo e publicá-lo em diversas mídias sociais. Além disso, o Meddle facilita a vida dos usuários com a opção de filtros de assuntos, assim você pode ir direto ao assunto que deseja saber, sem precisar perder tempo procurando por conteúdo relevante. Ah! O melhor de tudo é que ele é gratuito.
Com a “morte” do Google Reader, um vasto campo na área de comunicação e apuração de notícias poderá surgir. É esta a aposta do Curata, uma plataforma que promete entregar a melhor apuração e curadoria de conteúdo da web.
Esta ferramenta possui muitas funções, o que permite atribuir vários parâmetros na busca de informações além de oferecer a possibilidade de integração com várias outras plataformas como WordPress e Joomla. A plataforma também oferece uma fácil integração com as mídias sociais, permitindo até mesmo o agendamento de postagens.
Vale a pena conferir mais a fundo as funcionalidades desta ferramenta que aparente ser uma excelente alternativa para a curadoria de conteúdo. Ah! Esta ferramenta não é gratuita!
Se pudéssemos descrever o Listly em uma palavra, ela seria: Facilidade!
Esta ferramenta gratuita tem uma proposta um pouco diferente das demais e até mesmo mais prática. Como o próprio nome sugere, o Listly tem como objetivo, a criação de listas. Isto mesmo, simples listas de assuntos de qualquer interesse.
Um ponto que chama atenção é a possibilidade da criação colaborativa, onde o usuário pode construir suas listas com a ajuda de outros usuários.
Se você pretende entregar objetividade aos seus usuários, esta á a ferramenta ideal, que também permite a integração com o navegador Google Chrome e também com o WordPress.
Considerações importantes sobre a curadoria de conteúdo
Certamente existem alternativas eficazes para curadoria de conteúdo e vale sempre levar em consideração, a real proposta e estratégia da marca/empresa em relação ao conteúdo.
As ferramentas estão aí para facilitar nossas vidas e o nosso trabalho, mas de nada adianta propagar informações sem o compromisso da apuração e da relevância para o usuário.