Pode parecer um termo estranho e até desconhecido, mas a Eugência é a realidade de muitos negócios da área de criação, comunicação e desenvolvimento web.
Você deve conhecer histórias de profissionais que saíram de grandes organizações e passaram a atuar de forma independente, seja por opção própria ou por “força maior” (vulgo necessidade).
Vamos ver então que raios seria essa “coisa toda” de Eugência?
Tópicos
O que seria uma Eugência?
O termo Eugência de fato não existe oficialmente, mas surge como um possível neologismo onde representa o conceito de agência dirigida por uma única pessoa. Eu + Agência= Eugência.
Em geral, uma Eugência surge por iniciativa de algum profissional da área de Publicidade, Marketing, Jornalismo ou Tecnologia da Informação.
Como surgem as Eugências?
Tornar-se uma Eugência geralmente parte de uma profunda reflexão ou mudança interna de conceitos e estilo de vida. O famoso momento de “chutar o balde”.
Quem é que deseja ficar a vida inteira trabalhando horas a fio em um ambiente estressante, cheio de prazos malucos e “chefes” surtados? Praticamente, ninguém!
A partir dessa reflexão é que muitos profissionais “se lançam” no mercado e partem para o trabalho freelancer e remoto. A paz de espírito e a saúde emocional falam mais alto!
Você é um redator freelancer? Veja aqui uma das formas de precificar os seus trabalhos
Microagências | Do amadorismo à profissionalização
As Eugências já são realidade no mercado
Diferente de um freelancer, uma Eugência possui uma estrutura própria e organizada por meio de parcerias. O passo seguinte é sair do amadorismo e transmitir a imagem de profissionalismo.
A importância de se legalizar
Em primeiro lugar, ter um CNPJ atualmente é muito fácil e simples. Tudo pode ser feito pela Internet e sem grandes burocracias. O MEI está aí para comprovar isto!
Isso faz muita diferença no trato com os clientes, principalmente com médias e grandes empresas que exigem alguns critérios para estabelecer relações comerciais.
Estruturando o seu negócio
A diferença entre um freelancer e uma Eugência se dá exatamente pela sua estrutura que se assemelha a uma empresa sólida.
Por falar em agências, veja neste post como escolher uma boa agência de conteúdo
O negócio em questão deve possuir uma estrutura organizacional (simples, mas organizada) com os pilares básicos de qualquer empresa como:
Finanças;
Recursos Humanos;
Marketing;
Tecnologia.
Como organizar tudo isso? Novamente, a tecnologia está aí para fazer tudo isso de forma prática e simples.
Visão 360º
Não é por que o trabalho é “solitário” que tudo precisa ser engessado e sem inovação.
Uma Eugência deve ter sempre a visão empreendedora e pensar sempre no cenário futuro do mercado e do negócio. Com isso, um plano de negócios deve ser pautado e sempre documentado.
A tecnologia é a grande aliada das Eugências
A tecnologia é a grande aliada das Eugências
Engana-se quem pensa que uma Eugência trabalha de forma isolada ou feita por uma só pessoa (na sua essência sim).
Por mais que o mesmo local de trabalho não seja compartilhado, a organização das tarefas deve ser muito bem planejada como qualquer agência.
Afinal, várias ferramentas foram inventadas e estão aí justamente para contribuir com todo esse novo modelo de negócio.
Uma reunião com um cliente pode ser feita rapidamente pelo Skype, então qual o motivo de perder tempo no trânsito e gastar gasolina (caríssima)? Isso não faz mais sentido!
Os benefícios em se trabalhar com uma Eugência
Será que a qualidade e o comprometimento com o trabalho será o mesmo com uma Eugência dirigida apenas por uma pessoa? Sim, e talvez até melhor!
A redução de custos em relação a grandes agências
Por não precisar de uma grande estrutura nos endereços mais caros da cidade, com estruturas “super cool” e computadores de última geração as Eugências conseguem oferecer serviços similares aos das grandes agências a preços muito reduzidos.
Produtividade otimizada
Com os funcionários trabalhando remotamente em suas atividades não há tempo para a famosa “rádio-peão”, rodinhas de fofoca ou a obrigação de cumprir horários ociosos simplesmente para bater cartão.
Além disso, a desburocratização de processos faz com que os serviços sejam realizados de forma mais ágil e sem desperdícios de tempo e etapas desnecessárias.
Nem tudo é bagunça!
Como muitos podem achar (e acham), ser uma Eugência não é o mesmo que acordar a hora que quer todos os dias, escolher os clientes que deseja atender. Não é nada disso!
Em geral, como uma Eugência depende de uma única pessoa, o trabalho se estende por mais do que as formais 8hrs diárias, afinal tudo dependerá de você.
Já pensou em ser uma Eugência?
E aí, depois de ler tudo isso, você se vê como uma Eugência? Ou já atua como uma e nem sabia?
Porém, nem tudo são flores! Enfrentar o tão concorrido mercado, conseguir clientes, administrar um negócio e outras pessoas é algo que realmente dá medo e assusta.
A ideia de não ter um salário certo todo mês, não ter certos benefícios e outras coisas existentes no mercado formal é algo que espanta muita gente talentosa.
Mas a dica final é sempre acreditar em si e procurar traçar um caminho sólido e real para o que você planeja.
Se a sua meta é ter qualidade de vida e trabalhar com o que ama, ser uma Eugência certamente é o melhor caminho.
Achou bacanas essas ideias? Que tal compartilhar ou enviar para aquele amigo ou colega que já é uma Eugência e nem sabia!