Você já parou para pensar, que muitas vezes um produto não é vendido justamente pelo desconhecimento da sua utilidade? A inconsistência de informação ou a falta da mesma prejudica e muito a tomada de decisão do consumidor. Muitos consumidores são incentivados pela descrição de um produto e se baseiam nessas informações para tomarem decisões de compra.

Num ambiente e-commerce é o conteúdo que torna o produto mais tangível, fazendo com que as necessidades do consumidor se mostrem compatíveis com as características do produto mostrado.

Para comprovar isto, note como os grandes sites de e-commerce são cheios de informações sobre cada produto. Além de conseguirem um melhor desempenho de vendas, o conteúdo é a chave para a encontrabilidade nos mecanismos de busca.

Se a sua loja virtual tem um layout bonito, preço atrativo, formas de pagamento acessíveis, uma boa logística e ainda assim está com um desempenho insatisfatório no quesito vendas, está na hora de ponderar este fator, pois o problema pode estar em seu conteúdo.

As dificuldades que as empresas de e-commerce encontram são justamente relacionadas ao fato de não terem como produzir este conteúdo, ou como na maioria das vezes, não dão a devida importância para tal ação, visto que o mais comum é copiar o que é enviado pelo fornecedor.

A produção de conteúdo no e-commerce

produção de conteúdo no e-commerce

Agora pensemos: imagine cem lojas que vendem o mesmo produto com as mesmas características (é o que geralmente acontece). Os consumidores só terão como base os atributos mercadológicos do produto, como preço, prazos de entrega, formas de pagamento etc., e o produto perderá relevância visto que o seu conteúdo informativo (o que deveria chamar a atenção) não se difere em nada dos outros concorrentes. Desta forma os consumidores não terão parâmetros concretos para poder fazer uma melhor escolha.

Se a sua loja virtual ainda não conta com produção de conteúdo eficiente ou profissional nesta área, saiba que poderá estar perdendo negócios, simplesmente pela forma que apresenta o seu produto ao consumidor.

 

Artigos relacionados

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.