Dig Deeper Como obter novas ideias usando conteúdos já produzidos

Se você é um redator ou produz conteúdo frequentemente certamente vai se identificar com as estratégias de Dig Deeper.

Provavelmente em algum momento você já teve a sensação de que as ideias se esgotaram sobre um assunto e que não há mais o que se falar sobre um tema.

Isso é muito comum quando produzimos conteúdos sobre uma área específica ou para um determinado cliente. Simplesmente dá “um branco” e nenhuma ideia parece surgir.

No entanto, para ajudar com esse problema temos uma estratégia bem interessante e simples que pode ser a solução para os momentos em que as ideias parecem sumir. Veja mais abaixo!

Afinal o que é Dig Deeper?

Dig Deeper nada mais é do que se aprofundar ou “cavar mais fundo”. É mergulhar em um assunto com o intuito de explorar um mesmo tema de forma mais ampla e mais profunda.

Como a ideia de Dig Deeper pode ser importante para o Marketing de Conteúdo?

Aplicar a ideia de Dig Deeper no Marketing de Conteúdo faz todo sentido, principalmente para manter a produção sempre ativa e frequente.

Reaproveitar ideias já publicadas é o grande “x” da estratégia de Dig Deeper, tendo em vista que é possível existir diferentes visões e fatos a respeito de um mesmo assunto.


Leia mais aqui um pouco sobre a história do Marketing de Conteúdo


No entanto, vale frisar que não se trata de repetição, mas sim de olhares diferentes e principalmente atualizados sobre um determinado tema.

Como aplicar uma estratégia de Dig Deeper?

Agora que você entendeu mais sobre o assunto vamos ao que de fato interessa que é como aplicar ou fazer uso da estratégia de Dig Deeper para o seu negócio.

Monitore e identifique oportunidades para se aprofundar

Nós somos “bombardeados” diariamente por inúmeras mensagens e conteúdos. Entretanto, nem toda informação que chega até a gente de fato é interessante ou relevante.

Nestes casos é interessante monitorar os assuntos mais oportunos para os seus negócios e se aprofundar neles, explorando posicionamentos diferentes ou abordando algum ponto em especial.

Crie uma nova versão sobre algo antigo

Criar algo novo a partir de algo antigo é a essência da estratégia de Dig Deeper. E como consequência do tópico anterior, após identificar as oportunidades é hora de partir para ação.

Você pode fazer uma busca minuciosa no seu inventário de conteúdo e criar versões novas e mais aprofundadas de algum assunto. Além disso, não se esqueça de sempre linkar esses materiais para criar mais conexões com o leitor.

Faça apontamentos e observações novas sobre um assunto

Sabe aquele texto, aquele material ou aquele vídeo que parece que ficou faltando alguma coisa? Pois é, deve estar faltando mesmo e isso não tem problema algum!

Com as constantes mudanças nas informações é essencial estar sempre se renovando e com isso, automaticamente se faz necessário gerar novos conteúdos sobre um determinado assunto.

Mostre como a tecnologia muda ou mudou um determinado processo de trabalho

As tecnologias fazem com que as informações sejam cada vez mais volúveis ao ponto de sofrerem alterações de um dia para outro. No entanto, acompanhar essas mudanças em tempo hábil nem sempre é possível.

O que antes era feito de uma forma, hoje é feito de outra. Por isso, explicar o mesmo processo com uso de alguma ferramenta ou tecnologia nova é uma excelente estratégia de Dig Deeper.

Mostre novas formas de fazer algo

Tempos atrás você havia explicado como se executava determinada tarefa. Porém, com o passar do tempo você descobriu uma ou várias outras formas de fazer a mesma coisa de forma mais rápida.

Com essa descoberta, por que não criar um novo material para explicar o novo processo? Pode ser um post, um tutorial ou um vídeo, pois o formato pode ser escolhido de acordo com a sua audiência.

Torne algo aparentemente difícil em algo fácil

Ainda seguindo a mesma lógica do tópico anterior, por que não mostrar como fazer algo de forma mais fácil?

Por que não mostrar um novo conhecimento sobre tal assunto ou mostrar como o seu processo se tornou mais fácil em relação ao que era anteriormente?

Dig Deeper é o mesmo que Derivação de Conteúdo?

Pensando por essa ótica, podemos afirmar que sim e que não! Se pensarmos que estamos criando novos conteúdos com base em um já existente, mas em diferentes formatos, podemos afirmar que sim.

Já se olharmos a estratégia de Dig Deeper tendo em mente que iremos criar algo novo apenas utilizando uma ideia antiga, podemos considerar que não.

A grande diferença da derivação de conteúdo está na essência que iremos trabalhar. Na derivação de conteúdo trabalhamos exatamente a mesma ideia e o mesmo conteúdo em diferentes formatos.

A ideia de dig deeper é trabalhar com a mesma temática, porém apontando diferentes visões, formas e conceitos sobre um assunto já abordado no passado.


E por falar nisso, saiba aqui como aprender a ter boas ideias


Exemplos de aplicação de estratégia de Dig Deeper

Para clarear bem essa estratégia vamos citar alguns exemplos abaixo sobre como é possível aplicar tudo isso de forma prática em qualquer negócio.

Transforme um podcast em um artigo mais denso

Você ouviu um podcast de anos atrás muito bacana sobre um determinado assunto que na época era algo novo e “revolucionário”.

No entanto, atualmente existem outras formas e abordagens sobre aquele mesmo assunto. Então, por que não recriar esse conteúdo em formato de texto explicando o que mudou de lá para cá?

Artigos rasos podem se transformar em White Papers mais ricos

Aqui podemos explorar o real sentido da estratégia de Dig Deeper. Aqueles artigos curtos podem ser aprofundados e até melhor trabalhados para embasar as ideias.

Use referências relevantes, dados e capriche nos tópicos, pois esse tipo de material traz muita relevância para sua empresa e ajuda a criar autoridade no assunto.

Que tal mostrar uma nova visão de um assunto usando vídeos

Uma ideia bem interessante é transformar os seus textos em vídeos. Mas aqui entra aquela mesma questão da derivação do conteúdo x dig deeper.

No vídeo vale abordar um tópico novo ou até mesmo não explorado no texto. Isso pode ser até mesmo uma estratégia para engajar a sua audiência oferecendo porções do mesmo conteúdo em formatos diferentes.

Entrevistas e eventos podem ser excelentes fontes de conteúdo

Você participou de alguma entrevista ou evento no passado? Saiba que eles podem ser excelentes fontes para produção de conteúdo.

O seu parecer ou ponto de vista referente a esses momentos podem ser facilmente transformados em uma peça de conteúdo. Seja ele um artigo, um vídeo ou um podcast. A ideia é sempre ir mais fundo no assunto.

Conclusão

Por fim, o significado de Dig Deeper literalmente é se aprofundar em algo, e essa estratégia pode ser uma solução perfeita para a nossa fonte de ideias nunca se esgotar.

Para pôr essa estratégia em prática, tente pensar criticamente sobre os conteúdos que você lê e produz. Faça anotações e perguntas a si mesmo ao analisar seus próprios trabalhos. Há algo faltando? O conteúdo tem relação com algum outro já produzido? É possível tornar este tópico mais fácil de entender ou implementar algo novo?

Contudo, esse olhar crítico irá ajudá-lo a melhorar o conteúdo que você já produz todos os dias. Mas o mais importante de tudo é poder encontrar novas formas de obter ideias e sempre produzir novos conteúdos ricos e relevantes.

Artigos relacionados

Leave a Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.