Como escrever para web

 

Com a máxima de que o “conteúdo é rei” as empresas e agências veem investindo fortemente na produção de conteúdo e nas técnicas de webwriting em suas estratégias de marketing digital. Essa importância vem ocorrendo devido às constantes atualizações do principal e maior mecanismo de busca do mundo.

O Google cada vez mais demonstra a importância de se investir em conteúdo original e de qualidade como fator importante que regem as suas políticas de “rankeamento” e encontrabilidade.

Partindo dessas premissas já conhecidas, acabamos sempre ficando com aquela dúvida sobre como escrever (de fato) melhor para web.

Como informar, ser agradável e ao mesmo tempo atender os requisitos do principal buscador do mundo? Realmente não parece ser uma tarefa nem um pouco fácil.

As dicas a seguir têm o objetivo esclarecer as questões não apenas de encontrabilidade, mas busca instruir para uma melhor produção de conteúdo de forma geral.

Dicas de como escrever para web

1-Pense na ideia ou palavra-chave

Antes de pensar em escrever para web ou na produção do conteúdo em geral, é comum termos uma ideia central a qual será a base para o assunto que queremos abordar.

Tenha como foco essa ideia e a resuma em uma palavra-chave ou frase, pois ter o assunto bem definido fica mais fácil escrever sobre o mesmo e mais difícil de “se perder” durante o texto.

2-Seja breve nos parágrafos

Devido ao comportamento “escaneável” do leitor digital, investir em explicações longas é perda de tempo.

Nosso cérebro automaticamente está “programado” para ler sempre da esquerda para a direita. Na web a tendência é lermos apenas até a metade de cada linha e logo “pularmos” para a linha inferior.

Seja breve em informar a ideia central do seu conteúdo e não deixe para o final o que pode ser explicado no primeiro parágrafo.

3-Pense como o leitor da internet

Para escrever para web, você deve pensar como um leitor… da internet!

Você gosta de textos extensos?

Gosta de ficar muito tempo procurando por uma informação?

Você se encoraja em ler um texto quando vê que seu parágrafo é muito grande?

Você quer ter a certeza de que aquele texto fala sobre o que você buscou de fato?

Pense em você como um usuário e certamente melhorará a sua produção textual de modo geral.

4-Abuse das listas e dos tópicos

Facilitar ainda mais a leitura do usuário e organizar melhor as ideias. É para isto que servem as listas e os tópicos no texto.

Ao listarmos os tópicos, tornamos as ideias mais fáceis de serem localizadas no texto.

Para melhorar ainda mais a sua compreensão, experimente enumerá-las. Você notará uma aceitação extremamente maior.

Por último, a melhor forma de se aperfeiçoar em escrever para web é praticar sempre que possível a escrita para o usuário final.

Essas “regrinhas” básicas estão diretamente ligadas ao nosso comportamento de leitura, mas tenha sempre em mente que o melhor conteúdo é aquele que responde de maneira clara e fácil as respostas de quem as procura.

Artigos relacionados

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.