O-que-é-uma-agência-de-conteúdo

Foi lá em meados da década de 90 que o Bill Gates redigiu em um artigo a frase “content is king”. Na época mal se falava em agência de marketing de conteúdo, pois a internet ainda caminhava a passos curtos. No entanto, a máxima “Conteúdo é rei” profetizou o homem que ajudou a fundar a Microsoft.

Passou o tempo, atravessamos o ano 2000 e hoje, cada vez mais mergulhados na era digital, podemos concluir que quem é rei nunca perde mesmo a majestade. O conteúdo continua o seu reinado e está aí a razão para a contratação de uma agência de conteúdo.

A produção de conteúdo é um recurso valioso em um cenário cada vez mais digital, onde as empresas e os clientes utilizam constantemente ferramentas online. Por isso, hoje em dia quando o assunto é atração de clientes, o Marketing de Conteúdo é a solução para as empresas.

É por meio da geração de conteúdo que se torna possível interagir com o público, fortalecer a imagem da marca e obter a tão famosa presença digital.

Sendo assim, para você saber mais sobre a importância da produção de conteúdo e como uma agência de Marketing de Conteúdo pode ajudar o seu negócio, confira esse artigo e fique por dentro dos vários tópicos relevantes que envolvem esse tema.

O que é uma agência de Marketing de Conteúdo

Uma agência de Marketing de Conteúdo, conforme o próprio termo já revela, é uma agência voltada para produção de conteúdo em diversas mídias, tanto para as mídias digitais quanto para não digitais.

Esse tipo de agência é importante para as empresas atualmente por causa da necessidade e das vantagens da digitalização dos negócios, pois a produção de conteúdo destinado para blogs, redes sociais, e-mail marketing e outras plataformas online é fundamental para qualquer negócio.

O Marketing de Conteúdo rende resultados positivos para uma empresa quando é devidamente planejado e estruturado.

Sendo assim, não basta apenas efetuar postagens aleatórias nas redes sociais e no blog. Não adianta enviar e-mails para qualquer contato. É necessário, antes, entender qual é o tipo de mensagem, qual é o público e como ela vai se adaptar ao público.

Nesse contexto, a terceirização de conteúdo por uma agência apta a trabalhar com produção de conteúdo faz toda a diferença para o sucesso e a relevância de qualquer negócio.

Tanto um pequeno empreendimento quanto uma grande companhia podem se beneficiar com a contratação de uma agência de marketing de conteúdo.

O que faz uma agência de Conteúdo?

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Como uma agência de conteúdo faz para ajudar o seu negócio? Ela estabelece estratégias e define objetivos que vão de encontro às metas estipuladas pelos gestores.

Isso não envolve apenas efetuar postagens nas mídias sociais, blogs e canais de vídeo da empresa, mas também mensurar todos os resultados desse conteúdo dentro dos prazos devidamente determinados, ou conforme os propósitos das campanhas.

Graças a esses recursos e planejamentos que uma agência de produção de conteúdo tem condições de saber o que deve ser alterado e o que deve ser mantido dentro do trabalho realizado.

De uma forma geral, a agência de Conteúdo atua para aproximar cada vez mais as empresas das suas respectivas personas. O recurso para isso é a criação de conteúdo relevante, sendo capaz de fortalecer o engajamento dos clientes com a marca do negócio.

Além do mais, uma empresa de marketing de conteúdo facilita a jornada de compra, captando e convertendo leads por estratégias aplicadas nas mídias certas e coerentes com o negócio e os seus objetivos.

Se levarmos em conta a importância que as mídias digitais exercem hoje como recurso de interação entre empresas e clientes, o trabalho de uma agência de criação de conteúdo se torna fundamental.

Por que trabalhar com uma agência de marketing de conteúdo?

Uma agência de conteúdo digital tem totais condições de analisar quais são as melhores estratégias, as ferramentas mais adequadas e os canais apropriados para uma empresa garantir uma boa presença digital.

A terceirização de conteúdo ajuda muito um negócio a se adaptar a esses tempos em que a digitalização é palavra de ordem. Uma agência de marketing de conteúdo, nesse caso, trabalha de forma estratégica, tudo para obter bons resultados.

Isso ocorre devido a uma série de motivos. E os principais deles podemos destacar a seguir.

Otimização do tempo

Em uma época como a atual, em que temos a impressão de que o dia poderia ter mais do que 24h, o tempo é um bem precioso. Não é por acaso que a expressão “tempo é dinheiro” se torna ainda mais verdadeira.

Nesse contexto, imagine que além de se preocupar com aquelas já conhecidas práticas de gestão, o dono da empresa deve também ficar atento para a produção e as estratégias de conteúdo.

Sendo assim, é arriscado proceder dessa maneira, pois a produção de conteúdo é algo que necessita ser bem estruturada e ter uma atenção adequada, assim como a mensuração de resultados.

É aí que a terceirização de conteúdo entra em cena, colocando nas mãos de quem sabe essa tarefa cada vez mais importante para as empresas. Dessa maneira, o gestor terá condições de poupar tempo para manter o foco em outros aspectos básicos da sua gestão.

Evita sobrecarregar as tarefas da sua equipe interna

A terceirização de conteúdo é um investimento válido e importante, pois permite desaforar os trabalhos do seu time interno.

Vale destacar que por mais que você possua uma equipe própria para a produção de conteúdo, alguns materiais e estratégias demandam mais tempo e um cuidado maior para obterem resultados satisfatórios.

Diante disso, a presença de uma agência de Marketing de Conteúdo para a viabilização de tais trabalhos se torna uma aquisição valiosa para o seu negócio.

Por meio de uma agência de conteúdo com uma equipe especializada será possível elaborar materiais relevantes, pensar em estratégias de médio e longo prazo e com isso garantir a presença online do seu negócio.

Proporciona a redução de custos 

Ter à disposição uma equipe interna de criação e produção de conteúdo pode até ter lá as suas vantagens. No entanto, é preciso levar em consideração um detalhe muito importante: não é um recurso muito barato.

Ter uma equipe interna, levando em conta aí todos os encargos trabalhistas, e fazer uma breve comparação com as vantagens que uma equipe terceirizada traz mostra que a terceirização de conteúdo é o caminho mais econômico para o seu negócio.

Além do mais, ter à disposição um time interno é muito difícil, pois encontrar os profissionais mais capacitados pode levar mais tempo – e tempo, como já destacamos mais acima, é algo importante para ser desperdiçado nos dias de hoje.

Contudo, se encontrar profissionais já é difícil, retê-los também demanda esforço e nem sempre é barato. Por isso, com o objetivo de proporcionar a tão desejada redução de custos, a saída é a contratação de uma agência de conteúdo.

Aumenta o seu potencial de produção 

Você pode até ter uma estrutura de produção interna, mas uma agência de marketing de conteúdo pode melhorar as engrenagens da sua produção proporcionando a obtenção de resultados muito mais rápidos e melhores.

Graças a profissionais capacitados, você vai ver que a produção dará um salto significativo de qualidade, pois a produção de conteúdo será o foco desses profissionais.

Com isso, a sua empresa vai contar com estratégias de produção de conteúdo realizadas de forma dinâmica e devidamente planejadas, sempre levando em conta as características do seu negócio e do seu público-alvo.

Como escolher a melhor agência de marketing de conteúdo? 

Agora que você já sabe que uma agência de produção de conteúdo é fundamental para o seu negócio, vem então a dúvida: como saber qual é a melhor para os seus objetivos?

A geração de conteúdo para o seu negócio é algo muito valioso para você deixar nas mãos de qualquer agência. Por isso, é necessário contar com critérios que permitem você encontrar a agência de certa.

Na dúvida para optar pela agência de conteúdo ideal, é importante analisar algumas características e detalhes que serão essenciais para um bom trabalho. Confira abaixo o que considerar!

Preste atenção no portfólio 

O portfólio da agência, os trabalhos que ela realizou e os clientes que atende, tudo isso permite que você tenha uma noção do trabalho realizado por essa agência de conteúdo.

Um portfólio bem feito facilitará a sua vida na hora de avaliar com cuidado se o trabalho que a agência realiza está dentro dos seus objetivos, das características e das necessidades do seu negócio.

Por meio do portfólio você irá concluir se a agência de conteúdo em questão possui conhecimentos na área em que o seu negócio atua. Isso é fundamental para uma geração de conteúdo feita com qualidade, capaz de dialogar com a sua persona.

O portfólio hoje em dia é importante para várias áreas, no caso de uma agência de Marketing de Conteúdo não é diferente.

Capacidade de entrega e atenção a prazos

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O tempo é um artigo valioso nos dias de hoje. O importante é realizar um trabalho de forma rápida e dentro dos prazos estipulados. Mais importante ainda é que a qualidade ande de mãos dadas com a rapidez.

Por isso, um dos critérios para saber se você está diante da agência de conteúdo ideal é avaliar a pontualidade.

A agência ganha pontos quando cumpre os prazos e entrega os trabalhos com a qualidade necessária conforme foi solicitado pelos clientes. Essa deve ser a premissa básica!

Procure por avaliações direcionadas a essa agência. Analise os depoimentos e opiniões de outros clientes. Isso permite que você tenha uma noção mais precisa do trabalho dela.

Preço não é tudo

Desconfie de preços muito acessíveis. Não é de hoje que o mercado está repleto de “profissionais” caça-níqueis, que oferecem preços baixos e não se preocupam com o resultado final do trabalho.

Por isso que a máxima que diz “o barato sai caro” também vale quando o assunto é agência de Marketing de Conteúdo.

Da mesma forma, é importante lembrar que um preço justo oferecido por uma agência séria e comprometida com o sucesso do seu negócio não é um gasto. Na verdade, é um investimento. Portanto, não se deixe seduzir por preços muito “amigáveis”.

Lembre-se que ao valorizar o conteúdo que você produz, você estará valorizando a sua relação com os seus clientes e também a imagem e reputação da sua marca.

Capacitação do pessoal da agência 

Imagine que a agência de conteúdo é como uma máquina e os profissionais são as suas peças, as engrenagens. Uma máquina com peças que não funcionam bem não irá render um bom trabalho. Essa lógica vale também para a agência de conteúdo.

Imagine agora você contratar uma agência para produzir textos para o blog sem se certificar de que ela possui profissionais que entendem de comunicação digital, webwriting, encontrabilidade e técnicas de SEO

São nessas horas que a avaliação do portfólio é importante e que as formações e habilidades fazem diferença. Por isso, não é nada deselegante ou fora do comum saber quem ficará responsável pelos seus conteúdos.

Sendo assim, é importante ficar por dentro da capacidade profissional dos integrantes, pois isso vai proporcionar uma avaliação mais precisa de como essa agência poderá auxiliar o seu negócio. A verdade é que o conhecimento prático e técnico faz toda diferença na produção de conteúdo.

Facilidade de comunicação e adaptabilidade 

Agências que fazem bons serviços não deixam os clientes falando sozinho. Pelo contrário, estão sempre disponíveis para interagir, para tirar dúvidas, sugerir e, especialmente, assimilar o que o cliente deseja.

A agência que apresenta um bom site, com layout agradável e as principais informações de serviço e de contato já é uma boa candidata para você escolher.

Lembre-se ainda que uma agência de conteúdo comprometida com um trabalho bem feito oferece respostas rápidas, principalmente quando são solicitados ajustes ou correções de materiais.

Agência de Marketing de Conteúdo – Uma parceira ideal na era digital

É por essa razão que uma agência de Marketing de Conteúdo deve fazer parte da vida de qualquer empresa. É um bom conteúdo que vai ser o suporte das suas estratégias e que vai permitir você engajar o seu público de consumidores.

O conteúdo é o motor que vai mover as ações do seu negócio, seja para auxiliar na jornada de compra do cliente, para captar leads, divulgar um produto ou fortalecer a imagem de uma marca ou empresa.

Diante disso, poder contar com a atuação de uma agência especializada em produção de conteúdo ajuda muito a sua empresa.

Além disso, a sua empresa poderá contar com o auxílio de profissionais especializados, com as ferramentas adequadas, com acesso às pesquisas do segmento e vários outros benefícios.

Portanto, diante de tantas vantagens em um mundo onde a comunicação e o Marketing Digital são valiosos, uma agência de marketing de conteúdo pode ajudar muito o seu negócio.

Por fim, se você precisa de uma agência de conteúdo parceira e que entregue resultados, não deixe de conhecer o nosso trabalho. A Verbum é uma agência de marketing de conteúdo em Curitiba e atua há mais de uma década em projetos de produção e terceirização de conteúdo para marcas e empresas do Brasil inteiro.

3 Thoughts to “Agência de Marketing de Conteúdo – O que é e como pode ajudar o seu negócio?”

  1. Matéria bem explicada para quem tem curiosidade ou precisa saber mais como funciona o marketing de conteúdo. Muito bom!

    1. Agradecemos o comentário José Daniel.

      Volte sempre por aqui para conferir novos conteúdos.

      Abraços!

  2. […] Quer saber o que é e o que faz uma agência de marketing de conteúdo? Clique aqui e fique por dent… […]

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